“Aprenda a ouvir! As chaves do fechamento
estão nas palavras do cliente “.
Bom dia! Em que posso ajudar! Essa frase é certamente a mais ouvida quando um
cliente chega em uma loja qualquer, mas antes de darmos as boas vindas e nos
colocarmos a disposição, precisamos entender o processo natural da venda.
Sempre digo em meus treinamentos, que todos nos somos
compradores e vendedores, mas para atuar como um profissional de vendas,
precisamos conhecer algumas regras básicas, que nos auxiliarão, e nos levarão de
encontro ao sucesso.
Em primeiro lugar, precisamos entender que todo e
qualquer negócio existe para e em função do cliente, sem clientes não existe
compra, e obviamente também não existe venda, sendo assim, o cliente é a razão
do negócio e sua profissão só existe por causa e em função dele.
Vamos compartilhar o processo da venda, esta sistemática
deve ser entendida, pois quando entendemos seu funcionamento, adquirimos o poder
de interferir neste processo, direcionando o resultado para o sucesso de nossa
ação.
Vender é um processo até certo ponto imprevisível, pois
quando lidamos com emoções humanas, nos deparamos com uma série de fatores que
muitas vezes não estão previstos, mas a sistemática da venda possui uma lógica,
e quando conseguimos entendê-la, tudo se torna mais fácil.
Vale lembrar que não existem fórmulas prontas, o
consumidor reconhece facilmente manipulações e tentativas de direcionamento de
respostas, por isso, vender é uma arte que exige estudo, dedicação, e nosso
principal alvo é o cliente e seu comportamento. Uma venda bem feita acontece
quando atendemos às necessidades do consumidor, interferir no processo da venda,
exige ética, pois queremos que este cliente seja um consumidor fiel ao nosso
produto e principalmente ao nosso profissionalismo.
Quando interferimos no processo da venda, estamos
simplesmente, evidenciando fatores não percebidos, o fechamento da venda deve
vir da habilidade do profissional de vendas em fazer surgir a necessidade por
determinado produto ou serviço, ou no caso de um cliente que já chega com uma
escolha decidida, o vendedor deve saber sanar todas as suas dúvidas, para que em
uma etapa seguinte o fechamento torne-se iminente.
Devemos sempre deixar nítido para o cliente que nos
preocupamos com ele, nossa atitude deve transparecer interesse e sinceridade,
pois todos nos gostamos de ser bem cuidados. Este interesse pelo cliente deve
ser franco, pois não basta um sorriso no rosto e uma frase ensaiada, precisamos
demonstrar real interesse, entusiasmo, alegria e principalmente seriedade.
Vender é uma seqüência de atitudes, e a conquista se faz
presente em todas as etapas, por isso atenda sempre da mesma maneira que você
gostaria de ser atendido e lembre-se das seguintes chaves da venda:
- O entusiasmo é fundamental.
- Educação é prioridade na vida de um profissional de
vendas.
- Aprenda a ouvir! As chaves do fechamento estão nas
palavras do cliente.
- Não use termos técnicos, fale a língua do seu cliente.
- Honestidade e ética sempre estão acima de tudo, nunca
decepcione o cliente.
- Não faça promessas, a não ser que possa cumpri-las.
- Só venda quando tiver certeza que as dúvidas do cliente
foram sanadas.
- Seja objetivo, o tempo do cliente vale dinheiro, e o
seu também!
- Não faça pré-julgamentos, as aparências enganam!