O processo de vendas não se restringe apenas à negociação
da oferta e à satisfação do cliente por meio do pedido. Está relacionada com a
comunicação da oferta, informação de mercado, avaliação do risco de venda, entre
outras.
A intimidade de vendas com os clientes é básica para a obtenção de melhores e
duradouros resutados. O processo de vendas deverá ser ampliado do simples tirar
pedidos para um maior envolvimento com o serviço prestado, onde a qualidade não
será uma atividade meramente da área produtiva mas sim de todos os que mantêm
contato com o cliente. Para isso e de um modo geral, as atividades do processo
de vendas deverão privilegiar a retenção do cliente, praticando-se um constante
contato para seu melhor entendimento e planejamento de sua conta para um
resultado de longo prazo.
Para o processo de vendas não é mais possível imaginar
alcançar os objetivos do fechamento de negócio, deixando para o momento da venda
tudo o que for necessário para a sua concretização. As etapas devem ser
executadas com a profundidade e a abrangência necessárias. O sucesso desse
processo dependerá do sucesso de cada parte. Pré-venda, venda e pós-venda, por
qualquer caminho e para qualquer tipo de relação com o mercado, devem ser
consideradas, planejadas e praticadas para garantir o melhor relacionamento com
o mercado, o melhor processo de troca e a melhor rentabilidade da venda.
Encontrar clientes para comprar os produtos ou serviços
da empresa será uma atividade dentro do processo de venda, de acordo com o
produto ou o mercado atendido. A preocupação do marketing é provocar interesse
pela compra através de atividades de comunicação de massa ou dirigida ou ainda a
comunicação mais intima (catálogos, folhetos, feiras etc). O marketing deve
procurar sempre os meios mais rentáveis para aproximar clientes interessados da
área de vendas ou, então, deve ajudar na construção do interesse pelo produto ou
serviço realizado por vendas.
O processo de vendas, portanto, é amplo e dependente de
um processo maior que vem da orientação de marketing. O profissional de
marketing deve trabalhar em conjunto com vendas e perceber que ela é uma
importante ferramenta para alcançar resultados. Deve oferecer apoio para a
execução do serviço da venda, disponibilizar suporte e ferramentas para que
vendas atinja os objetivos.