Negócios / Empreendedorismo - Como criar um Plano de Ação
Todos nós precisamos de um Plano de Ação. Existem vários modelos por aí e
muitas razões para você ter um. Você pode desenvolver um plano com cem páginas
ou um plano em apenas uma página.
Seja qual for o modelo que escolher, alguns ingredientes-chaves não podem ficar
de fora de um plano de ação de sucesso.
1. Página de Abertura. Você se lembra dos trabalhos de escola? Coloque o
nome da sua empresa, o nome do executivo responsável pelo plano, o seu web site,
e-mail e data.
2. Índice do Conteúdo. Se o seu plano for maior do que uma página,
coloque um Índice que ajude o leitor a encontrar a informação que ele procura.
3. Sumário Executivo. Esse é de longe o coração do seu plano. O Sumário
Executivo é na verdade um mini-plano de negócio. Por exemplo, ao mostrar o
Sumário Executivo a qualquer pessoa, ela deve entender automaticamente o que é o
seu negócio. O Sumário Executivo não deve ter mais do que duas páginas e
geralmente é a parte mais difícil de se escrever.
4. A Equipe. Quem são as pessoas que vão tocar a empresa. Descreva suas
experiências passadas e suas atuais responsabilidades. Coloque o organograma. As
competências necessárias.
5. O Histórico. Onde a sua empresa está nesse momento e aonde você quer
chegar. Escreva a história da sua empresa e identifique as suas metas de longo
prazo. Se a sua empresa está no início, identifique as tendências de mercados e
o quê a sua empresa vai fazer para abraçar essas oportunidades.
6. O Mercado. Se a sua empresa não veio para ajudar a preencher alguma
necessidade de mercado, como você acredita que irá atingir a lucratividade? Você
deve descrever também o seu mercado alvo e outros consumidores que você gostaria
de atingir. É importante também que você descreva os seus concorrentes e as
diferenças que existe entre vocês.
7. Os Serviços. Tudo que todos deveriam saber sobre os seus serviços deve
estar nessa seção. Diferenciais, Garantias, Políticas Comerciais, Comunicação,
Distribuição, Preços etc.
8. Marketing e Vendas. Como você vai vender os seus serviços? Todos os
aspectos do seu plano de marketing devem estar claramente escritos. Quem vai
desenvolver o seu marketing e vendas? Todo tipo de atividade de marketing deve
ser explicada nessa seção.
9. O Lado Financeiro. Essa seção deve demonstrar como você teve lucro no
passado, presente e futuro. Deve trazer também projeções de Fluxo de Caixa,
Despesas, Receitas.
Se você for usar esse plano para levantar capital junto a investidores, não seja
tão criativo com relação às seções. Deixe as seções em ordem. Investidores
recebem muitos planos de negócios e manter a ordem das coisas irá ajudá-los a
encontrar o que procuram.
Se você for usar esse plano para atingir objetivos pessoais ou usá-lo
internamente na sua empresa, DIVIRTA-SE! Seja criativo e veja onde o plano de
ação pode levar você.
ARREBENTA TUDO!!!
Referência:
BizRevolution
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