Criar o seu currículo profissional e mantê-lo atualizado é uma atividade que
ajuda a visualizar o andamento da sua carreira, e pode fazer a diferença na hora
em que você precisar concorrer com outras pessoas por uma vaga, principalmente
quando houver pré-seleção (a partir dos currículos, sem chance de um contato
adicional) para ver quem passará para a fase das entrevistas.
Devido às minhas atividades profissionais, eu analiso dezenas de currículos
de profissionais da área de informática todos os anos, e sempre me impressiono
como pessoas com tanta intimidade com o computador podem ter tão pouca noção
sobre fazer um documento facilmente legível, compreensível e pesquisável. Muitas
vezes tenho a desagradável tarefa de pré-selecionar exclusivamente pelo
currículo pessoas para agendar entrevistas para as vagas mais disputadas, e
quando isso acontece, a forma de apresentação do currículo é muito importante.
Ao contrário do que o candidato pode pensar, isso não significa que aquele
que tem o currículo mais caprichado leva vantagem (embora indiretamente leve),
mas sim que aqueles que enviam um currículo desleixado ou incompleto acabam
ficando para trás, porque as informações essenciais para a tomada da minha
decisão acabam não estando tão acessíveis quanto deveriam - e isso certamente
diz alguma coisa sobre o profissional que enviou aquele documento.
As dicas abaixo falam sobre conteúdo e formatação, e foram construídas a
partir de um conjunto de artigos disponíveis na Internet (referenciados ao
final) e da minha própria experiência profissional. Elas não se aplicam tanto a
currículos acadêmicos (Lattes e coisas assim), mas podem fazer a diferença
crucial para você ser selecionado para a próxima vaga de emprego ou mesmo de
estágio a que você for concorrer.
10 dicas de conteúdo para criar um modelo de curriculum caprichado
Quando alguém for analisar se deve ou não contratar você, ou chamar você para
uma entrevista, existe um determinado conjunto de informação que essa pessoa
precisa ter à mão - e cabe a você encontrar este ponto de equilíbrio, sem deixar
faltar nenhum dado essencial, nem colocar informações desnecessárias que possam
prejudicar a análise.
Siga as seguintes dicas:
1 - Nada de pressa. Prepare-se para dedicar algum tempo à
tarefa de criar o seu currículo - ele não vai ficar pronto em 10 minutos, e
certamente será um tempo bem empregado.
2 - Faça um diagnóstico. Procure se informar (no site da
empresa, na imprensa ou de outra forma) sobre o que fazem as empresas para as
quais você vai entregar o currículo, e que tipo de profissionais elas procuram.
Escreva os currículos dando destaque às características que você tem e que se
adequem ao perfil que a empresa deseja.
3 - Seja original. Para se inspirar, não há problema em ver
modelos de currículos divulgados na imprensa ou em sites especializados, mas não
os copie. Lembre-se que o seu avaliador provavelmente vai receber vários outros
iguais a aquele modelo, e tudo o que você NÃO quer é ser apenas “mais um”
4 - Seja localizável. As informações de contato são
essenciais. Elas devem vir no alto, em destaque, na primeira folha. Não procure
ser mais extensivo do que o necessário: para a minha análise, basta ter o nome
completo, telefone fixo, telefone celular e e-mail (todos devem estar
atualizados e corretos). Informar múltiplos telefones fixos ou múltiplos e-mails
deve ser evitado, a não ser que você tenha uma boa justificativa - o mínimo que
se espera de um possível contratado é que ele consiga decidir qual o seu
telefone e o seu e-mail de contato.
5 - Tenha um foco. Se você está procurando ao mesmo tempo
uma colocação como professor de violão clássico e como programador web, faça um
currículo separado para cada uma das vagas, sem misturar neles as aptidões tão
diferentes entre si. Mas não tenha medo de mencionar (mas aí como nota
adicional, sem destaque) no currículo para uma vaga técnica as suas aptidões
artísticas ou humanas, ou vice-versa - as empresas não contratam robôs, e muitas
vezes têm interesse em saber desde cedo como é a pessoa (e não apenas o
profissional) que está contratando. O mesmo vale para atividades
extra-curriculares, trabalhos voluntários e outros “extras”.
6 - Seja claro, direto e verdadeiro. Um ponto essencial é
incluir a informação correta e completa, de forma direta e concisa. Tentar
mascarar informações que a empresa vá descobrir depois é um risco desnecessário,
e pode levar a uma posterior avaliação negativa simplesmente pelo fato de você
ter tentado.
7 - Escreva de maneira informal, mas corretamente. Leia e
releia, remova os erros de ortografia e gramática. Pontue, acentue. Entregue
para alguém revisar, e verifique inclusive os dados e números. A última coisa
que você quer é que o seu telefone de contato esteja errado. A penúltima coisa
que você quer é que a presença de erros de digitação levem o seu avaliador a
acreditar que você não é zeloso, ou que escreve mal.
8 - Seja seletivo. Dificilmente o seu avaliador desejará
saber onde você fez o pré-escolar, ou o estágio obrigatório para se formar no
segundo grau. É provável que ele queira saber se você fez cursos de informática
ou de formação profissional em alguma área, mas o número de vagas para as quais
é relevante a informação de que você fez curso de piano quando tinha 12 anos é
bastante limitado. Incluir este tipo de detalhe no currículo é praticamente uma
confissão de que o candidato não tem nada de mais relevante para informar, ou
que não tem discernimento do que é importante. Duas boas razões para sair da
pilha dos currículos que serão chamados para a entrevista…
9 - Inclua o essencial. Em um bom currículo, não podem
faltar as informações de contato atualizadas, uma caracterização sobre você
(nome completo, data de nascimento, cidade onde mora, estado civil, se tem
filhos) dados sobre as experiências profissionais recentes (empregos, estágios -
incluindo período e atividade desempenhada em cada um deles, no mínimo), a
formação acadêmica (com detalhes apenas sobre as mais relevantes), e outras
atividades e fatos que possam ajudar a definir você como profissional:
participação em cursos e eventos, atividades como instrutor, atividades
comunitárias, domínio de idiomas, aptidões adicionais (exemplo: dirigir, ter
carro próprio…) e outros itens, desde que sejam relevantes para a vaga
pretendida!
10 - Capriche no visual. Claro que a parte mais importante
do seu currículo é o conteúdo, mas você definitivamente não deseja causar má
impressão. Imprima com capricho, e entregue originais (e não xerox) do seu
currículo em cada empresa. Se você tiver que corrigir alguma coisa, simplesmente
edite e imprima de novo, nada de alterar escrevendo com esferográfica sobre o
seu original desatualizado. Lembre-se que se você caprichar, o seu currículo
pode ser o primeiro contato que a empresa terá com você. Mas se você não
caprichar, é provável que ele seja o último.
E lembre-se sempre: nada de excessos. A sabedoria está no equilíbrio!