Introdução
A última tendência na publicidade é fazer dela menos "advertorial" (em estilo de
reportagem/editorial). Esta tendência se baseia em afastar da sua cara os
anúncios em que o produto é a estrela e no lugar disso colocar mini-filmes ou
vinhetas, quase documentários, que mostram "cenas da vida real", com o produto
parado no fundo. Alguns argumentariam que é um tipo de enredo "da arte imitando
a arte que imita a vida", onde os anúncios estão imitando a prática da colocação de produtos.
Isso pode parecer meio confuso, mas na verdade é bem simples. Estamos
cansados de propagandas. O consumidor atual é cercado por propagandas por todos
os lados: televisão, rádio, outdoors, revistas, ônibus, jornais, Internet. E
estes são apenas os mais comuns. Mais e mais espaços publicitários estão
surgindo todos os dias. Desde pessoas andando pelas ruas vestindo placas,
folhetos nos carros e caixas de correios, até anúncios na tela dos caixas
eletrônicos enquanto esperamos que nosso dinheiro seja entregue, vemos anúncios
o dia todo, todos os dias.
Até mesmo as redes de TV, que dependem do dinheiro das propagandas para
permanecerem no negócio, sabem que pode ser útil acabar com os intervalos e
exibir um programa sem comerciais de tempos em tempos. A rede ABC fez isso com "Gideon's
Crossing", em 2000 e com "Alias", em 2001. A FOX fez o mesmo com sua série de
sucesso "24 horas", em 2002.
Espere um minuto: redes de TV abrindo mão de verbas publicitárias? Isso
parece estranho, não é? É claro que não acabaram de vez com a publicidade. Se
você assistiu a versão "sem anúncios" de "24 horas", sabe do que estamos
falando. A Ford patrocinou a série com dois comerciais de 3 min no começo e no
final do episódio. Além disso, os veículos da Ford foram integrados ao programa.
O personagem principal, Jack Bauer, dirige um Ford.
Então, quando um comercial não é um comercial? Quando é uma colocação de
produto. Encontrado, principalmente, apenas na tela grande, a colocação de
produto tem feito algumas aparições na televisão, sem mencionar os videogames e,
até mesmo, em livros. Neste artigo, vamos explicar o que é colocação de produto
e examinar como é usado em filmes, programas de televisão e outras mídias.
O que é colocação de produto?
Você já assistiu a um programa de televisão ou a um filme e se sentiu assistindo
a um longo comercial? Se sim, então você foi vítima de uma péssima colocação de
produto. Certamente, há uma linha que pode ser cruzada quando há a apresentação
da marca dos itens como objeto de cena dentro do contexto de um filme, programa
de televisão ou vídeo clipe. O pessoal de marketing nunca tenta cruzar esta
linha. Eles querem que seus produtos sejam visíveis em uma cena, mas não sejam o
foco da cena. O produto precisa se encaixar, quase sem emenda, na seqüência e no
contexto da cena.
Quando feita corretamente, a colocação de produto pode acrescentar um senso
de realismo em um filme ou programa de televisão, ao contrário de algo como uma
lata rotulada apenas como "refrigerante".
A colocação de produto é algo que acontece desde a década de 50, quando
Gordon's Gin pagou para ter a personagem de Katharine Hepburn em "Uma Aventura
na África" , ele lançou muitos de seus produtos. Desde então, houve inúmeras
colocações em milhares de filmes.
Pense nisso. Provavelmente, você pode lembrar de alguns exemplos. Uma das
mais discutidas é a colocação de Reese's Pieces no filme "E.T.". Originalmente a
intenção era colocar outro produto (eles derretiam na boca, mas não na sua mão).
Este primeiro comercial foi, basicamente, o primeiro passo para a popularidade
atual. Um exemplo mais recente e eficaz é a colocação do Red Stripe, uma cerveja
jamaicana, no filme "A Firma." De acordo com BusinessWeek Online, as vendas da
Red Stripe subiram mais de 50% no mercado americano, no primeiro mês de
lançamento do filme.
Agora que você tem uma idéia do que é colocação de produto, vamos dar uma
olhada em alguns dos fundamentos envolvidos em alavancar a organização de
colocação de um produto.
Uma tendência mundial na publicidade, a colocação de produto é um veículo
para tudo, desde produtos alimentícios até eletrônicos e carros. E como,
exatamente, ela funciona? É bem simples. Basicamente, a colocação de produtos
pode ocorrer de três modos:
- naturalmente;
- arranjada e uma certa quantidade de produtos serve como pagamento;
- arranjada e há retribuição financeira.
Se o sapato, camisa, carro ou refrigerante servem...
Algumas vezes, a colocação de produto apenas acontece. Um contra-regra,
produtor, diretor ou até mesmo um ator, pode encontrar algo que ele ache que vai
melhorar o projeto. Geralmente, isto tem a ver com aumentar o nível de
credibilidade ou realismo da história que está sendo contada. Um exemplo pode
ser encontrado no uso surpreendente de uma lata de RAID, um formicida da empresa
SC Johnson, em um episódio da série popular da HBO "Família Soprano", foi usado
em uma cena particularmente violenta, de luta, no programa. De acordo com um
artigo no USA Today, Therese Van Ryne, uma porta-voz da SC Johnson, disse que a
empresa não foi consultada sobre o uso do produto e que eles não teriam
concordado.
Por propósito ilustrativo, em todo o resto deste artigo, podemos criar um
cenário menos controverso. Vamos dizer que o personagem principal de um programa
ou filme é solteiro, arquiteto bem sucedido e viajado, na casa dos 30. A partir
desta descrição, é fácil começar a pensar sobre as coisas, para intensificar a
percepção do personagem. Talvez ele dirija um utilitário, uma tração nas quatro
rodas seria conveniente quando visitasse os locais das construções. Ele lê
certas revistas, bebe certos vinhos, come certas comidas... Para tornar a vida
do personagem parecida com a realidade, os produtos necessariamente entram em
cena.
A onda punk
No clássico cult de 1984 "A Onda Punk", generalizou produtos
alimentícios e outros consumíveis que se impõem. Com rótulos azul claro
e branco que simplesmente dizem "comida," "cigarro," "whisky," e
"cerveja", aparecendo na maioria das cenas, é óbvio que os produtores
não tiveram sorte com os acordos de colocação de produtos.
O produto mais evidente que apareceu cena após cena foram três
desodorizadores de ambiente. Estes objetos de cena aromáticos aparecem
pendurados em quase todas as cenas de carro do filme, até mesmo a moto
da polícia tem um. De acordo com o site Base de Dados de Cinema da
Internet (IMDB), a empresa fabricante dos aromatizantes de ambiente foi
um dos patrocinadores do filme.
O produto mais evidente que apareceu cena após cena foram três
desodorizadores de ambiente. Estes objetos de cena aromáticos aparecem
pendurados em quase todas as cenas de carro do filme, até mesmo a moto
da polícia tem um. De acordo com o site Base de Dados de Cinema da
Internet (IMDB), a empresa fabricante dos aromatizantes de ambiente foi
um dos patrocinadores do filme. |
Vamos fazer um acordo
Como mencionamos antes, os acordos de colocação de produtos arranjados caem em
duas categorias:
- comércio de integração ou colocação para um fornecimento de produto
- remuneração financeira para a colocação ou integração
O tipo mais comum de acordo é uma simples troca de produto pela colocação.
Usando nosso exemplo, vamos dizer que a equipe de produção quer
É uma chance!
Como muitos métodos de publicidade, a colocação de produto pode ser
um sucesso ou um erro. Um exemplo em particular aconteceu com o fiasco
da Reebok/Jerry Maguire.
Segundo notícias, a Reebok (em inglês) fez um contrato de colocação
para integrar um de seus comerciais no final do filme "Jerry Maguire". O
comercial não entrou na produção, mas algo sobre a Reebok entrou. Em uma
cena importante, o personagem de Cuba Gooding Jr. faz uns comentários
sobre a empresa.
Segundo notícias, a Reebok (em inglês) fez um contrato de colocação
para integrar um de seus comerciais no final do filme "Jerry Maguire". O
comercial não entrou na produção, mas algo sobre a Reebok entrou. Em uma
cena importante, o personagem de Cuba Gooding Jr. faz uns comentários
sobre a empresa. |
que "O Arquiteto" exiba uma peculiar afinidade por um tipo de bebida. Isto
vai bem ao encontro com o curso do programa (porque o personagem até mesmo
coleciona rótulos de bebidas), o que significa que o produto escolhido pode
aparecer muitas vezes. Acontece que alguém da equipe conhece quem trabalha para
Honest Tea. O pessoal do filme conversou com a Honest Tea sobre uma proposta e
fecharam um acordo, em troca do tempo no ar, o elenco e a equipe do filme
recebem um grande fornecimento de várias bebidas Honest Tea no trabalho.
Às vezes, um brinde do produto não é uma forma apropriada de remuneração,
então, o dinheiro reforça o acordo.
Imagine que a equipe de marketing na Tag Heuer ficou sabendo sobre este projeto
e sentiu que, dado ao estrelato do ator de "O Arquiteto", este projeto seria um
grande veículo para exibir seu produto. Alguém da Tag Heuer aborda o
contra-regra com uma proposta financeira lucrativa. Eventualmente, eles chegam a
um acordo. Considere esta cena: nosso personagem masculino (O Arquiteto) está do
lado de fora de um cinema esperando por um amigo. A câmera faz um panorama para
mostrar um pedaço do pé do ator. Depois, a câmera move e se aproxima para
mostrá-lo olhando para o relógio de pulso, para ver as horas. A seguir, muda do
rosto do ator para o relógio, a câmera pausa o suficiente para você realmente
ver o relógio. Ele está usando um relógio esportivo de luxo Tag Heuer, de
aço inoxidável e de estilo articulável. A câmera faz um panorama mostrando ao
redor, apresentando uma bela mulher na cena... Durante a próxima hora do
programa, o relógio casualmente aparece em várias cenas.
Ambas as equipes estão felizes, a integração do produto Tag Heuer é um
sucesso. Lembre-se de que o papel do produto anunciado é ser parte do vestuário
do elenco em vez de ser a estrela. Os empresários da Tag Heuer tiram proveito
dos benefícios da publicidade convencional sem ser muito óbvio ou importuno para
o público/consumidores.
Concluindo o trabalho
Antes do produto surgir, na metade da década de 80, era um esforço do tipo 'faça
você mesmo'. Agora, há cargos corporativos específicos e agências inteiras que
podem fazer o trabalho. Algumas grandes empresas irão oferecer um pessoal para
acompanhar as oportunidades de integração ou colocação dos produtos em filmes,
programas de TV e até mesmo jogos e música.
Colocação de produto em filmes
A próxima vez que você assistir a um filme, tente ficar
de olho nos produtos e marcas que você reconhece. É bem provável que você veja
uma das grandes empresas de refrigerante representadas. É uma Coca? Pepsi?
Snapple? Uma vez que você reconheceu alguma coisa, veja em quantas outras cenas
vai aparecer este produto. Você vai começar a ver uma tendência. Você deve se
perguntar "como pode o ator segurar uma lata de Coca de um jeito que a marca
fique bem visível"?
Pense um pouco nos filmes que você se lembra. Provavelmente, você se lembra
de pelo menos algumas destas colocações de produtos agora famosas:
- Negócio arriscado - óculos de sol Ray-Ban
- De volta para o futuro - produtos Pepsi
- O demolidor - Taco Bell (No futuro, tudo é Taco
Bell...)
- Mensagem para você - America On-Line (AOL), Apple, IBM e
Starbucks
- Austin Powers - um agente nada discreto - Pepsi e Starbucks
- Náufrago - FedEx e Wilson
- Homens de Preto II - óculos de sol Ray-Ban, Mercedes Benz, Sprint,
Burger King
A colocação de produtos nos filmes é tão ambígüa que até mesmo se torna algo
para se parodiar na telona. Dois filmes que fazem um bom trabalho são "Quanto
mais idiota melhor" e "Josie e as gatinhas." Em "Quanto mais idiota melhor", os
dois personagens principais vendem mercadorias pelas ruas, incluindo Nuprin,
Pepsi,
Pizza Hut e Reebok. O incrível nisto é que a vinheta de colocação de
produtos aparece quando os personagens Wayne e Garth ficam criticando tudo o que
fazem. Enquanto Wayne diz "Contrato ou não, eu não vou me submeter a qualquer
patrocinador", ele está abrindo uma caixa de Pizza Hut e pegando uma fatia de
pizza. A câmera fica sobre o logo Pizza Hut e Wayne, segurando o pedaço de pizza
carinhosamente ao lado do rosto, sorri direto para a câmera.
No filme "Josie e as gatinhas", a piada vai mais além. Um lançamento na
indústria da música, "Josie e as gatinhas" consegue satirizar a integração do
nome da marca por todo o filme. Para ter uma idéia do excesso de marcas, logos e
produtos neste filme, veja um pouco do que você pode ver apenas no trailer.
Tenha em mente de que o trailer só tem 2 minutos e 25 segundos de duração:
America Online, American Express,
Bebe,
Billboard Magazine,
Bugles,
Campbell's Soup,
Coke,
Entertainment Weekly Magazine, Evian,
Ford,
Gatorade, Kodak,
Krispy Kreme,
McDonald's, Milky Way,
Motorola,
Pepperidge Farm Cookies,
Pizza Hut,
Pringles,
Puma,
Ray-Ban,
Sega,
Starbucks,
Steve Madden,
Target, e
T.J. Maxx.
Carros nos
filmes |
Carro de |
filme |
Se meu fusca falasse |
Fusca da Volkswagen |
RoboCop |
Ford Taurus |
De volta para o futuro |
DeLorean |
Agarra-me se puderes |
Pontiac Trans Am |
O mundo não é o bastante |
BMW Z8 |
Lara Croft: Tomb Raider |
Jeep Wrangler Rubicon |
Colocação de produto no cinema: Audi RSQ
Em 2004, a colocação de produto atingiu um outro nível, com o envolvimento da
Audi no filme "Eu, ROBâ".
O conceito de carro Audi RSQ desempenha um papel central no filme futurista
de ação. Então, qual é a diferença da colocação do BMW Z8 no "O mundo não é o
bastante" ou o DeLorean de "De volta para o futuro"? A Audi não apenas colocou o
RSQ no filme; a Audi criou o RSQ para o filme.
A marca automotiva Audi já esteve envolvida com filmes antes. Os Audis já
apareceram em filmes como "Ronin", "O informante" e "Missão Impossível II".
Embora, desta vez, não era apenas uma questão de promover o carro certo no filme
certo. Foi um trabalho costumeiro totalmente moldado. E desde que este foi um
trabalho de costume, foi também um trabalho de colocação de produto, o carro
tinha se encaixado perfeitamente no mundo do filme, enquanto gritava "Audi".
O RSQ não é apenas um carro de filme. Eles foram feitos antes, com os
projetistas criando um carro e simplesmente anexando o logo do carro do maior
lance no capô. A Audi colocou a mesma quantia de opiniões e detalhes no projeto
do RSQ, que eles fazem no projeto de qualquer outro carro conceitual. Ele é
totalmente desenvolvido, tanto o interior como o exterior.
O fabricante de carro trabalhou com o diretor do filme, Alex Proyas, e com os
decoradores de set, para alcançar um conceito que tanto a Audi como o pessoal do
filme ficassem satisfeitos. Os projetistas da Audi passearam pelos sets de
filmagem e colocaram as mãos nos objetos de cena futurísticos do filme. O
resultado do esforço de colaboração é o cupê esportivo RSQ futurístico, com as
mais notáveis rodas esféricas, projeto de meio motor, portas tipo borboleta, e
uma tinta luminescente que muda de cor e não chama a atenção.
Na parceria criativa entre o fabricante de carro e Hollywood podemos olhar
para o futuro deste tipo de publicidade: produtos com o nome da marca que não
são simplesmente escolhidos para preencher um papel que beneficia ambas as
partes, mas produtos que são criados para desempenhar aquele papel.
Colocação de produto na TV
De volta aos fundamentos
Dramas de rádio e de televisão conhecidos como novelas adquiriram seu apelido em
inglês, soap-operas, devido aos produtos mostrados durante seus
episódios. Além dos comerciais de trinta segundos padrão, e agora uma
palavra do nosso patrocinador, os produtos geralmente eram
integrados à estória.
Uma das novelas mais populares, "All My Children ," recentemente
conseguiu revisitar as raízes da publicidade. Mas, em vez de sabão, o
pessoal da AMC optou por cosméticos. Em uma estória que durava vários
meses, uma empresa famosa de cosméticos Revlon, foi o enredo central em
Pine Valley. |
A colocação de produto não é bem divulgada na TV como é no cinema, mas está
crescendo rapidamente. Mais comumente referido como integração de produto
nesta mídia, este processo tem que compartilhar seu espaço publicitário com
comerciais tradicionais, também conhecidos como comerciais de trinta segundos.
Desde o começo da programação de televisão, os anunciantes tem contribuído com
muito dinheiro para promover seus produtos e marcas. O comercial de 30s
predominou por muito tempo. Isto significa que pode haver apenas um vencedor no
campo da publicidade televisiva? Não necessariamente.
Há uma grande diferença entre integração de produto e um comercial padrão
de 30s. Sim, ambas são um meio similar para a mesma finalidade, mas não quer
dizer que há lugar apenas para um destes veículos no bloco publicitário. Na
verdade, a tendência atual é uma combinação dos dois. Esta tendência pode, em
grande parte, ser atribuída para muitos reality shows da televisão, que parecem
ser a combinação perfeita para a integração do produto. O melhor exemplo disto é
o show de talentos "American Idol". Não apenas os segmentos de cada episódio
estão no meio de anúncios de Coca-Cola, ATandT Wireless, Old Navy e Ford, mas
algumas destas marcas e produtos são evidentes em cada episódio. Veja alguns
exemplos:
- Coca-Cola - cada um dos três jurados tem um grande copo com o
logo da Coca-Cola a sua frente.
Foto cedida Ray Mickshaw/FOX
Da esquerda para a direita: Judges Simon Cowell, Paula Abdul e Randy
Jackson |
Nos "episódios de eliminação", os concorrentes esperam ansiosos sua vez em
uma sala da Coca-Cola, empoleirados em um sofá da Coca-Cola.
Foto cedida Ray Mickshaw/FOX
Concorrentes na sala Coca-Cola, no sofá da Coca-Cola
|
- ATandT Wireless - o apresentador Ryan Seacrest menciona a ATandT
wireless cada vez que os concorrentes terminam sua canção. Os fãs podem
enviar seus votos como mensagem de texto se tiverem ATandT wireless.
No artigo para a New York Times, Bill Carter escreve:
Procurando por caminhos para impedir qualquer tendência a fim de evitar os
comerciais em programas gravados em videocassetes pessoais como TiVo, as
redes estão aumentando a integração de seus patrocinadores e seus produtos
nos próprios programas, em vez de limitar a presença deles nos intervalos
comerciais. Ford Motor e Coca-Cola, por exemplo, são dois anunciantes que
pagam milhões de dólares para ter seus logos proeminentemente exibidos
durante os episódios de "American Idol".
De acordo com a revista AdAge, a frase "milhões de dólares" mencionada acima
realmente se refere ao acordo de integração/patrocínio de US$26 milhões. Sim,
isto significa que CADA uma das empresas, ATandT Wireless, Coca-Cola, e Ford,
aplicou 26 milhões de dólares.
Entretanto, estas empresas conseguem muito ímpeto por seu dinheiro. Na
verdade, depois de visitar o site do "American Idol", faz você querer saber se a
colocação do produto lá está incluso na conta. Agora, você pode estar se
perguntando: "colocação de produto em um site da Internet"? "Isto não é apenas
um anúncio?" Bem, não exatamente. Há seções reais no site da Internet que
integram o nome e a marca do patrocinador completamente:
- Coca-Cola por trás das câmeras
- ATandT Wireless
- Old Navy Fun e Seção de Jogos
- Sessão Musical Herbal Essences
A colocação de produtos não é mais exclusividade para cinema e televisão. Você
vai encontrar em livros, videoclipes, videogames e na Internet. Vamos dar uma
olhada em como a colocação dos produtos está sendo usada nestes campos.
Carros na TV
|
Programa de TV |
Carro |
Miami Vice |
Ferrari Testarossa |
O Prisioneiro |
Lotus 8 |
Magnum P.I. |
Ferrari 308i |
Starsky e Hutch |
Ford Grand Torino |
Os Gatões |
Dodge Charger |
A Super Máquina |
Pontiac Trans Am |
As Panteras |
Ford Mustang Cobra |
Cara & Coroa |
DeLorean Coyote |
24 Horas |
Ford Expedition |
Colocação de produto em livros
Acapella AdvertisingO
título deveria ter sido "Colocação de produto toma conta da Broadway"
quando Baz Luhrmann, Vem dançar comigo, Romeo + Julieta, Moulin Rougel,
decidiram executar uma pequena colocação de produto, estilo Puccini.
Luhrmann surpreendeu muitos da comunidade teatral exibindo outdoors com
anúncios para canetas Montblanc e champanhe Piper-Heidsieck, em suas
produções de palco de "La Boheme". |
Para alguns, especialmente se você não viu, a colocação de produto em um livro
ou videogame é bem difícil de se imaginar. Onde exatamente eles colocariam os
produtos? Acontece que há muitas oportunidades para esta forma de
publicidade. Vamos começar pelos livros.
Leia tudo sobre isso
Imagine uma empresa conhecida, autorizando um autor igualmente renomado a
escrever um livro que mostra, de forma destacada, sua marca e seus produtos.
Parece meio improvável? Não é. A famosa joalheria, Bulgari, pagou para que a
autora britânica Fay Weldon escrevesse um romance que mostrasse os produtos da
Bulgari. O trabalho autorizado era para ser dado como presente para um grupo de
clientes da elite da Bulgari. Não apenas Weldon concordou, mas ela eventualmente
publicou o livro. "A Coleção Bulgari" encontrou ceticismo e orgulho dos colegas
e fãs de Weldon. Sem dúvida, Weldon estabeleceu um precedente que outros autores
e editores seguirão.
Acontece que mesmo uma quantia modesta de pesquisa pode descobrir várias
outras obras publicadas com produtos proeminentes. Na verdade, um dos grandes
gêneros de colocação de produto é apresentado nos livros infantis. Veja alguns
exemplos do que você pode descobrir em uma livraria ou biblioteca perto de você:
- Enigma da Matemática Skittles, de Barbara Barbieri McGrath, Roger
Glass
- O Livro de Contar Cheerios, de Rob Bolster
- O Livro de Frações da Barra de Chocolate ao Leite da Hershey, de
Jerry Pallotta
- O Livro de Adição dos Kisses da Hershey, de Jerry Pallotta, Rob
Bolster
- Mais Matemática de Chocolates e M&M's, de Barbara Barbieri
- O Livro de Contas da M&M's, de Barbara Barbieri McGrath
- O Livro de Costas do Giz de Cera, de Pam Munoz Ryan
- Livro de Porcentagens Twizzlers de Jerry Pallotta, Rob Bolster
- Livro do Conto de Natal Cheerios, de Lee Wade
- Peças de Reese: Conte até Cinco, de Jerry Pallotta, Rob Bolster
Depois de ler estes títulos, você pode considerar que as empresas são apenas
patrocinadoras do livro e que o conteúdo é bem padronizado, possivelmente nem
mesmo incorporando o produto no conteúdo do livro. Pense novamente. Em "O
Livro de Contar do Biscoito Oreo", a capa de trás diz:
As crianças vão adorar contar como as dez pequenas OREOs são embebidas,
mordidas e empilhadas uma por uma ... até que não sobre nenhuma!
Uma rápida folheada confirma que os biscoitos Oreo são mesmo mostrados em cada
página.
Colocação de produto em videogame
À medida que eles continuam a ser mais realistas é bem fácil entender as
possibilidades da publicidade disponível nos videogames atuais. O artigo do USA
Today O que há em um nome: colocação de produtos em videogames afirma:
Jogue Táxi Maluco e muitos de seus passageiros vão pedir para
levá-los até a Pizza Hut ou KFC (ambos da Tricon Global). Mergulhe em
Difícil de Matar: Nakatomi Plaza...e você vai ver os isqueiros Zippo e
os celulares Motorola. Surf Riders da UbiSoft tem relógios G-Shock e
banners de o Mr. Zog's Sex Wax, uma cera para prancha de surfe.
De acordo com o USA Today, as colocações de produtos em videogames começou
nos anos 80. Naquela época, a Sega colocava banner anunciando Marlboro em seus
jogos de corrida de carros. Aparentemente, a Sega ainda está na onda de
colocação de produtos. No Super Monkey Ball da Sega, os adesivos da
Dole Food Company, no jogo das bananas. Surpreendentemente, este tipo de
integração de produto não é pelo dinheiro. Assim como as colocações de produtos
em filmes promovem a credibilidade e realismo ao filme, acontece o mesmo com os
videogames, fazendo com que seu ambiente seja mais real.
Colocação de produtos em músicas
No lado do FlipEm um
interessante evento, artistas da música que estiveram promovendo
produtos na televisão estão usando estas promoções para seu próprio
benefício.
De acordo com AdAge.com (em inglês), artistas como Dirty Vegas e Phil
Collins estão dando dicas aos consumidores em seus passatempos, como
endosso de produtos, colocando adesivos do tipo "como já vistos em
comercias de TV", em seus discos. |
Um dos primeiros exemplos de colocação de produtos, dentro de uma música, pode
ser encontrado em Take Me Out to the Ball Game. Não apenas tem uma surpresa
pequena, de brinquedo, dentro, mas Cracker Jack também foi mencionado no refrão
dessa melodia, agora imortalizada. Escrita em 1908, por Jack Norworth e depois
gravada por Albert Von Tilzer, o refrão é assim : sinta-se livre para cantar...:
Leve-me para o jogo,
leve-me para a multidão.
Me compre amendoim e Cracker Jack,
eu não me importo se eu nunca voltar,
deixe-me torcer, torcer, torcer pelo time da casa,
se eles não vencerem será uma vergonha.
Por um, dois, três strikes, você está fora,
no velho jogo.
Leve-me para o jogo,
leve-me para a multidão.
Me compre amendoim e Cracker Jack,
eu não me importo se eu nunca voltar,
deixe-me torcer, torcer, torcer pelo time da casa,
se eles não vencerem será uma vergonha.
Por um, dois, três strikes, você está fora,
no velho jogo.
Leve-me para o jogo,
leve-me para a multidão.
Me compre amendoim e Cracker Jack,
eu não me importo se eu nunca voltar,
deixe-me torcer, torcer, torcer pelo time da casa,
se eles não vencerem será uma vergonha.
Por um, dois, três strikes, você está fora,
no velho jogo.Leve-me para o jogo,
leve-me para a multidão.
Me compre amendoim e Cracker Jack,
eu não me importo se eu nunca voltar,
deixe-me torcer, torcer, torcer pelo time da casa,
se eles não vencerem será uma vergonha.
Por um, dois, três strikes, você está fora,
no velho jogo.
Desde então, muitos produtos apareceram em música no mundo inteiro, alguns
até mesmo juntaram um dinheiro, aparecendo no título. Considere a faixa "My
Adidas" de Run-DMC, de seu disco de multi-platina, Raising Hell. Muito antes de
Biggie Smalls e Jay-Z darem exposição à champanhe Cristal, Run-DMC estava
mostrando muito o calçado da moda. Eles não apenas cantavam seus Adidas; os
tênis eram também um elemento proeminente em seu vestuário.
Desde que a Adidas não autorizou Run DMC, e Norworth e Tilzer não eram pagos
para promover Cracker Jack, muitos dos profissionais da música estão tendo
sucesso com os contratos e sendo pagos. De acordo com AdAge: os marqueteiros
exploram a colocação de produtos na música:
Em uma tentativa de elevar mais sua listagem de artistas diversos, Island
Def Jam Music Group, incidentalmente, Def Jam Music foi fundada por Russell
Simmons, irmão de Joseph Simmons, Run de Run-DMC, está em conversação formal
com Hewlett-Packard Co. em um acordo pago sem precedentes.
AdAge também relata:
Na maioria dos casos, uma marca encontrou seu caminho no rap pela
preferência do artista ou através da predileção orgânica e criativa, e não
por causa de uma gravadora impor uma aparição de um anunciante. Por exemplo,
o acordo promocional com a Allied Domecq só foi completo quando o novo
single de Busta Rhymes, "Passou a Parte Dois de Courvoisier", conseguiu
vender um bom número de unidades. Este relacionamento teve um significante
impulso nas vendas da marca Allied Domecq, de acordo com a empresa.
À medida que os produtos vão encontrando seu caminho no cinema, televisão,
livros e videogames é como se não tivessem outro lugar para ir. Mas com a
tecnologia digital fazendo sucesso repentino tanto na forma como na função,
haverá uma infinidade de direções de novos e inovadores caminhos para colocar os
produtos em frente aos consumidores em potencial. O que quer que seja que o
futuro guarda, não há dúvida de que você continuará vendo muitos de seus atores
e atrizes favoritos segurando, manuseando e usando todos os tipos de produtos na
telona e na telinha, por muitos anos.