Vendas - Para consumidor, vendedor insistente não tem vez
Pesquisa do site Administradores* mostra que aproximadamente 70% das pessoas
não gostam de ser abordadas por vendedores na hora das compras. O estudo ouviu
5.500 consumidores, dos quais 41% revelaram não gostar dessa prática adotada
pelos lojistas e 27% declararam detestar.
Os números vão ao encontro de estudos realizados pelo Sindlojas (Sindicato dos
Lojistas do Comércio de São Paulo), nos quais entre 60% e 70% dos consumidores
reclamaram da prática. Segundo Ruy Nazarian, presidente do sindicato, as pessoas
costumam ir embora quando percebem que estão sendo seguidas pelos vendedores ou
atendidas por funcionários "chicletes".
"O atendimento tem que ter prudência e técnica. É importante que os lojistas
invistam em atendimento, pois o cliente não gosta do exagero e da perseguição"
afirma Nazarian. Ainda de acordo com ele, as lojas que praticam este tipo de
abordagem, estão perdendo espaço nos últimos quatro anos.
Prática visa vendas
De acordo com o portal Administradores, somente 21% dos entrevistados admitiram
gostar da prática, sendo que 4% disseram adorar e 17%, gostar. Os outros 11%
afirmaram ser indiferentes à abordagem.
Para o editor do Administradores, Leandro Vieira, o famoso "Olá posso ajudar?" é
uma solução encontrada pelas empresas para equalizar as vendas e a remuneração
da equipe. Ou seja, quanto mais o vendedor vende, maior será o seu rendimento no
fim do mês; dessa forma, a empresa garante suas vendas e o empregado, o salário.
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