Pequeno fabricante de ovos e bombons artesanais cria pelo menos nove itens
diferentes a cada Páscoa, com formatos, recheios e sabores especiais; padaria
investe em decoração, montagem de kits e sorteio
No final da década de 70, a Chocolates Fachga decidiu lançar um novo tipo de
Bombom, mais leve e com sabor de menta, ideal para acompanhar o cafezinho.
Com essa idéia simples, mas inovadora, a empresa conquistou novos clientes e
começou a ganhar destaque no mercado.
Hoje com 30 funcionários diretos e uma produção de 15 toneladas/ ano, a
chocolateria usa a mesma lógica para ter sucesso a cada Páscoa, época
responsável por mais de 60% do faturamento do negócio.
São mais de 200 tipos de chocolates, pelo menos 50 voltados para a Páscoa.
"Todos os anos, nessa época, lançamos pelo menos nove tipos diferentes, com
ingredientes pouco utilizados ou combinações curiosas, para substituir ovos e
outras linhas de anos anteriores. Essa renovação constante e a preocupação com a
qualidade têm nos garantido uma boa posição no mercado de chocolates
artesanais", conta a diretora da fábrica, Virgínia Fachga.
Variedade
Ela lembra entre diferenciais que fizeram sucesso o chocolate com pimenta,
citado até em novela de TV, ovos e bombons com recheios de açaí ou geléia de
rosas e de ibiscos.
Esperando vender 10 % mais nesta Páscoa, não por aquecimento do consumo em
relação ao ano anterior, mas pelo estabelecimento de um novo representante
comercial em Brasília, Lúcia diz que a fábrica está a pleno vapor. Mas só aceita
encomendas do varejo até o início de março. "Depois disso, fica apertado para
nós, na produção. Para estimular o comércio a planejar e antecipar as compras, o
que vai acabar nos ajudando também, costumamos dar descontos sobre nossos preços
de tabela. Quanto maior a antecipação, melhor o desconto para o cliente",
completa a empresária.
Varejo
Na ponta do varejo, os comerciantes adotam diferentes estratégias. Na Casa de
Pães de Souza, que fica no bairro do Paraíso e tem 50 empregados, a opção tem
sido encomendar os ovos e bombons de um pequeno fabricante artesanal,
personalizando as embalagens.
"Compramos exclusivamente desse fornecedor, geralmente em consignação. Há
anos não trabalhamos com as marcas de grandes fabricantes. Aqui no bairro, há
uma clientela que prefere pagar um pouco mais, mas ter um chocolate de maior
qualidade, numa apresentação mais fina", explica o sócio da padaria, Manoel
Severiano Santos.
Mas ele não fica por aí. "Toda data importante, para nós, exige novidades
para o consumidor, seja o Natal, a Páscoa, o Dia das Mães". Ele diz que, logo
depois dos feriados de Carnaval, escolherá um tema para a Páscoa deste ano e
investirá pelo menos R$ 1 mil na decoração na loja. "Também vamos fazer banners
com mensagens de Páscoa, produzir columbas de diferentes sabores, promover
degustação dos nossos produtos na frente da casa e um sorteio com um ovo grande,
de três a cinco quilos", diz Santos.
O cliente da padaria também irá encontrar kits que Santos monta todo ano,
geralmente incluindo um ovo de chocolate, uma louça pintada ou um bicho de
pelúcia, um vinho e outros produtos da casa.
"Estamos sempre procurando formas de fazer a diferença."
Marcas famosas
No Portal Supermercado, que emprega 40 funcionários e fica em Santana, zona
norte, a estratégia é comprar quase exclusivamente ovos e bombons dos grandes
fabricantes.
"Até já pensamos em ter também linhas artesanais, mas acredito que nosso
cliente vai muito pelo preço menor e os apelos da propaganda. Não temos muito
espaço para negociar com essas grandes fábricas, mas planejamos bem as compras e
isso garante resultado positivo", diz a sócia da empresa, Lúcia Morita. Outra
preocupação é antecipar ao máximo a negociação com fornecedores de bacalhau e
pescados. "A procura triplica na Páscoa; nunca corremos o risco de deixar faltar
produtos".