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Banco / Cheque / Conta - Serviços bancários 

Data: 30/05/2007

 
 

Empréstimo
Em tempos de crise, quando a situação aperta, ou quando o desemprego bate à porta, um dos grandes desafios é manter as contas em dia. Com receio de não poder pagar suas contas e passar a fazer parte de listas de maus pagadores ou ter seu nome enviado ao cadastro do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), muitas pessoas entram num buraco cada vez mais fundo, que é tomar dinheiro emprestado de agiotas.
Embora já existam leis para conter a ação desses aproveitadores, eles continuam agindo livremente e levando muita gente ao desespero, por não conseguir pagar suas dívidas. Nunca é demais lembrar: por pior que seja a situação, fuja dos agiotas - eles não respeitam nenhuma regra na hora de emprestar dinheiro.
Na prática, isso quer dizer que eles podem cobrar (e cobram) mais de 50% de juros; há casos de cobrança de mais de 100%. Na hora da cobrança, não faltam ameaças, que vão desde levar o nome do credor ao SPC até a tomada de bens, como telefone, carro, terreno ou mesmo ameaças de morte.
Se você estiver precisando pedir dinheiro emprestado, procure um banco ou uma empresa de crédito.
Saiba que no mercado existem dois tipos de empréstimos, o pessoal e o financiamento. No primeiro caso, você faz o empréstimo e não precisa explicar o que vai fazer com o dinheiro. E o financiamento é feito com uma determinada finalidade: a compra de um imóvel, um carro ou telefone.
Mas, não é porque você está endividado e precisando de dinheiro, que vai entrar no primeiro banco ou empresa de crédito e pedir um empréstimo.
Antes, são necessários alguns cuidados, como:
- pesquisar qual instituição financeira oferece a menor taxa de juros. Saiba que no caso de atraso, a cobrança é feita com juros sobre juros, o que aumenta o saldo devedor;
- evitar fazer um financiamento ou empréstimo para pagar em muitas parcelas, pois quanto maior o prazo, maior a dívida. Todo empréstimo implica à assinatura de um contrato, que deve ser examinado com calma.
Verifique cada detalhe: taxas de juros, serviços cobrados, multa por atraso de pagamento ( que não deve ultrapassar a 2% ao mês). Em caso de dúvida, ou seja, se alguma cláusula não estiver bem clara, não assine. Peça primeiro a orientação de um advogado, um contador ou à um órgão de defesa do consumidor.

Habitue-se a ler os documentos antes de assiná-los e nunca assine nada sem que não esteja totalmente claro para você. Risque todos os espaços em branco e exija sempre uma cópia dos documentos.
Serviços Bancários
Os bancos são prestadores de serviços financeiros, de crédito e seguros. Eles seguem as normas do Conselho Monetário Nacional., através das resoluções do Banco Central. E, como prestadores de serviço, estão submetidos também ao Código de Defesa do Consumidor.
Cada serviço tem normas e mecanismos específicos. Alguns, podem ser cobrados do consumidor, outros, não. No caso dos serviços cobrados, é bom saber que os preços variam de banco para banco, o que pode representar gastos desnecessários, caso não seja feita uma boa pesquisa para fazer uma boa escolha.

Mas fique atento! Nenhuma taxa pode ser cobrada se não tiver sido informada ao consumidor.
Antes de abrir uma conta bancária, leve em conta os serviços oferecidos e quanto é cobrado por eles, além do atendimento, comodidade e as vantagens oferecidas pelo banco.
É importante comparar as tarifas cobradas por vários bancos pelos serviços utilizados de fato, pois, muitas vezes, paga-se até pelo que não se usa e isso é prejuízo na certa!

Serviços cobrados

- Fornecimento de mais de um talão de cheques por mês e de mais de um extrato por semana;
- Abertura ou manutenção de cadastro;
- Taxas sobre aplicações financeiras;
- Pedido de ordens de pagamento;
- Uso da rede eletrônica,(extratos ou talões de cheque retirados em terminais eletrônicos);
- Movimentação de conta e aplicações via computador;
- Extratos e saldos via fax;
- Entrega de talão de cheques por correio;
- Cheque especial (contratação e ingresso na faixa coberta pelo cheque especial);
- Cheque administrativo;
- Cheque avulso;
- Cheques sem fundos;
- Débitos automáticos;
- Sustação de cheques;
- Emissão de documentos de crédito;
- Envio de DOC;
- Manutenção de contas inativas.

Serviços gratuitos

- Fornecimento de cartão magnético ou um talão de cheques por mês (a opção é feita pelo cliente);
- O primeiro extrato semanal;
- Extrato mensal com toda a movimentação da conta no mês;
- Substituição de cartão magnético;
- Consultas em terminais eletrônicos ( exceto extratos tirados nesses terminais);
- Cheques em cobrança ou depósito a serem compensados;
- Lançamentos em conta corrente;
- Manutenção de contas de poupança;
- Manutenção de depósito de ações;
- Cheques devolvidos, exceto por falta de fundos;
- Entrega de cheques compensados ou cópia ao emitente, até 60 dias depois da liquidação;
- Fornecimento de documentos para liberação de garantias;
- Transferência e depósitos em cheques do próprio depositante ou em dinheiro feitos por pessoa física ou jurídica;
- Ordens de pagamento ou crédito do mesmo banco, feitas por malote;



 
Referência: Financenter.com.br
Autor: Luisa Borges
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Abaixo colocamos mais algumas dicas :