Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Utilidades - Multas: Pontuação na carteira 

Data: 30/05/2007

 
 

O atual Código de Trânsito Brasileiro entrou em vigor em 21 de janeiro de 1998. Por força da resolução 54/98 do Contran – Conselho Nacional de Transito, os pontos passaram a ter eficácia punitiva a partir de 21 de maio de 1998.

Está sujeito a sofrer a punição de suspensão do direito de dirigir, dentre outras, o condutor que atingir 20 pontos num prazo de 12 meses. Conta-se o prazo a partir da data da primeira multa após o dia 21 de maio de 1998.

Se no prazo de 12 meses o condutor atingir os 20 pontos responderá a procedimento administrativo, cujo resultado poderá ensejar eventual punição. Periodicamente, o Detran publica no Diário Oficial do Estado a relação de condutores que atingiram a soma de 20 pontos.

Ressalte-se que o sistema não é zerado quanto à pontuação, mas esta perde o potencial punitivo após o decurso do prazo.

Todos os condutores que tiveram, desde a entrada em vigor da lei, os seus nomes incluídos no rol daqueles que atingiram tal pontuação, receberão uma notificação do Detran ou da Ciretran, estipulando o período estabelecido para comparecer no respectivo órgão a fim de exercer o direito de defesa, antes de ter sua carteira de habilitação apreendida.

A pena de suspensão pode variar de um a doze meses, devendo ser fixada de acordo com a quantidade e a gravidade das infrações cometidas pelo condutor. Vale lembrar que, havendo reincidência, a suspensão poderá variar de seis a vinte e quatro meses.

O condutor penalizado, deverá, obrigatoriamente, freqüentar o curso de reciclagem para reaver sua habilitação. O curso poderá ser realizado nos Centros de Formação de Condutores da categoria "A", especializado na formação teório-técnica, espalhados pelo Estado, ou na Divisão de Educação de Trânsito do Detran, para os condutores registrados na Capital.

Importante salientar que é dever de todos os condutores e proprietários de veículos, manterem atualizados no órgão de trânsito onde residem seus respectivos endereços.
 



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
ImóveisSete cuidados para comprar um terreno com segurança
Dívidas / Endividado ?Consumidor com financiamento longo de veículo está mais endividado
Carreira / EmpregoConfiança: a base do líder
Carreira / EmpregoComo Dizer Não às Idéias dos Colaboradores
Negócios / EmpreendedorismoErros mortais para uma pequena empresa
LeisNovo Código Civil ? Lei nº 10.406 de 10/1/2002 (Parte Especial) »»» Livro I - Do Direito Das Obrigações »»» Título VI - Das Várias Espécies de Contrato (I)
MotivaçãoA Parte mais importante do Corpo
Análise técnica (ações)Saiba como usar o MACD, um dos indicadores mais utilizados da análise técnica
MotivaçãoViver do passado é perder a chance de ter um futuro melhor
Como agirPagou o cheque para "limpar" o nome? Segure a folha por mais um tempo