Ele acompanha você diariamente, o leva e traz de seus compromissos e lhe
proporciona todo o conforto nas viagens. Mas será que você anda cuidando bem do
seu carro?
Lavar aos finais de semana e deixar o carro encerado podem ajudar na limpeza
e higiene do veículo, mas não melhoram e não conservam o bom funcionamento dele.
Segundo o especialista da Rede Oficina Brasil, César Costa, cuidados com o
motor, injeção eletrônica e pneus podem ajudar a aumentar em 50% a vida útil do
veículo. Para ele, também é extremamente importante seguir as instruções do
fabricante, principalmente aquelas descritas nos manuais que a maioria dos
usuários costuma não ler.
Para o mecânico profissional, Pedro Scopino, ler e seguir o manual do
proprietário também são dicas fundamentais para manter o veículo conservado. Ele
ainda ressalta que, tomando alguns cuidados, é possível melhor o desempenho e
aumentar a vida útil do veículo.
Passo a passo da conservação
Veja agora as 10 dicas que irão ajudá-lo a manter seu carro conservado:
- Sempre ler e seguir o manual do proprietário. Embora o manual tenha
muitas instruções óbvias, tais como abrir uma porta ou dar partida no
veículo, sempre vale a pena conferir as instruções de calibragem, de óleo,
entre outras importantes.
- Tenha uma agenda ou um arquivo eletrônico com os serviços efetuados com
data, quilometragem e a previsão da próxima manutenção.
- Calibrar o pneu semanalmente auxilia a manter a durabilidade dele e a
economizar combustível. Geralmente na tampa do combustível vem especificada
a calibragem adequada para o veículo; se não encontrá-la, vale consultar o
manual do proprietário. Lembre-se de que o estepe deve ser calibrado com
três libras a mais que os demais.
- Troque o óleo e o filtro de óleo por quilômetros rodados ou a cada seis
meses. Fique atento, pois, independentemente do ano ou modelo, você deve
colocar o tipo de óleo indicado pelo fabricante, evite comprar o óleo que
está em promoção no supermercado. O uso de óleo não recomendado ao longo dos
anos causa diminuição do tempo de vida útil do motor.
- Faça a manutenção na regulagem do motor (bicos injetores, velas,
filtros) entre 20 mil e 30 mil km rodados.
- Verifique sistema de arrefecimento, mangueiras, água e aditivo do
radiador a cada 30 mil km rodados, lembrando que o uso de aditivo na água do
radiador é extremamente importante para garantir a refrigeração do motor. A
água somente não é tão efetiva quanto o aditivo.
- Uma dica importante para garantir a vida útil de dois anos da bateria é
sempre dar partida com o pé na embreagem, mesmo em ponto morto. Ao fazer
isso, o motor vai ficar menos sobrecarregado e assim você economiza tanto o
motor de arranque quanto a bateria.
- Nunca dirija com o pé na embreagem e, ao parar no farol, nunca segure o
carro na embreagem e no freio. Sempre puxe o freio de mão: isto não é sinal
de inexperiência, mas, sim, de inteligência.
Cuide dos freios, afinal, eles não são só pastilha, são um sistema bem mais
complexo. Ande em velocidade reduzida, não acelere demais nem pare de uma
vez e também não desça em ponto morto.
- E, por último, faça revisões regulares com seu mecânico de confiança a
cada seis meses ou 10 mil km.
Mitos
Ligar o carro e não deixar o motor aquecer prejudica o veículo?
Segundo Scapino, isso é mito. Essa técnica serve apenas para carros antigos e
modelos carburados bem como carros novos com injeção eletrônica não requerem
esse tipo de cuidado.
E descer ladeira em ponto morto economiza combustível?
Segundo Costa, esta teoria não é verdadeira. Os carros com injeção eletrônica
já são projetados para liberar a quantidade de combustível necessária, ou seja,
quando o condutor acelera, existe um sensor que irá enviar a quantidade de
combustível de que o veículo precisa e, automaticamente, vai cortar esse
combustível, quando o condutor parar de acelerar. “Descer com o carro
desengrenado só vai pôr em risco a segurança do motorista e forçar outras peças
do veículo, como o freio, pois a economia do combustível é mesma”, explicou o
especialista da Rede Oficina Brasil.
Fazer o rodízio das rodas ajuda o pneu a durar mais?
Sim. Costa explica que o rodízio das rodas pelo menos a cada cinco mil
quilômetros ajuda a garantir a vida útil do pneu. “Geralmente o desgaste
dianteiro é sempre maior. Fazendo o rodízio, você garante o desgaste por igual e
prolonga a vida útil do pneu”, explica.