Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Falta de tempo ou desculpa? 

Data: 27/07/2010

 
 

"Quem quer faz, quem não quer arruma uma desculpa". É com essa frase que o consultor Christian Barbosa, especialista em gestão do tempo, define aqueles que sempre encontram uma justificava para ações não realizadas. Seja adiar o projeto de melhorar a fluência no inglês ou aquele antigo sonho de entrar na academia. Será mesmo que o tempo é o grande vilão da vida moderna?

Para ele que foi vítima de seus próprios maus hábitos, chegando a ter um tumor benigno resultado de uma rotina para lá de desgastante, o tempo pode representar um grande aliado. Ter qualidade de vida, não significa abdicar de promoções na carreira, mas de estabelecer prioridades.

Aos 30 anos, Barbosa trabalha dez horas por dia, vai à academia duas vezes por semana, dá palestras pelo Brasil afora, atualiza seu blog e redes sociais e ainda encontra tempo para cuidar dos dois filhos. Divide seu tempo entre São Paulo, Santos e Nova York, onde mantêm as três unidades de sua consultoria, a Triad do Tempo. Sua metodologia ficou tão conhecida que se transformou em livro, a Tríade do Tempo (Editora Campus).

Veja abaixo trechos de entrevista que Christian Barbosa me concedeu:

As pessoas sempre reclamam que falta tempo. Como arrumar tempo em meio à falta de tempo nesse mundo tão corrido?

As pessoas continuam com o discurso de que não sobra tempo. Costumo dizer que quem quer faz, quem não quer arruma uma desculpa. Seria uma inverdade se estivéssemos na época da escravidão. Como escravo, o tempo não é seu. O que não acontece hoje. As pessoas costumam dizer: "Ah, meu chefe controla meu tempo". Esquecem, no entanto, que o tempo é algo que elas mesmas precisam negociar. Vejo isso também acontecer na vida pessoal.

Você pode citar alguns exemplos?

Sim. Costumo ver gente falando que não tem tempo para ir à academia ou fazer inglês. Agora, se o médico dissesse que você vai morrer se não mudar, certamente colocaria o tempo como prioridade. Minha própria história de vida é um retrato do que quero dizer. Abri uma empresa muito cedo, aos 14 anos, que cresceu muito rapidamente. Aos 18, confesso que vinha trabalhando demais e no limite do estresse. Resultado fui parar no médico. Descobri que estava com uma úlcera, além de um tumor benigno. O médico me disse que era questão de vida ou morte. Vi que tinha chegado ao fim do poço. Aí, então, pensei: preciso mudar.

Tem muita gente que é expert em fazer várias coisas ao mesmo tempo. Essa falta de foco não seria um grande vilão da produtividade?

Estudos mostram que profissionais multitarefa gastam de 30% a 40% mais de tempo para fazer suas várias atividades. É uma ilusão achar que é possível tudo ao mesmo tempo. A produtividade cai e há uma perda de desempenho. Ser multitarefa não é algo que considero positivo. Por isso, defendo a importância de se ter um planejamento. Mesmo quem trabalha 12 horas por dia pode ganhar, por exemplo, duas horas e ficar com a família. Mas tudo vai depender de como você planeja a rotina do seu dia a dia.

As empresas no Brasil já acordaram para a realidade de que é necessário os funcionários administrarem melhor o seu tempo?

Sim, embora as ações ainda sejam incipientes. Alguns presidentes de empresa me ligam querendo adotar uma estratégia mais eficaz, movimento que tem chegado até nos conselhos. Agora, nos EUA essa preocupação é de fato latente. Os problemas com produtividade começaram a aparecer diante do volume de urgência. Reuniões mal feitas geram gastos de milhões de dólares. Para as empresas, tempo é dinheiro.

O que você considera como um dos grandes vilões de tempo nas empresas e para as pessoas?

Nas empresas, o excesso de reuniões, e-mails, senso de urgência e a falta de método de produtividade. Para as pessoas, a internet, as interrupções (pessoas, celular, etc), redes sociais e falta de método de produtividade.



 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Julio Sergio Cardozo
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :