Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Como saber se a sua liderança está ameaçada? 

Data: 16/06/2010

 
 

Desmotivação da equipe, resultados aquém do desejado e falta de influência sobre os subordinados são apenas alguns dos sinais de que a liderança está ameaçada.

De acordo com a gerente de Planejamento de Carreira da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Melina Graf, quando alguém que exerce um cargo de liderança não é mais consultado sobre projetos e não vê mais seus próprios projetos serem aprovados pelos seus superiores, é melhor se preocupar.

“Se a pessoa é deixada de lado na hora da tomada de decisões, se a equipe demonstra resistência, procurando o superior imediato do líder na hora de resolver problemas, em vez de falar com o próprio chefe, algo está errado”, diz.

Como reverter a situação?
Em casos como este, Melina acredita que o líder deve rever suas atitudes para tentar reverter a situação.

Dessa forma, acredita ela, é importante que a pessoa observe seu comportamento e veja de que forma está tratando seus subordinados. Além disso, diz a gerente, o líder deve avaliar se os seus valores continuam compatíveis com os valores da empresa e rever as competências de cada subordinado para reorganizar a equipe.

“Observar as competências de cada membro da equipe e tentar aproveitá-las melhor é uma maneira de alcançar melhores resultados”.

Membro da equipe
Ainda no que diz respeito à ameaça da liderança, não é raro o líder que se sinta ameaçado por um membro da equipe, o que, muitas vezes faz com que o mesmo boicote este subordinado, não dando a ele tarefas mais elaboradas, desprezando ideias e não promovendo-o, tudo para que esta pessoa não se destaque.

Para Melina, esta postura denota insegurança por parte do superior, visto que uma das características do líder é a autoconfiança e uma das tarefas do mesmo é formar novas lideranças.

“Uma das características de um líder é a autoconfiança. Além disso, o líder deve reconhecer que o desenvolvimento de um profissional da equipe está vinculado à forma como ele próprio trabalhou com aquele colaborador”.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Gladys Ferraz Magalhães
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :