Para construir uma carreira de sucesso você precisará ser ao mesmo tempo um
cientista e um artista.
Arte e ciência têm em comum o fato de nunca estarem satisfeitas, e de serem
ambas, exposições imprecisas da realidade.
Talvez cause estranhamento ler que a ciência é uma exposição imprecisa da
realidade, mas basta lembrar que a ciência de hoje é exatamente a
superação e muitas vezes a negação da ciência de ontem!
Enquanto a ciência é conhecimento organizado, a arte corresponde à técnica da
obtenção do "memorável". A ciência interpreta a realidade com base em fórmulas e
a arte a "retrata" com símbolos.
O que ciência e arte têm em comum com gestão de carreira?
Tudo!
Nas relações interpessoais você precisa tanto da ciência política
quanto da arte da comunicação. Para manter-se em posições de evidência
nos negócios você vai precisar atuar tanto como negociador quanto como um
escultor.
Na gestão você vai precisar da arte de implantar mudanças e
da ciência de implantar as mudanças certas.
Tudo na vida e nos negócios representa um encontro da arte com a
ciência. No mundo dos negócios vencem aqueles que compreendem a
necessidade de utilizar, simultaneamente, ciência e arte, razão e emoção, em
proporções variáveis caso a caso.
Mas precisamos estar cientes que o excesso de arte ou de ciência pode
prejudicar a obtenção dos melhores resultados.
Excesso de talento pode ser prejudicial assim como excesso de racionalidade
também. Observe que na elaboração de uma estratégia de Marketing,
embora você considere racionalmente inúmeras variáveis, terá que lidar também
com o intangível, com as reações emocionais dos clientes.
O excesso de racionalidade torna uma campanha publicitária fria e o excesso
de emotividade a torna piegas e pouco assertiva. Daí a necessidade do
equilíbrio.
Um bom RH precisa igualmente dominar a arte de trabalhar com
pessoas e a ciência da compreensão desses talentos no ambiente organizacional.
Precisamos todos de uma avaliação constante do nosso balanço
emotividade/racionalidade. As duas características são fundamentais
para uma boa gestão de carreira, não devemos subestimar nem
superestimar a nenhuma delas.
É comum que pessoas com uma orientação mais racional desprezem os aspectos
emocionais da sua personalidade e também nas demais pessoas com as quais se
relaciona. Isto prejudica muito a qualidade dos relacionamentos.
Outras pessoas de perfil mais emotivo tendem a desconsiderar a importância da
análise dos dados, do pragmatismo. Isto prejudica gravemente o processo
de tomada de decisão e consequentemente os negócios.
Como a imensa maioria das pessoas tem uma nítida inclinação para uma destas
orientações e, como hoje trabalhamos em equipes, estamos o tempo todo em
contato com estilos diferentes dos nossos. Tratar a todos da mesma
maneira é um delírio profissional. A sabedoria está em estabelecer empatia,
comunicação e estratégias de qualidade para lidar com pessoas diferentes.
Imaginar que você conseguirá manter sua posição ou seu processo de ascensão
profissional sem incomodar a alguém é, no mínimo, ingenuidade. Até porque mesmo
que você se esforce e domine a arte e a ciência de não incomodar a ninguém, uma
coisa é certa: muitos se sentirão incomodados por conta própria.
Ou seja, você vai precisar da ciência e da arte da administração dos
conflitos, dos egos e das vaidades. Apenas a ciência ou somente a arte não vai
resolver... Você vai precisar das duas!
Como você está administrando a sua carreira?
Aqueles que querem vencer em suas carreiras terão que, necessariamente,
desenvolver o espírito missionário dos artistas e o espírito pragmático dos
cientistas.
Se você está neste grupo, bem vindo ao caminho rumo ao topo, se ainda não
está, verifique se você é melhor definido como um artista ou como
cientista e busque desenvolver o complemento. Focalize suas forças,
administre suas fraquezas, mas não confie apenas nas primeiras e nem acredite
muito nas segundas.