Preocupações com a privacidade podem evitar o envolvimento de consumidores com serviços de internet móvel
LONDRES, 28 de setembro de 2011 /PRNewswire/ -- A GSMA anunciou hoje os resultados de um estudo com mais de 4.000 usuários de telefones celulares em Cingapura, Espanha e Reino Unido, que esclarece sobre questões de privacidade, especialmente relacionadas ao uso de internet móvel e aplicativos móveis. A pesquisa segue à publicação de janeiro sobre os Princípios de Privacidade Móvel da GSMA, que foi realizada por meio de uma colaboração próxima das principais operadoras de celulares, com opiniões de outros atores no ecossistema móvel mais amplo, e descreveu a maneira pela qual a privacidade dos consumidores móveis deve ser respeitada e protegida.
"A pesquisa mostra que, para entender todo o potencial de serviços móveis via Internet, é essencial que sejam encontrados meios para fortalecer a segurança e confiança do consumidor ao proporcionar aos usuários uma transparência significativa, opções de escolha e controle sobre como suas informações pessoais são usadas", disse Tom Phillips, diretor regulatório da GSMA. "A GSMA está comprometida a trabalhar com as partes interessadas de todo o ecossistema móvel para ajudar a estabelecer experiências de privacidade consistentes e eficazes para usuários móveis, e garantir que a privacidade seja uma consideração essencial de todos os serviços móveis."
A pesquisa é a primeira de uma série de estudos e foi comissionada em três mercados sofisticados para compreender até que ponto os interesses de privacidade preocupam os usuários móveis, e também como eles influenciam atitudes no tocante ao use de serviços e aplicativos de Internet móvel. Embora a pesquisa demonstre que as preocupações de privacidade possam desmotivar o envolvimento do cliente com serviços de Internet, aplicativos móveis e publicidade, ela também revela que os usuários valorizam bastante os serviços e oportunidades que eles proporcionam.
Principais descobertas da pesquisa
A pesquisa destacou que metade dos usuários estão preocupados com o compartilhamento de informações pessoais ao usar a Internet móvel ou aplicativos móveis. Cerca de 81 por cento dos usuários móveis acham que a proteção de suas informações pessoais é muito importante e 76 por cento disseram que foram muito seletivos quanto a com quem compartilhar suas informações. As principais áreas de preocupação do usuário, que focavam em confiança e segurança, foram destacadas como publicidade comportamental, serviços baseados em localização (LBS), aplicativos móveis e compartilhamento com terceiros. Outras descobertas do estudo incluem:
- 89 por cento dos usuários acham que é importante saber quando as informações pessoais estão sendo compartilhadas por um aplicativo e poder ligá-lo ou desligá-lo;
- 89 por cento acham que é importante ter a opção de dar permissão para que as informações pessoas sejam usadas por terceiros e 78 por cento estão preocupados que terceiros tenham acesso à localização de seu celular sem permissão;
- 74 por cento querem ser notificados no caso de suas informações pessoais serem coletadas e passarem a receber ofertas e promoções; e
- 92 por cento dos entrevistados se preocupam quando os aplicativos coletam informações pessoais sem seu consentimento, e 79 por cento gostariam de saber quando e qual tipo de informação pessoal está sendo coletada.
Serviços práticos como mapas e tempo são os serviços baseados em localização mais frequentemente utilizados e são altamente valorizados por mais de 70 por cento dos entrevistados. 79 por cento acham que é importante ter a opção de receber uma publicidade baseada em localização, enquanto que 86 por cento acreditam ser importante ligar ou desligar promoções ou publicidade de serviços LBS.
Mais de 60 por cento dos entrevistados estão familiarizados com a publicidade comportamental, e 35 por cento acreditam que ela é valiosa, mas 84 por cento pensam ser importante ter a escolha de receber publicidade comportamental baseada no histórico de navegação, e 81 por cento permanecem preocupados quanto à receber publicidade comportamental sem seu consentimento.
"A pesquisa mostra que proporcionar aos usuários notificações e escolhas contextuais, usando ícones e estabelecendo esquemas de confiança, pode ajudar a tratar das principais preocupações dos usuários e solidificar a confiança deles", concluiu Phillips. "A GSMA está atualmente buscando ideias como essa para gerar uma maior privacidade e confiança por meio de sua Iniciativa de Privacidade Móvel lançada neste ano, e vê com bons olhos o diálogo e a participação da ampla comunidade móvel."
A pesquisa foi realizada com usuários móveis em Cingapura, Espanha e Reino Unido, e foi realizada pela Futuresight Ltd., em nome da GSMA, entre abril e junho de 2011. 4.121 usuários de telefonia celular participaram da pesquisa, dos quais 1.055 de Cingapura, 1.094 da Espanha e 2.022 do Reino Unido. Maiores informações sobre a pesquisa podem ser encontradas em: www.gsmworld.com/mobileprivacy. Detalhes da Iniciativa de Privacidade Móvel da GSMA e uma cópia dos Princípios de Privacidade Móvel podem ser encontrados em www.gsmworld.com/mobileprivacy.
Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses das operadoras móveis de todo o mundo. Abrangendo 219 países, as unidades da GSMA unem cerca de 800 das operadoras móveis do mundo, bem como mais de 200 empresas no ecossistema móvel mais amplo, incluindo fabricantes de handsets, empresas de software, fornecedores de equipamentos, empresas da internet, e organização de mídia e entretenimento. A GSMA também realiza eventos líderes do setor como o Congresso Mundial Móvel e o Congresso Asiático Móvel.
Para maiores informações, acesse o Mobile World Live, o portal online para a indústria de comunicações móveis, em www.mobileworldlive.com ou o website corporativo da GSMA em www.gsmworld.com.
FONTE GSMA