Ser promovido na empresa é o sonho de quase todo funcionário, mas fazer apenas o
seu trabalho corretamente não é a garantia da tão sonhada promoção. Confira as
características necessárias para esse processo de crescimento profissional.
Ser promovido na empresa é o sonho de quase todo funcionário, mas fazer apenas o
seu trabalho corretamente não é a garantia da tão sonhada promoção. Estar
preparado para o novo cargo, sair da mesmice, oferecer sempre mais para a
empresa, ter maturidade emocional e técnica, e planejar a carreira são algumas
das características necessárias para esse processo de crescimento
profissional.
Professor da Fundação Instituto de Administração da USP e diretor da
consultoria Sapiens, Eugenio Mussak acredita que para ser promovido é preciso
três requisitos fundamentais: oportunidade, confiabilidade e potencial. “A
promoção acontece desde que a empresa tenha um histórico de promoção e a
necessidade de que alguém cumpra determinada função estratégica. Além disso, o
profissional ter um histórico de confiabilidade, de entrega do serviço, e
mostrar potencial para entregar mais são essenciais. A empresa não promove
apenas pelo o que o profissional fez, mas pelo o que ele já fez e pode vir a
fazer”, afirma.
Receita mágica não existe, mas algumas atitudes fazem toda diferença,
principalmente se o profissional oferecer um diferencial. “Os profissionais
promovidos, sem dúvida, são aqueles que se empenham em ‘fazer a diferença’ e
sair da ‘mesmice’. Hoje, é preciso ser criativo e entusiasta para oferecer
diferenciais aos seus clientes”, explica a professora, especialista em
consultoria interna de RH e “Personalidade de RH do Ano” pela ABTD-PR-2009,
Elizenda Orlickas. Entretanto, a professora lembra que independente de cada
negócio ter a sua particularidade e exigir ações diferentes para o crescimento
profissional, a empregabilidade deve ser uma preocupação constante nas atitudes
do funcionário: “se ele se destaca, oferece diferenciais e conquista novos
clientes, a empresa deve reconhecer e oferecer uma carreira. Do contrário,
perderá esse profissional e muitas vezes para a concorrência. Já pensou nas
consequências disso?”.
Além do diferencial que o profissional deve apresentar, o seu grau de
maturidade, emocional e técnica, também é avaliado na empresa. E, mais
importante ainda, é preciso ser maduro nos dois aspectos. “No sentido do RH
ideal, inteligente e estratégico, a empresa avalia os dois tipos de maturidade
do funcionário, a técnica e a emocional. Porque se a pessoa tem maturidade
emocional, mas não tem maturidade técnica, ela será apenas capacitada. Se for o
contrário, o que é muito frequente, a pessoa tem uma boa capacidade, mas não tem
uma maturidade emocional, a empresa não vai promover. E se promover estará
cometendo um erro, já que, em geral, quando o profissional é promovido, ele vai
assumir um cargo de liderança, mas não só porque ele é tecnicamente bem formado.
E sim, porque além de tecnicamente bem formado, ele é emocionalmente
equilibrado, capaz de lidar com gente e de assumir responsabilidades”, diz
Eugenio.
Algumas vezes, a pessoa mais próxima do chefe, e que fica mais tempo no
ambiente de trabalho é promovida, mas isso apenas nos casos das empresas que não
possuem um RH sério. Para Eugenio Mussak, empresas assim são míopes na gestão de
pessoas, já que líderes competentes não gostam dos profissionais que ficam
demasiadamente perto deles. Elizenda, por sua vez, complementa que a maioria das
empresas já privilegia a qualidade de vida do profissional pós-jornada de
trabalho, por isso, ficar além do horário de trabalho não é garantia de
promoção.
O mesmo acontece com o tempo de casa do profissional. Há alguns anos, a
empresa até podia promover o profissional mais antigo, mas, hoje, isso não é
mais garantia de promoção, pesa-se muito mais o histórico de eficiência ao de
tempo, o que pode geral um mal estar entre os funcionários. “A garantia de
promoção vem pela entrega e pelo potencial. É por isso que muitas vezes alguém
que tem mais tempo de casa se queixa porque o outro que tem menos foi promovido.
Agora, claro que se a empresa tiver duas pessoas com igual competência e
potencial e só uma poderá ser promovido, deverá ser privilegiada aquela que tem
mais tempo de casa, isso é uma questão de justiça. Mas esse não é o item mais
importante”, afirma Eugenio.
Por isso, lidar com naturalidade com o fato da promoção ter sido dada para o
colega de trabalho é sinal de profissionalismo e abre as portas para uma
oportunidade futura.
Planejamento
Planejar ainda é a base de tudo, principalmente para quem almeja uma
promoção. Elizenda, por exemplo, defende que o profissional não deve delegar a
gestão de sua carreira e que o planejamento deve ser como um projeto de vida,
obedecendo a critérios e etapas, com metas e prazos. “O profissional precisa
perceber que o mercado está competitivo ao extremo, e se ele quer crescer,
precisa estabelecer suas metas, traçar fases e estudar possibilidades. É muito
importante ter um autoconhecimento, com a avaliação de sua vocação, interesses,
competências, considerando as oportunidades oferecidas tanto dentro da empresa
como fora e estabelecendo metas baseadas na questão: onde quero chegar?”.
Por isso, como explica Eugenio, olhar para frente, sem tirar o olho do
presente, é essencial, já que, no dia-a-dia, o que existe é o presente, e o
futuro está apenas na cabeça de cada um. “O que tem de bom nas pessoas
inteligentes é que a visão do futuro as ajuda a lidar com o presente. Às vezes,
o presente é uma situação desconfortável, mas você consegue suportá-la porque
tem uma visão de futuro”.