A comunicação é algo tão imprescindível que há fatos históricos comprovando
que os grandes estrategistas venceram guerras utilizando um excelente
aproveitamento da comunicação em seu favor, junto aos liderados, ou de forma
estratégica, valendo-se da distorção da comunicação para causar pânico aos
inimigos.
Pensando de forma corporativa, a comunicação pode causar situações
semelhantes. Pode ser responsável pelo sucesso dos projetos e motivação das
equipes, como também pelas dúvidas, atritos e não conclusão das atividades mal
delegadas.
Segundo o Professor David Norton, da Harvard Business School, 95% dos
funcionários têm dificuldade de absorver planos inovadores da diretoria da
empresa. Isso, em geral, resulta da falha na comunicação corporativa.
É importante não se esquecer de três princípios essenciais a uma boa
comunicação:
1- Seja Objetivo. Fale somente o que realmente importa na
mensagem.
2- Seja Claro. A falta de clareza compromete os resultados.
3- Seja Preciso. Compare, cite prazos exatos, defina as metas
categoricamente.
Diferentemente do que se imagina, comunicar-se de forma eficaz não significa
ter um vocabulário invejável, dizer palavras bonitas e possuir uma voz de
locutor de rádio. Ter uma comunicação eficaz e elogiável nada mais é do que ser
entendido perfeitamente. Lembrar-se de que comunicação não é o que
se diz e sim o que o interlocutor entende.
Devemos observar também que a comunicação não é avaliada apenas pelo que
falamos ou ouvimos, mas pela forma com que nos expressamos e gesticulamos, ou
seja, por nosso comportamento e nossa atitude. Irei sugerir algumas dicas para
que você tenha oportunidade de melhorar sua comunicação em reuniões,
apresentações e até mesmo em conversas informais junto aos amigos.
Situações a serem EVITADAS:
- Falar muito baixo ou alto demais, muito rápido ou excessivamente devagar.
- Respirar rapidamente de forma a prejudicar sua dicção.
- O excesso de vícios de linguagem como: né, tá, então, tipo assim, percebe,
entre outros.
- Mencionar termos técnicos a pessoas que não têm capacidade para entendê-los.
- Ajeitar a gravata, cabelos ou óculos durante uma apresentação, palestra ou
reunião.
- Ficar olhando para o chão ou o teto.
- Movimentar as mãos excessivamente, ou colocá-las nos bolsos ou cintura.
- Falar sobre o que não conhece.
O que você DEVE fazer:
- Ter habilidade para ouvir e interpretar.
- Saber distinguir o momento oportuno para enviar a mensagem.
- Desenvolver a percepção e identificar se está ou não agradando e o que mais
chamou a atenção durante o processo de comunicação.
- Reforçar as palavras de ação.
- Desenvolver a autoanálise constantemente.
- Criar um clima de receptividade e confiança.
- Administrar o conflito interpessoal.
- Ter habilidade para dar e receber feedbacks.
- Manter-se atualizado.
- Utilizar-se do feedback.
- Usar a empatia compreendendo o ponto de vista do interlocutor.
Enfim, para se comunicar de forma eficaz é preciso saber ouvir,
analisar, interpretar e agir. Deve-se possuir um perfeito
planejamento do que se deseja transmitir, quais atitudes
serão tomadas em caso de imprevistos e como conseguir fazer com que as pessoas
envolvidas, não apenas entendam a mensagem, mas também a transmitam com o mesmo
conteúdo originalmente elaborado.