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Vendas - Dicas para melhorar o desempenho em vendas 

Data: 14/06/2007

 
 

1- A simpatia, quando contagiante, torna o ambiente mais arejado facilitando o relacionamento entre as pessoas, melhorando o clima para o atendimento e o fechamento da venda.

2- Através da simpatia, você deve trabalhar a confiança e conquistar a amizade dos clientes.

3- Quando a sua imagem é aceita, os outros passos da abordagem ficam mais descomplicados, facilitando uma negociação. Quando o vendedor sente que foi aceito, suas dificuldades de relacionamento diminuem.

4- Para transmitir confiança o vendedor precisa ter conteúdo, estar bem informado sobre sua empresa, seus produtos e serviços, concorrentes, clientes, mercados e ter muitos conhecimentos gerais para conseguir manter e sustentar o diálogo com os clientes.

5- O primeiro produto que sensibiliza o cliente é o próprio vendedor. A sua imagem está ligada a um conjunto de itens que irão definir a sua apresentação global, portanto nunca esqueça: A sua embalagem pessoal: o seu conteúdo, ou seja, o que você saber para falar e expressar; e finalmente a sua utilidade para o cliente, o que você traz de informação para satisfazer as necessidades do cliente.

6- Seja o mais discreto possível e cuide dos pequenos e fundamentais detalhes, tais como:
a- O vendedor como produto, deve tratar do seu hálito, evitando comer alimentos que possam exalar cheiro forte, do tipo alho, cebola, ou bebidas alcoólicas;
b- Mesmo que seja para perfumar o hálito, você deve evitar mascar gomas diante dos clientes. Mastigar palitos ou roer unhas também é desaconselhável;
c- Não esqueça de cuidar dos cabelos, é a moldura do rosto. Cabelos bem tratados e alinhados dão a impressão de capricho e asseio. Seu corte deve ser discreto. Isso favorece imagem;
d- O vendedor como produto, deve estar sempre com os seus sapatos limpos.
e- Vender é saber dialogar, o vendedor, deve procurar treinar bem a sua voz, quanto à entonação, ritmo, volume e buscar uma dicção correta;
f- Uma boa fluência verbal facilita o relacionamento e a condição dos diálogos.
g- Evite o uso de gírias e vícios verbais;
h- Nunca tente impressionar, tentando imitar locutor de FM, buscando um padrão radiofônico para a sua voz. Deve ser o mais natural possível. Seja autêntico.
Este é um erro muito comum, o vendedor viaja muitas horas, escutando o radio do carro, quando chega no cliente, tenta imitar o locutor da radio FM;
i- Saber escutar é uma forma de mostrar nossa educação e nosso interesse em sermos úteis.
j- Cuidado com o uso de perfumes em excesso ou, com cheiro desagradável.

7- Tenha sempre a certeza de que suas atitudes contribuem para a satisfação das pessoas.

8- Seu comportamento gera atitudes nas pessoas. Portanto, não demonstre má vontade, desinteresse, no contato com os clientes. Seu comportamento poderá gerar, nos clientes, má vontade, desinteresse pelos produtos e até mesmo por você.

9- Sua atenção e concentração demonstram ao cliente que você está interessado em ajudá-lo. Isso é ótimo. Clientes gostam de quem se interessa por seus problemas.

10- Fazer-se aceito é um grande início para bons negócios. Seja equilibrado, simpático e cordial. Saiba sorrir na hora certa. Mostre seu interesse em querer ajudar seus clientes. Saiba chegar criando ambiente favorável.
Demonstre sempre o seu total interesse em querer resolver os problemas dos clientes. Este é o meio principal para conquistar pessoas e realizar vendas.



 
Referência: ncm.com.br (Narciso Machado)
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :