Vendas - Dicas para melhorar o desempenho em vendas
1- A simpatia, quando contagiante, torna o ambiente mais
arejado facilitando o relacionamento entre as pessoas, melhorando o clima para o
atendimento e o fechamento da venda.
2- Através da simpatia, você deve trabalhar a confiança e
conquistar a amizade dos clientes.
3- Quando a sua imagem é aceita, os outros passos da abordagem
ficam mais descomplicados, facilitando uma negociação. Quando o vendedor sente
que foi aceito, suas dificuldades de relacionamento diminuem.
4- Para transmitir confiança o vendedor precisa ter
conteúdo, estar bem informado sobre sua empresa, seus produtos e
serviços, concorrentes, clientes, mercados e ter muitos conhecimentos gerais
para conseguir manter e sustentar o diálogo com os clientes.
5- O primeiro produto que sensibiliza o cliente é o próprio
vendedor. A sua imagem está ligada a um conjunto de itens que irão definir a sua
apresentação global, portanto nunca esqueça: A sua embalagem
pessoal: o seu conteúdo, ou seja, o que você saber para falar e
expressar; e finalmente a sua utilidade para o cliente, o que
você traz de informação para satisfazer as necessidades do cliente.
6- Seja o mais discreto possível e cuide dos pequenos e
fundamentais detalhes, tais como:
a- O vendedor como produto, deve tratar do seu hálito, evitando
comer alimentos que possam exalar cheiro forte, do tipo alho, cebola, ou bebidas
alcoólicas;
b- Mesmo que seja para perfumar o hálito, você deve evitar
mascar gomas diante dos clientes. Mastigar palitos ou roer unhas também é
desaconselhável;
c- Não esqueça de cuidar dos cabelos, é a moldura do rosto.
Cabelos bem tratados e alinhados dão a impressão de capricho e asseio. Seu corte
deve ser discreto. Isso favorece imagem;
d- O vendedor como produto, deve estar sempre com os seus
sapatos limpos.
e- Vender é saber dialogar, o vendedor, deve procurar treinar
bem a sua voz, quanto à entonação, ritmo, volume e buscar uma dicção correta;
f- Uma boa fluência verbal facilita o relacionamento e a
condição dos diálogos.
g- Evite o uso de gírias e vícios verbais;
h- Nunca tente impressionar, tentando imitar locutor de FM,
buscando um padrão radiofônico para a sua voz. Deve ser o mais natural possível.
Seja autêntico.
Este é um erro muito comum, o vendedor viaja muitas horas, escutando o radio do
carro, quando chega no cliente, tenta imitar o locutor da radio FM;
i- Saber escutar é uma forma de mostrar nossa educação e nosso
interesse em sermos úteis.
j- Cuidado com o uso de perfumes em excesso ou, com cheiro
desagradável.
7- Tenha sempre a certeza de que suas atitudes contribuem para
a satisfação das pessoas.
8- Seu comportamento gera atitudes nas pessoas. Portanto, não
demonstre má vontade, desinteresse, no contato com os clientes. Seu
comportamento poderá gerar, nos clientes, má vontade, desinteresse pelos
produtos e até mesmo por você.
9- Sua atenção e concentração demonstram ao cliente que você
está interessado em ajudá-lo. Isso é ótimo. Clientes gostam de quem se interessa
por seus problemas.
10- Fazer-se aceito é um grande início para bons negócios. Seja
equilibrado, simpático e cordial. Saiba sorrir na hora certa. Mostre seu
interesse em querer ajudar seus clientes. Saiba chegar criando ambiente
favorável.
Demonstre sempre o seu total interesse em querer resolver os problemas dos
clientes. Este é o meio principal para conquistar pessoas e realizar vendas.
Referência:
ncm.com.br (Narciso Machado)
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