Crescer profissionalmente está diretamente relacionado ao comportamento de
cada profissional. Observo que entre outras coisas, um dos fatores que
dificultam o crescimento e desenvolvimento, são três tipos de desperdícios,
falarei um pouco sobre eles.
1 - Desperdício de Tempo: Muitas vezes é conseqüência da dificuldade de
organização e administração das tarefas a serem cumpridas (e ate da própria
vida). Alguns profissionais talentosos se perdem em meio à desorganização, e
assim perdem datas a serem cumpridas, realizam suas tarefas sempre nos últimos
instantes, e com isso, a qualidade do trabalho é comprometida.
São atitudes muito comuns nos profissionais com dificuldade de organização e
planejamento:
- Falta de clareza dos seus objetivos profissionais;
- Ausência de metas;
- Dificuldade para dizer não mesmo quando extremamente necessário;
- O habito de se perder em conversas improdutivas no período em que deveriam
estar focados no trabalho;
- O uso do telefone e internet quando feito em desacordo com as necessidades e
objetivos profissionais do momento.
2- Desperdício de Idéias: Alguns profissionais devido à baixa auto-estima,
cansaço, stress, desmotivação e etc, desvalorizam suas próprias idéias, às vezes
eliminando-as prematuramente, pois não acreditam que poderiam criar algo de
valor. Ou pelo simples fato de que fazer "o diferente" seja muito trabalhoso, e
assim sendo acomodam-se a repetição.
Como o líder poderá perceber que seu subordinado tem capacidade para outras
atividades, para ser promovido, se o mesmo, nunca oferecer nada além do
rotineiro e esperado?
Existem casos em que as pessoas limitam-se apenas a copiar idéias e projetos,
sem ao menos dar-se ao trabalho de analisar e adaptar a realidade.
Agindo assim estão desperdiçando uma maravilhosa capacidade humana, a
criatividade. As grandes e revolucionarias idéias assim, como as simples, mas,
eficazes idéias, nascem do potencial criativo que todas as pessoas têm. Permitir
que a criatividade floreça é uma atitude de quem acredita em si mesmo e tem
coragem para ousar, mudar, desenvolver novas idéias e projetos.
3- Desperdício de oportunidades para aprender: Todos os dias todos temos
oportunidade para aprender algo novo, no ambiente de trabalho e fora dele.
Quem pode ensinar? Crianças, idosos, colegas de trabalho, pessoas estudiosas,
analfabetos, pessoas que ocupam funções simples, especialistas etc. O
subordinado às vezes tem tanto a ensinar ao seu líder.
Conhecimento e sabedoria podem ser transmitidos, em qualquer lugar, de
inúmeras maneiras, e por todas as pessoas.
A única condição para que uma pessoa esteja em constante aprendizagem é estar
disposta internamente a aprender, e abri mão dos preconceitos para enxergar as
grandes lições.
Desperdiçar as oportunidades diárias de aprendizagem é perder a chance mudar
para melhor, de reinventar-se, de crescer no trabalho e fora dele.