Captação
(1) Termo que reflete uma das principais atividades das instituições financeiras. Quando você deposita um dinheiro em uma caderneta de poupança, abre uma conta corrente, ou simplesmente compra um CDB, estas quantias são consideradas como valores captados pelo banco em questão.
(2) Também pode ser usado para determinar a emissão de títulos no mercado de capitais, através da qual tanto instituições financeiras, empresas e governos conseguem obter recursos para financiar suas atividades. Por exemplo, quando uma empresa brasileira emite um título de dívida no mercado externo, do tipo eurobond, diz-se que a empresa fez uma "captação" no mercado externo.
(3) Operação que tem por objetivo captar recursos, através de emissão de valores mobiliários ou da realização de operação de crédito, como tomador. Canalização de recursos para aplicação em investimentos a curto, médio e longo prazo. Ex.: quando um investidor aplica determinada quantia num fundo de investimento, do ponto de vista da instituição na qual a aplicaçào foi feita, esta quantia é considerada como "captada".
|