Oferta
1-) Em uma definição genérica, oferta é tudo aquilo que se leva aos mercados para venda. Um trabalhador, por exemplo, vende (ou oferta) o seu trabalho; as empresas ofertam produtos e serviços. Uma das maneiras de se medir a riqueza de um país é pela sua oferta agregada, ou seja, a soma de tudo o que é produzido na economia. A oferta agregada depende do capital investido (em máquinas, equipamentos, instalações, terra, entre outros), do número de trabalhadores e sua produtividade. A tecnologia influencia a oferta, pois aumenta a eficiência do capital e a produtividade dos trabalhadores.
2-) Colocação à disposição do mercado de bens ou serviços. Por extensão: volume de bens e serviços colocados assim à disposição da demanda.
3-) Em economia e ciências correlatas, é a quantidade de um determinado preço, em determinada unidade de tempo. Seus três elementos componentes são: fatores objetivos, subjetivos e condicionantes. O fator objetivo é quantidade-preço; o subjetivo é a disposição de vender; e o condicionante é custo-preço. Não confundir com proposta (offer), nem proposta com lance (bid).
|