Market Maker
1-) Na tradução literal, significa formador de mercado. São instituições que têm habilitação técnica e capacidade financeira para se comprometer a manter ofertas permanentes de compra e venda para determinadas quantidades de ações ou outros ativos. A bolsa é quem estipula o tamanho do lote mínimo de ações e o spread - taxa adicional de risco - máximo entre a oferta de compra e venda que o market maker é obrigado a manter diariamente no mercado.
2-) Termo em inglês que designa instituição contratada por uma empresa de capital aberto para manter oferta firme de compra e venda de suas ações (bolsa, mercado de balcão ou eletrônico) com o intuito de garantir liquidez a esses papéis. É importante ressaltar que essas instituições (ou profissionais) não podem, de maneira alguma, ter acesso a informações privilegiadas sobre a companhia, devendo basear suas operações somente nas informações públicas. A contratação, ou dispensa, do market-maker deve ser comunicada ao mercado como sendo um fato relevante, ficando a cargo da Bolsa de Valores estabelecer as regras para que operem no mercado.
3-) É um membro da Bolsa, cuja função é ajudar a estimular o mercado, colocando ofertas de compra e venda para si próprio na falta de investidores dispostos a comprar ou vender um determinado ativo. Geralmente têm-se mais de um market maker para um determinado ativo.
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