Carreira / Emprego - "Seu valor é sua utilidade", garante consultor
No mercado de trabalho, o seu valor é a sua utilidade. O que você faz é o que
realmente interessa para a liderança, garante o consultor Gutemberg B. de
Macedo. O problema é que muitos profissionais ainda não se deram conta disso!
"Se as pessoas não são capazes de agregar e adicionar valor aos negócios, todos
os dias, estão preparando o terreno para a própria execução. Se você é ambicioso
e aspira conquistar postos mais elevados e com mais responsabilidades, precisa
convencer o seu chefe sobre sua real utilidade, para ele e para a organização",
afirma.
"Peso morto"
Conforme afirmou o especialista, nenhuma empresa é obrigada a carregar o que ele
chama de "peso morto", que é aquele profissional com mentalidade arcaica,
apavorado, que se arrasta todos os dias para o trabalho e incapaz de interagir
de maneira positiva e construtiva com os colegas.
Este tipo de profissional ainda é inábil quando exposto a seus clientes,
fornecedores e credores, nunca é capaz de apresentar solução para os problemas
de sua área, é um "poço de problemas", medroso e avesso a riscos e, além disso,
é incapaz de definir com clareza seus pontos fortes. Desta maneira, quem
consegue avaliar seu valor?
Para convencer o líder de seu valor, o profissional deve tomar as seguintes
atitudes, segundo o consultor:
- Tornar-se um aliado estratégico do chefe
- Ser verdadeiro e autêntico no seu relacionamento com o líder
- Ajudar o líder a crescer na organização, o que também ajudará a si mesmo
a conquistar cargos mais altos
- Nunca partilhar os segredos dos superiores
- Respeitar os superiores
- Jamais contrariar as decisões tomadas pelo chefe. "Você tem todo o
direito de escolher a melhor maneira de executá-las, mas não tem o direito
de modificá-las. Se o fizer, poderá pagar altíssimo preço".
Referência:
InfoMoney
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Autor:
Flávia Furlan Nunes
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