Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Mandado de segurança de valor da causa

Petição - Civil e processo civil - Mandado de segurança de valor da causa


 Total de: 15.244 modelos.

 

MANDADO DE SEGURANÇA - EMENDA À INICIAL - VALOR DA CAUSA

EXMO. SR. DR. JUIZ FEDERAL DA M.M. ___ª VARA FEDERAL DE ____________ - SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ____________.

Processo nº

____________ LTDA., qualificada nos autos do processo nº ____________, MANDADO DE SEGURANÇA que impetrou contra o DELEGADO DA RECEITA FEDERAL, Delegacia de ____________, também qualificado, em atenção ao R. Despacho de fls. ___ vem respeitosamente dizer e requerer conforme segue:

1. O R. Despacho de fls. ___ determina que a impetrante emende a inicial "atribuindo novo valor à causa, compatível com o pedido formulado, além de efetuar o recolhimento das custas complementares, pena de cancelamento da distribuição".

2. O pedido formulado na inicial tem o seguinte teor (fls. ___): "Quer a impetrante ver respeitado o seu direito líquido e certo de não ser tributada para pagamento da Contribuição Social - COFINS, incidente sobre receita bruta decorrente de atos cooperativos, a partir de julho de 1999, eis que revogada a isenção da Lei Complementar nº 70/91, a partir de 30.06.99, pela MP 1858-6, artigo 23, o que foi vastamente exposto nesta petição".

3. Entre os fundamentos de tal pedido, está a assertiva de que a receita proveniente de atos cooperativos não se constitui como base de cálculo de tributos.

4. Ora, uma vez que não existe base de cálculo para a incidência da alíquota estabelecida para a exação, é impossível o cálculo do valor que, hipoteticamente, poderia ser objeto de cobrança por parte da autoridade fiscal.

5. Esse é o motivo pelo qual, ao propor a presente ação, a impetrante atribuiu o valor mínimo de R$ _______ (____________ reais), para fins de alçada, eis que é impossível estimar-se o valor econômico da presente demanda.

6. E, em sendo inestimável o valor econômico, a atribuição de valor de alçada como valor da causa é plenamente compatível com o pedido formulado.

7. Além do até aqui exposto, convém ainda lembrar a lição do mestre Hugo de Brito Machado (Mandado de Segurança em Matéria Tributária, Vol. I, RT, 1994, p. 118):

"Há quem entenda desnecessária a indicação do valor da causa. O mandado de segurança tem por fim a obtenção de um fazer, de uma sentença mandamental, por isto seria inadequada a indicação do valor da causa. A prática, todavia, tem consagrada essa exigência. Ademais, a indicação do valor da causa presta-se para o cálculo das custas devidas."

8. No mesmo sentido, Hely Lopes Meirelles (Mandado de Segurança, 21ª ed., Malheiros, 1999, p. 109, atualizada por Arnold Wald):

"O mandado de segurança, como as demais ações cíveis, exige que na petição inicial se declare o valor da causa. Este valor deverá corresponder ao do ato impugnado, quando for suscetível de quantificação. Nos demais casos, será dado por estimativa do impetrante."

Isto posto, requer que V. Exª. reconsidere o R. Despacho de fls. ___, admitindo o valor da causa atribuído pela impetrante na inicial, eis que não é possível estimar-se o real valor econômico da demanda.

N. Termos,

P. E. Deferimento.

____________, ___ de ____________ de 200__.

P.P. ____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Extinção da execução pelo devedor
Pedido de seqüestro de veículo, ante inadimplência de contrato de compra e venda
Ação de repetição de indébito decorrente de cobrança ilegal de taxa de seguro-incêndio, iluminaçã
Interposição de agravo retido de decisão interlocutória que julgou pela necessidade de depósito d
Ação de indenização por danos morais e materiais, em face de difamação de estabelecimento por par
Interposição de agravo de instrumento ante decisão que denegou liminar em medida de arresto
Entrega de coisa incerta
Interposição de embargos de declaração em face de acórdão omisso e contraditório
Autorização judicial para alienação do imóvel, no caso de viagem do herdeiro
Ação de busca e apreensão com alienação fiduciária
Interposição de recurso especial ante à dissídio jurisprudencial, uma vez que não á pacífico o en
Ação civil pública com pedido de tutela antecipada