Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Imobiliário Contestação à ação de desapropriação

Petição - Imobiliário - Contestação à ação de desapropriação


 Total de: 15.244 modelos.

 
Contestação à ação movida pelo Município em razão do valor depositado pelo ente público ser aquém do valor do mercado. Requer perícia para averiguar o real valor.

 

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA .... ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA, FALÊNCIAS E CONCORDATAS DA COMARCA DE ....



............................................., (qualificação), portador da Cédula de Identidade/RG sob o nº ...., inscrito no CPF/MF sob o nº ...., residente e domiciliado na Rua .... n.º ...., na Cidade de ...., por advogado (mandato incluso), apresenta sua

 
CONTESTAÇÃO à AÇÃO DE DESAPROPRIAÇÃO

(autos n.º ....) que lhe move o MUNICÍPIO DE ....................., pessoa jurídica de direito público interno, com sede na Rua ...., na Cidade de ...., o que faz aduzindo e requerendo provar o quanto segue.


1. Pretendendo pagar o irrisório como se justo fosse, e assim, divorciando-se da mene legis do parágrafo 22 do artigo 153 da Constituição da República, oferece o Autor, pelo valioso imóvel expropriado, a inaceitável soma de R$ .... (....).

Perdeu o Autor, de longe, o critério básico que haveria de nortear a oferta: o princípio da reposição. Evidentemente que a pequenez da soma oferecida se mostra incompatível com o bem expropriado; daí esta contestação.

2. Como explica JOSÉ CARLOS DE MORAES SALLES ("A Desapropriação à Luz da Doutrina e da Jurisprudência", editora Revista dos Tribunais, 1980, página 470), "... para que haja justeza e justiça na indenização, é preciso que se recomponha o patrimônio do expropriado com quantia que corresponda, exatamente, ao desfalque por ele sofrido em decorrência da expropriação."

Reputa o contestante como bem de muito mais valia o expropriado; rejeita a oferta e recusa a pseuda "avaliação administrativa" efetuada pelo autor, porque distanciada do valor de mercado, que efetivamente é o que haverá de nortear a deliberação final de Vossa Excelência.

3. Assim, requer o recebimento desta contestação, para o efeito de Vossa Excelência determinar a realização de perícia, na qual avaliado seja o imóvel e possa então ser fixada a justa indenização, nos exatos termos da norma constitucional. Oportunamente indicará assistente técnico e oferecerá quesitos; requer, desde logo, a condenação do autor no valor correspondente à indenização que em razão da perícia for encontrada, mais juros, atualização monetária a partir da data em que o quantum debeatur for encontrado, despesas processuais e honorários advocatícios.

Nestes termos

Pede deferimento.

...., .... de .... de ....

..................
Advogado OAB/...

Veja mais modelos de documentos de: Petição - Imobiliário
Trata-se de contestação à ação sumária de cobrança, alegando-se ilegitimidade passiva e denunciaç
Ação de convalidação de mandato
Locação de imóvel residencial por prazo determinado, com ajuste de caução referente a três meses
Ação de nunciação de obra nova cumulada com divisão de condomínio
Custas processuais de prosseguimento da ação
Contestação à ação de despejo, sob alegação de falta de notificação premonitória para desocupação
Adjudicação de direitos
Ação de despejo cumulada com cobrança de alugueres
Locação de imóvel comercial consistente em rede de lojas em shopping center
Pedido de retificação de registro de imóvel, ante à divisão amigável do mesmo, para expedição do
Administração de direitos
Prestação de fiança por terceiro, em obrigação locatícia