Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Entrevista de emprego - Seleção: responsabilidade de todos 

Data: 17/08/2009

 
 

Quando o departamento de seleção da empresa recebe a solicitação de uma vaga, inicia-se um processo criterioso e fundamental para identificar no mercado o profissional com o perfil adequado para o cargo. Essa tarefa, em muitos casos, é árdua, pois nem sempre encontramos profissionais qualificados em curto espaço de tempo.

Para obtermos maior sucesso na seleção é imprescindível o envolvimento da área solicitante durante todo o processo, e não apenas na última entrevista. Todas as fases que antecedem uma contratação devem ser acompanhadas de perto pelos envolvidos diretos com a vaga em questão.

É cada vez mais comum - sem querer generalizar, claro, mas baseado em estatísticas - as áreas colocarem toda a responsabilidade pelo sucesso ou não da contratação no departamento de seleção. Por que isso ocorre? Os fatores, evidentemente, são diversos, mas é possível se observar, com certa frequência, o distanciamento entre a equipe de RH e as demais áreas da empresa, em que a interação entre ambas é muito pequena.

Muitas organizações têm seu RH tão sobrecarregado de tarefas, que o impossibilita de interagir com os funcionários. O departamento de seleção, por sua vez, torna-se uma área totalmente operacional, o que é lamentável, se considerarmos a importância que os profissionais de Recursos Humanos têm dentro de qualquer companhia, independentemente do porte ou segmento.

Para ser bem-sucedido, todo processo de seleção precisa, necessariamente, da participação das pessoas envolvidas direta ou indiretamente, além dos próprios selecionadores. Para validar esse trabalho e obter êxito na contratação, é importante que as áreas coparticipantes estejam à disposição.

Infelizmente, um erro muito comum cometido pelas empresas é o de canalizar em uma única pessoa (ou área) a responsabilidade pela contratação. A inserção de novos colaboradores na organização deve ser uma decisão - e ação - conjunta, de várias áreas, que atuam mutuamente. Em todo processo de seleção há, evidentemente, muitos acertos, mas, quando os equívocos aparecem, o desgaste emocional e financeiro é muito grande.

Uma forma de auxiliar as áreas "clientes" do departamento de Recursos Humanos a se comprometerem com o processo seletivo é prepará-las para as diversas fases, principalmente para as dinâmicas de grupo e entrevistas. Além disso, é fundamental a troca de impressões entre os responsáveis de setor, sem nunca se esquecer de que os valores da empresa precisam estar muito próximos dos valores dos candidatos. Caso contrário, todo o trabalho poderá ser perdido, pois um lado ou outro não se adaptará.



 
Referência: RH.com.br
Autor: Tânia Zarpelão
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Negócios / EmpreendedorismoUniversidades não ensinam a empreender; profissional deve buscar aprendizado
Carreira / EmpregoPara atuar no Médicos Sem Fronteiras, é preciso ter mais que conhecimento técnico
Carro / VeículoSonho do carro novo: veja alguns cuidados antes de trocar o veículo
Carreira / EmpregoEspecialização: é hora de pensar um pouco mais na sua carreira!
Finanças pessoaisPerfil comportamental influencia na relação das pessoas com o dinheiro
LeisDispõe sobre o Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins e dá outras providências.
Entrevista de emprego"Ir com a cara do candidato" pesa muito no processo seletivo?
AposentadoriaComo é feita a declaração no plano de VGBL tanto para a empresa quanto para o funcionário?
Carro / VeículoCarros: confira os mitos e as verdades sobre os amortecedores
Banco / Cheque / ContaCheque especial: com planejamento, é possível evitar o efeito bola de neve