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Carreira / Emprego - Veja o que leva um profissional a não ser querido no trabalho 

Data: 20/03/2009

 
 
Em toda empresa, há aquele colega de trabalho que ninguém chama para o almoço, o happy hour ou as festas de aniversário. Por algum motivo, ele simplesmente não é querido ou lembrado pelo grupo. Mas qual seria a razão para isso?

De acordo com a diretora da consultoria de imagem RMML, Renata Mello, especialista em etiqueta profissional, a situação, que não é rara, pode ser causada por diversas variáveis e é importante conhecê-las para evitar que isso aconteça a você.

Afinal, relacionar-se é importante para ter uma carreira de sucesso, bem como para desenvolver uma rede de relacionamentos, crucial nos dias de hoje. "Só é visto quem é lembrado", avisa Renata.

Motivos
Confira alguns erros de etiqueta no trabalho que podem causar problemas de relacionamento com o grupo:
  • Ser introspectivo em excesso e nunca se expor;
     
  • No almoço, preferir ficar sozinho;
     
  • Não expor seus gostos nem falar nada sobre a vida pessoal;
     
  • Ser uma pessoa mal-humorada, de mal com a vida;
     
  • Só reclamar o tempo inteiro: de dor, do trabalho, da empresa...;
     
  • Fugir do amigo secreto da empresa, da festa de confraternização, do happy hour ou dos eventos promovidos pelos colegas. Se alguém recusa três vezes a ida a algum evento, na quarta, ninguém irá chamá-lo;
     
  • Fofocar sobre os problemas alheios ou ser o famoso "dedo-duro". Ninguém confia em pessoas que falam demais;
     
  • Falar mal dos colegas para se promover. Lembre-se de que as pessoas percebem quando alguém age de má-fé;
     
  • Se aproveitar de um colega. Cuidado com essa atitude! Os demais podem tomar as dores do colega prejudicado;
     
  • Ser o sabe-tudo do grupo, que nunca está errado e tem resposta pronta para qualquer questão;
     
  • Fazer questão de mostrar que sempre tem a vantagem, que suas coisas são melhores do que as do colega. Apesar de isso ser um indício de insegurança, e não de arrogância, pode irritar os demais!
     
  • Ser arrogante. Sabe aquela pessoa com a auto-estima nas alturas? Ela pode não perceber, mas é bastante desagradável;
     
  • Não ter caráter ou firmeza nas atitudes. É importante ser ético e justo, não importa o que aconteça. Um passo em falso pode ser o fim da reputação do profissional no mercado.


 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Karin Sato - InfoMoney
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