Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Experiência apenas em empresa familiar impede busca por colocação? 

Data: 13/09/2007

 
 

Depois de ter terminado a faculdade, você logo começou a trabalhar na empresa de um parente. Com a intenção de ficar apenas alguns meses, acabou ficando bem mais tempo.

Imagine que você passou a vida inteira apenas nesta companhia, mas agora pretende buscar outras oportunidades no mercado de trabalho, seja porque o negócio não deu certo ou por escolha particular. Essa experiência pode ajudar ou atrapalhar seus objetivos?

De acordo com a consultora de Recursos Humanos do Grupo Catho, Gláucia Santos, ter apenas a experiência de trabalhar em empresa familiar pode ser prejudicial no momento da busca por uma colocação somente se o candidato mostrar certo comodismo.

Sem desafios
Se ficar claro que a pessoa não buscou nenhum tipo de aprendizado diferenciado, trabalhar na empresa familiar vai ser visto de forma negativa.

Isto porque pode-se pensar que a pessoa ficou naquele posto por não querer novos desafios e por ter a segurança de não ser mandado embora porque tinha parentes na empresa. Este tipo de pensamento coloca em dúvida a competência do profissional.

O que deve ser feito para driblar esta realidade é sempre buscar mais aprendizado dentro da empresa familiar. Mude de cargos e de funções ou faça projetos inovadores. Mas deixe claro aos selecionadores estas atividades.

Depende do cargo
Segundo a consultora, se a pessoa ocupou durante todo o tempo cargos de chefia, isto pode ser visto como negativo no momento da busca por outra vaga no mercado de trabalho.

"O selecionador pode ver com preconceito porque esta pessoa terá mais dificuldades em lidar com a liderança dos outros e com a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas)", disse.

Esta pessoa ainda deve tomar cuidado com o comportamento. Isto porque, se antes tinha mais liberdade por estar num ambiente familiar, agora a relação é mais formal.

Deixe claro para o selecionador que sabe diferenciar estas duas situações, falando apenas quando perguntado e não conversando paralelamente durante a exposição de outros candidatos.



 
Referência: Administradores.com.br
Autor: infopessoal
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Finanças pessoaisAtitude hoje, dinheiro e sonhos amanhã
Currículo (curriculum)Os Doze Pecados Capitais de um Currículo
LeisNovo Código Civil → Lei nº 10.406 de 10/1/2002 (Parte Especial) »»» Livro V - Do Direito das Sucessões »»» Título I - Da Sucessão em Geral
Economizar / PouparCustomização: renove suas roupas com estilo e sem gastar muito
Carreira / EmpregoCriatividade: quando ela passa de ponto positivo a negativo no trabalho
AposentadoriaPrevidência: qual a melhor forma de receber o dinheiro da aposentadoria?
Negócios / EmpreendedorismoO que seus clientes querem
Carreira / EmpregoAprimore a carreira enquanto planeja a pós-carreira
ImóveisValorize seu imóvel antes de vendê-lo
Carreira / EmpregoContratação: erros de português podem fazê-lo perder a tão sonhada vaga