Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Empréstimo / Financiamento - Vai parcelar? Fiquei atento para não sair no prejuízo 

Data: 30/05/2007

 
 
Vai comprar a prazo? Antes de assinar vários cheques ou, então, abrir um crediário para levar para casa aquele produto que você tanto precisa (ou quer precisar), leve em consideração algumas orientações da Fundação Procon de São Paulo.

De acordo com o órgão, a primeira coisa a se fazer é pesquisar tanto o local onde a compra será feita quanto o produto ou serviço que você deseja adquirir.

Preço à vista x parcelado
Deve-se levar em consideração que nem sempre um baixo preço à vista representa uma menor cobrança a prazo, por conta da incidência de juros. Da mesma forma, não é porque determinada taxa de juro é baixa que o preço final será reduzido, por conta do valor à vista.

Portanto, não compre por impulso: faça as contas e analise qual será o preço final do produto.

Fique atento
Vale lembrar que as informações básicas sobre o serviço, já previstas no Código de Defesa do Consumidor, foram reforçadas por decreto federal que começou a valer em dezembro passado. Portanto, quem compra um produto tem direito a saber:
 
  • preço à vista e a entrada;
  • número e a periodicidade das parcelas;
  • total a prazo;
  • taxas de juros;
  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF);
  • Taxa de Abertura de Crédito (TAC) e
  • acréscimos quando alguma parcela deixar de ser paga.

    A fundação lembra que a multa por atraso só pode corresponder a 2% do valor da prestação.

    Além disso, quando se decide pagar antecipadamente a dívida, seja do valor total ou de parte dele, a cobrança embutida de juros, assim como outros acréscimos, deve ser descontada.

    Na hora de marcar o preço
    A principal mudança contida no decreto assinado em setembro do ano passado e que passou a valer em dezembro é a forma pela qual os comerciantes devem dispor os preços. Podem ser escolhidas três formas: etiquetas fixas na embalagem, códigos de barras ou o chamado código referencial.

    Uma vez que tenha selecionado o código de barras, etiquetas com o preço devem ser afixadas próximas aos produtos. Além disso, a cada 15 metros deve haver uma máquina com leitura ótica para que o consumidor possa fazer a conferência dos valores.



  •  
    Referência: Msn Seu Dinheiro
    Autor: infomoney
    Aprenda mais !!!
    Abaixo colocamos mais algumas dicas :

    Assunto:Perguntas:
    Modelos de documentosComodato de Móveis Residenciais
    Carreira / EmpregoQuer ser mais criativo? Então desacelere…
    ConsumidorVai assinar revista ou jornal? Veja quais cuidados tomar
    Empréstimo / FinanciamentoVeja cuidados com abordagem na rua para empréstimos e contratos de serviços
    CambioCom geração Y, diminuem as diferenças entre homens e mulheres na liderança
    Impostos / TributosVocê sabe quanto paga de imposto com as despesas escolares de seu filho?
    Carreira / EmpregoComo Ser Reconhecido e Promovido Rapidamente
    Carreira / EmpregoEstá em período de experiência? Saiba o que a empresa irá avaliar
    Carreira / EmpregoCriatividade nas empresas – verdade ou ilusão?
    Dívidas / Endividado ?Financiamento, consórcio, consignado: veja os problemas de ficar em débito