Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    

 
Primeira edição do JB Digital traz artigo do presidente Lula

 
JORNAL DO BRASIL Primeira edição do JB Digital traz artigo do presidente Lula Jornal 100% digital conta com equipe de 150 colaboradores PR Newswire do Brasil RIO DE JANEIRO 31 de agosto de 2010

Jornal 100% digital conta com equipe de 150 colaboradores

RIO DE JANEIRO (31/8/2010) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina amanhã artigo de destaque na nova fase do JB, que torna-se, a partir desta quarta-feira (1º/9/2010), o primeiro jornal 100% digital do País no www.jb.com.br .

Na semana passada, os jornalistas do Jornal do Brasil, Leandro Mazzini, Luiz Orlando Carneiro e José Aparecido Miguel, acompanhados de Alessandro Pessanha, da área de Tecnologia, apresentaram ao ministro de Comunicação Social, Franklin Martins, em Brasília, o projeto de migração do jornal impresso para a ferramenta digital.

Jornalista, Franklin Martins considerou a nova fase com naturalidade, mostrando-se simpático à adoção de novas tecnologias por veículos de comunicação. "Há alguns anos, pensava diferentemente. Não sabemos exatamente o futuro, mas acredito que, em 25 anos, por aí, todos os jornais deixarão o papel, transferindo-se para o meio digital", disse.

O ministro da Comunicação Social do Governo Lula lembrou ainda que a nova fase do JB é um desafio para outros grandes jornais brasileiros, para se saber se vão migrar ou não para o digital, e em quanto tempo.

Na nova fase, o Jornal do Brasil continuará ágil, moderno e influente, seguindo seu caminho de pioneirismo. Foi, já em 1995, o primeiro jornal brasileiro na internet.

Comunicado e anúncios divulgados pelo jornal enfatizam que a nova fase é feita em sintonia com os assinantes e leitores do JB. Nessa era de leitores digitais e Internet, acrescida pela problemática ecológica, a ampla consulta que realizamos sobre o futuro confirmou que a maioria quer modernidade. Estar à frente do seu tempo.

À semelhança de tantos veículos de comunicação de elevado prestígio no mundo todo, o Jornal do Brasil quer atualizar seus modos de interação com o público leitor, privilegiar práticas ecologicamente sustentáveis e aperfeiçoar-se em tecnologias de última geração.

Não haverá, nesse contexto, qualquer alteração na linha editorial de independência e de qualidade que há 119 anos distingue o Jornal do Brasil.

Ao contrário do que vêm propagando alguns poucos mal-informados, o Jornal do Brasil está caminhando para uma nova e melhor fase, com uma decisão que repercute, positivamente, no País e no exterior.

Os custos econômicos e ambientais do papel são insustentáveis. Mais que isso, são desnecessários. Um dos exemplos: A cada dia em que um jornal como o JB não é impresso em papel, 72 árvores deixam de ser cortadas. Dado o maior ou menor número de cadernos durante a semana, ao longo de um ano são mais de 30 mil árvores poupadas. Em um ano, com a versão digital, são preservadas áreas florestais correspondentes a mais de 1.200 Maracanãs, referência ao famoso estádio de futebol do Rio de Janeiro.

Para o Jornal do Brasil, julgar que jornal e papel são sinônimos equivale a achar que um canal de televisão é o próprio aparelho de TV. Ou que a emissora de rádio não terá êxito se não for também produtora de rádios portáteis ou de mesa. Ou então que sites deveriam fabricar seus próprios computadores.

Um jornal, no século 21, é o resultado de um elo de confiança e interação entre o público-leitor e uma marca secular de credibilidade. Elo potencializado pelas novas tecnologias da informação.

O JB estará compatível com todos os leitores digitais (iPad, Kindle, Alfa, Nook, Mix, Libre). Seu design moderno e amigável, em papel eletrônico, será automaticamente adaptada à tela de qualquer computador.

Ainda assim, qualquer leitor poderá imprimir, seletivamente e sem desperdício de papel, a parte do jornal que deseja em sua casa ou escritório.

As três principais áreas de conteúdo

Nessa nova fase, o conteúdo digital do JB se dividirá em 3 áreas de concentração:

(I) Tempo Real: alimentado e produzido por fontes próprias e as melhores agências de notícias brasileiras e internacionais. O Tempo Real também trará "aperitivos" (pequenas notas ou , no caso de matérias mais extensas, parágrafos que agucem o apetite para que o leitor venha a aderir à versão de conteúdo reservado do JB Digital. O Tempo Real terá conteúdo expandido em foto, vídeo e som.

(II)JB Digital: o tradicional Jornal do Brasil que concentra os grandes diferenciais de conteúdo que sempre categorizaram o jornal. Inicialmente, o JB será, como hoje, um produto diário desenhado para plataformas de software amistosas ao leitor (reader-friendly) em computadores e aparelhos móveis de qualquer tipo (laptops, desktops, iPhones, blackberries ou os modernos leitores digitais, como iPad, Kindle, Mix etc.).

Bastará ao leitor acessar o site jb.com.br e clicar no ícone do JB Digital para que as páginas eletrônicas do jornal se adaptem imediatamente ao formato da tela de seu computador, com mouse, ou onde disponível, pelas telas interativas, será possível aumentar ou diminuir a fonte e as imagens de cada matéria.

Este produto estará disponível mediante assinatura mensal de R$ 9,90, o equivalente a 20% do preço da antiga assinatura em papel. Porém, com o lançamento da nova fase do Jornal do Brasil, o conteúdo digital será aberto para toda a população gratuitamente por quinze dias.

(III) Blogosfera (Sociedade Aberta): Haverá muitos blogs interativos com os principais colunistas e articulistas do JB. Além da mídia colaborativa mediante a editoria 'Sociedade Aberta', marco da democracia digital no Brasil.Assim é nas marcas de mídia das democracias mais avançadas do mundo. O Blogosfera também trará o inovador JBWiki!, jornal produzido e alimentado 100% pelos leitores.

Em breve, o JB também relançará, com novas ferramentas tecnológicas, suas tradicionais marcas 'Programa', 'Ideias', 'Domingo' e 'JB Ecológico'.

O Jornal do Brasil também continuará cada vez mais a promover sua área de conferências e eventos. Debater o Rio de Janeiro e o Brasil em várias partes do Brasil e do mundo tem sido um traço marcante do JB.

FONTE: JORNAL DO BRASIL

Contato: Paulo Marcio Vaz - Editor

E-mail: paulo.marcio@jb.com.br

Fones (5521) 3923 - 4497 / 55 21 8101-4472

 


Data da notícia: 31/08/2010 18:01:00

Caso queira ver mais notícias, clique aqui e veja nosso índice completo de notícias da PR Newswire.