Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Contra-razões de apelação de ausência de materialidade

Petição - Penal - Contra-razões de apelação de ausência de materialidade


 Total de: 15.244 modelos.

 

CONTRA-RAZÕES - APELAÇÃO - AUSÊNCIA DE MATERIALIDADE

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA _____ VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ____________________ (___).

processo n.º _______________

objeto: oferecimento de contra-razões.

__________________________, brasileiro, casado, pedreiro, residente e domiciliado nesta cidade de ___________________, pelo Defensor Público subfirmado, vem, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, no prazo legal, por força do artigo 600 do Código de Processo Penal, combinado com o artigo 128, inciso I, da Lei Complementar n.º 80 de 12.01.94, ofertar, as presentes contra-razões ao recurso de apelação de que fautor o MINISTÉRIO PÚBLICO, propugnando pela manutenção integral da decisão injustamente reprovada pelo ilustre integrante do parquet.

ANTE AO EXPOSTO, REQUER:

I.- Recebimento das inclusas contra-razões, remetendo-se, após, os autos à superior instância, para a devida e necessária reapreciação da temática alvo de férreo litígio.

Nesses Termos

Pede Deferimento.

___________________, ____ de ___________ de 2.0__.

_______________________________
DEFENSOR PÚBLICO TITULAR

OAB/UF _____________.

EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO ____________________.

COLENDA CÂMARA JULGADORA

ÍNCLITO RELATOR

"No processo penal, máxime para condenar, tudo deve ser claro como a luz, certo com a evidência, positivo como qualquer expressão algébrica. Condenação exige certeza..., não bastando a alta probabilidade..., sob pena de se transformar o princípio do livre convencimento em arbítrio"(RT 619/267)

CONTRA-RAZÕES AO RECURSO DE APELAÇÃO FORMULADAS POR:

____________________________________

Em que pese a brilho das razões dedilhadas pelo Doutor Promotor de Justiça que subscreve a peça de irresignação estampada à folhas ___________ dos autos, tem-se, que a mesma não deverá vingar em seu desiderato mor, qual seja, o de obter a reforma da sentença que injustamente hostiliza, porquanto o decisum de primeiro grau de jurisdição, da lavra do notável e operoso julgador monocrático, DOUTOR ___________________, é impassível de censura, visto que analisou como rara profundidade, proficiência e imparcialidade o conjunto probatório hospedado pela demanda, outorgando o único veredicto possível e factível, uma vez sopesada e aquilatada a prova parida no contraditório.

Irresigna-se o honorável integrante do MINISTÉRIO PÚBLICO, no que concerne a absolvição do recorrido, alinhando como principal argumento que a materialidade do delito repousa nas fotografias atreladas ao laudo pericial de folhas _________.

Entrementes, ousa o apelado divergir do postulado Ministerial, pela simples e comezinha circunstância, de que as fotografias referidas, integram o laudo, sendo que a nulidade deste se irradia sobre àquelas. Conclusão inversa, afrontaria a lógica e o bom senso.

Mais, a nulidade do laudo, já é questão preclusa, de sorte que uma vez proclamada pela sentença, não foi objeto de rebeldia, no recurso interposto.

Em assim sendo, temos que a nulidade do laudo pericial, conduz a sua inexistência para efeito processuais, o qual é de rigor, seguindo-se aqui a dicção do artigo 173 do Código de Processo Penal.

Na seara jurisprudencial, interativa é a jurisprudência, cuja decalque assoma obrigatório:

TJSC - APELAÇÃO CRIMINAL. CRIME DE INCÊNDIO. AUSÊNCIA DE EXAME PERICIAL. MATERIALIDADE NÃO COMPROVADA. ABSOLVIÇÃO DECRETADA. RECURSO PROVIDO. EXTENSÃO DA DECISÃO AO CO-RÉU, NÃO APELANTE. ART. 580 DO CPP. INEXISTÊNCIA MATERIAL DO FATO. POSSIBILIDADE.

(Apelação criminal nº 98.011870-0, Segunda Câmara Criminal do TJSC, Joinville, Rel. Des. Álvaro Wandelli, j. 10.11.1998)

No campo doutrinário outro não é o magistério do consagrado penalista, ADALBERTO JOSÉ Q. T. DE CAMARGO ARANHA, in DA PROVA NO PROCESSO PENAL, São Paulo, 1.996, Saraiva, 4ª edição, onde à página 165, leciona, com sua peculiar autoridade:

"a-) Se o delito se inclui entre os que deixam vestígios, a prova pericial é essencial, obrigatória, não suprível por outra, sequer pela confissão do acusado, importando sua ausência na absolvição por falta de prova quanto ao fato criminoso (C.P.P, art. 386, II)."

Por conseguinte, carecendo o feito de prova da materialidade do delito imputado ao denunciado, tem-se, que a improcedência da ação penal assoma imperativo e inexorável.

Destarte, a sentença injustamente repreendida pelo dono da lide, deverá ser preservada em sua integralidade, missão, esta, confiada e reservada aos Preclaros e Cultos Desembargadores que compõem essa Augusta Câmara Criminal.

ISTO POSTO, pugna e vindica o recorrido, seja negado trânsito o recurso interposto pelo Titular da ação penal pública incondicionada, mantendo-se intangível a sentença de primeiro grau de jurisdição, pelos seus próprios e judiciosos fundamentos, com o que estar-se-á, realizando, assegurando e perfazendo-se, na gênese do verbo, o primado da mais lídima e genuína JUSTIÇA!

____________________, em ____ de _____________ de 2.0____.

_____________________________
DEFENSOR PÚBLICO TITULAR

OAB/UF _________


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal
Recurso e razões de apelação de furto simples
Requerimento para realização de exame de cessação de periculosidade com relação ao réu
Alegações finais por parte de réu, em processo-crime
Requer a que o acusado seja incurso nas penas do artigo 121§2º ii do código penal
Contra-razões ao tráfico de entorpecentes
Razões de recurso de agravo em execução de substituição de prestação pecuniária por outra pena re
Embargos infringentes em apelação criminal
Alegações finais do Ministério Público, em ação penal instaurada pelo crime de furto mediante uti
Alegações finais de instrução probatória deficiente
Contra-razões ao recurso de apelação de absolvição de roubo
Recurso e razões de nulidade da decisão de rompimento da correlação
Alegações finais em crime de apropriação indébita