Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Alegações finais de desclassificação de perícia por tóxicos

Petição - Penal - Alegações finais de desclassificação de perícia por tóxicos


 Total de: 15.244 modelos.

 

ALEGAÇÕES FINAIS - TÓXICOS - DESCLASSIFICAÇÃO - PERÍCIA

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ______ VARA CRIMINAL DA COMARCA DE _________________ (___).

processo-crime n.º _____________

alegações finais

_________________, brasileiro, convivente, dos serviços gerais, residente e domiciliado nesta cidade de ______________, pelo Defensor Público subfirmado, vem, com todo acatamento e respeito a presença de Vossa Excelência, oferecer, as presentes alegações finais, aduzindo o quanto segue:

PRELIMINARMENTE

Segundo vislumbra-se dos laudos periciais de folhas _______, temos que a perícia limitou-se ao exame perfunctório da droga apreendida, realizando a perícia por amostragem.

Com o que temos que somente a droga positivada pelo exame pericial é apta a servir de estamento de materialidade para o delito em comento, haja vista, que somente esta teve atestado sua idoneidade toxicológica, imprescindível, para aquilatar-se e atestar-se seu princípio ativo, ou seja, de que o material é tóxico e não atóxico.

Temos, pois, que o material tóxico resume-se a 1.465 gramas pelo laudo n.º ______; 0.761 miligramas pelo laudo n.º ___________; e 4,780 gramas pelo laudo n.º ___________.

DO MÉRITO

Pelo que se afere do termo de interrogatório de folhas ________, o réu admitiu que a droga lhe pertencia, obtemperando que a mesma destinava-se para seu consumo, haja vista, ser dependente químico.

De resto, é de clareza superlativa, que o réu em nenhum momento desenvolveu qualquer atividade vinculada a traficância, mormente, a irrogada pela denúncia, consistência na mercancia, ou seja, a venda da droga.

Registre-se também, que o réu teve atestado sua situação de farmacodependente, pelo laudo pericial n.º ________, estampado à folha ________, com diagnóstico positivo para: dependência à múltiplas drogas - CID 10:F19.2

Por seu turno a prova coligida com a instrução do feito, não desautoriza a versão esposada pelo réu, antes lhe empresta foros de agnição, visto que em nenhum momento seus delatores, presenciaram qualquer atividade do réu vinculada ao tráfico.

Outrossim, a ínfima quantidade de material positivado pela perícia, aliado ao fato do réu ser reputado tido e havido como dependente de tóxico, afasta a traficância, a qual exige atos inequívocos para tal fim, inexistentes, na conduta palmilha pelo denunciado.

Neste norte, é a mais lúcida e alvinitente jurisprudência digna de compilação:

"ENTORPECENTES - TRÁFICO - "Segundo a jurisprudência, o elemento quantitativo da substância entorpecente apreendida em poder do acusado não é base ou fundamento por si só, para enquadrar o fato na dicção do art. 12 da Lei Antitóxicos. Sem outros indícios que possam induzir a uma conclusão segura sobre a existência desse ilícito, deve o julgador propender pela condenação nas penalidades da infração denominada de porte de entorpecente para uso próprio, mormente, quando, em relação a este, existir prova pericial da dependência psíquica do réu" (TJSC - AC 23.482. Rel. AYRES GAMA - JC 60/246).

Demais, segundo sinalado pelo Desembargador SILVA LEME, a prova para a condenação, deve ser plena e irrefutável no concernente a atividade ligada a traficância, sendo impossível inculpar-se alguém pelo delito previsto no artigo 12 da Lei Antitóxicos, por simples presunção de traficância. Nos termos do acórdão, da lavra do Eminente Magistrado, extraí-se pequeno excerto, que fere com acuidade a matéria sub judice:

"Sendo grande quantidade de tóxico apreendida, induz seu tráfico. Mas ninguém pode ser condenado por simples presunção, motivo por que para o reconhecimento do delito previsto no art. 12 da Lei 6.368/76, se exige a prova segura e concludente da traficância" (RT 603/316).

Ante, pois, a tal contexto, afigura-se imperiosa e inexorável a desclassificação do delito de tráfico, para o de uso de substância entorpecente, contemplado pelo artigo 16, da Lei n.º 6.368/76.

POSTO ISTO, REQUER:

I.- Seja acolhida a preliminar, para o efeito de situar-se a materialidade da droga, em seu aspecto quantitativo, apenas e tão somente àquela positivada pelos laudos periciais, observado: 1.465 gramas pelo laudo n.º _______; 0.761 miligramas pelo laudo n.º ________; e 4,780 gramas pelo laudo n.º ________.

II.- No mérito, forte nas ponderações elencadas supra, referendadas pelo laudo pericial, o qual atestou de forma inconcussa e incontroversa, que o réu constitui-se em dependente de substância entorpecente, postula-se pela desclassificação do delito de tráfico, para o de uso de substância entorpecente, respondendo, o réu pelo delito capitulado pelo artigo 16, da Lei 6.368/76, reduzindo-se a pena, salvo melhor juízo em 2/3 (dois terços), face incidir ao caso submetido à desate, o parágrafo único do artigo 19 da Lei n.º 6.368 de 21 de outubro de 1976.

Nesses Termos

Pede Deferimento.

_________________, ___ de __________________ de 2.00__.

____________________________
DEFENSOR PÚBLICO TITULAR.

OAB/UF ______________.


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal
Habeas corpus de excesso de prazo na formação da culpa (02)
Acompanhamento psicossocial
Razões de apelação de estupro
Pedido de juntada de fotocópia de documento de identidade em autos de liberdade provisória
Exceção de suspeição de órgãos auxiliares
Agravo em execução interposto contra decisão que concedeu indulto humanitário
Alegações finais de estelionato de cheque emprestado
Alegações finais de memoriais apresentados pelo Ministério Público, nos quais pugna-se pela pronú
Réu sofrendo manifesto constrangimento ilegal por parte do juiz de direito
Contra-razões de agravo em execução, pela manutenção da decisão que denegou pedido de Livramento
Razões de recurso de decisão contrária a prova dos autos
Alegações finais por parte de réu que se apresentou espontaneamente à polícia