Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil ação de petição de alimentos pelo cônjuge-varão

Petição - Civil e processo civil - ação de petição de alimentos pelo cônjuge-varão


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE PETIÇÃO DE ALIMENTOS PELO CÔNJUGE-VARÃO

Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da ____ª Vara de Família da Comarca de _________ - UF

Objeto: Ação de Petição de Alimentos pelo cônjuge-varão.

____________, brasileiro, separado judicialmente, aposentado por invalidez, inscrita no CIC-MF sob nº _________ e portador de Cédula de Identidade nº ____________-SSP-UF, expedida em ___ de _________ de _____, residente e domiciliado em _________, na Rua _________, nº ____, Bairro _______, vêm, mui respeitosamente perante Vossa Excelência, por seu procurador que esta subscreve (ut instrumento procuratório em anexo, Doc. 01, o qual recebe intimações na Rua _________, nº ____, Sala ____, Bairro _______, em _________ - UF, nos termos da Lei nº 5.478, de 25 de julho de 1968, combinado com o § 5º do artigo 226 da Constituição Federal, propor a presente

Ação de Alimentos, de rito especial, contra sua ex-esposa ____________ (nome, qualificação, endereço), em razão dos seguintes fatos e fundamentos que passa a expor:

1.- A autor foi casado com a suplicada durante 15 (quinze) anos e estão separados judicialmente desde ___ de ________ de _______, conforme faz prova a documentação anexa, Doc. 02.

2.- Em virtude da separação judicial o autor se afastou do lar conjugal, passando a viver em imóvel alugado. Porque ambos possuíam rendimentos próprios, não restaram fixados alimentos a nenhuma das partes.

3.- Ocorre que, após a separação judicial, o autor sofreu acidente um acidente automobilístico que o impossibilitou de continuar a trabalhar, estando, atualmente, aposentado por invalidez e percebendo um rendimento mensal de pouco mais de um salário mínimo.

4.- Em decorrência das condições de saúde do autor necessita de tratamento médico, fisioterapia constante, além de cara medicação, que ele não tem condições de manter.

5.- Por outro lado, a ex-esposa está bem financeiramente, tem trabalho fixo que lhe rende valores suficientes para levar uma vida sem apertos.

Percebe, mensalmente, a quantia de R$ ______ (____________), junto à empresa ____________, estabelecida na Rua ____________ nº ________, Bairro ____________, nesta Cidade, fato que poderá ser confirmado mediante envio de correspondência ao empregador.

Ademais, no momento da separação judicial, ficou com o imóvel que era do casal, o qual ela alugou e percebe os alugueres mensalmente.

6.- A Constituição Federal, no artigo 226, § 5º e no artigo 5º, inciso I, estabelece que os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos pelo homem e pela mulher, e que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, o que vem justificar o dever de prestar alimentos ao autor, uma vez provado o binômio possibilidade da ré x necessidade do autor.

Diante do exposto, requer:

a) a concessão e fixação, em sede liminar, inaudita altera parte, de alimentos provisórios, arbitrando desde logo uma mensalidade, em valores não inferiores a 30% (trinta por cento) dos valores percebidos mensalmente pela ré, independente de prévia distribuição e de anterior concessão de benefício de gratuidade da justiça, consoante determina o artigo 1º da Lei nº 5.478/68;

b) a fim de aferir os rendimentos mensais auferidos pela ré, seja oficiada à empregadora da ré, para que informe, discriminadamente os valores percebidos por essa;

c) seja procedido ao desconto do valor diretamente na folha de pagamento da ré, junto à empresa susorreferida, mediante expedição de ofício nesse sentido, ao empregador;

d) após o desconto em folha de pagamento seja depositado o valor, diretamente na conta corrente do autor, mantida junto ao Banco ____________, agência nº ____________, conta corrente nº ____________, até do dia ____ de cada mês.

e) seja a ré citada para contestar o pedido, querendo, e indicar as provas que pretende produzir, querendo, nos termos do artigo 802 do Código de Processo Civil;

f) seja intimado o presentante do Ministério Público, nos termos do artigo 9º da Lei 5.478/68;

g) a final, será proferida sentença procedente, condenado-se o réu ao pagamento do valor definitivamente fixado a título de pensão alimentícia devida à autora, assim como a condenação ônus da sucumbência e demais despesas processuais, inclusive honorários advocatícios ao percentual de 20% sobre o valor da condenação, mantendo-se a forma de pagamento e de depósito do respectivo valor.

h) protesta provar o legado por todos os meios de prova em direito admitidos, em especial a produção de prova testemunhal, cujo rol desde logo apresenta e, notadamente, o depoimento pessoal da suplicada.

i) seja concedido ao autor o benefício da assistência judiciária gratuita, tendo em vista que o gastos com as despesas processuais virão em prejuízo de seu sustento;

Valor da causa: R$ ______ (art. 259, VI, do CPC)

Nesses termos,

Pede juntada e aguarda deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

________________
Nome do advogado

OAB/___ nº ______

ROL DE TESTEMUNHAS (Nº MÁXIMO DE 03 - ART. 8º DA Lei 5.478/68)

1) nome, qualificação e endereço.

ROL DE DOCUMENTOS

DOC. 01 - PROCURAÇÃO

DOC. 02 - PROVA DA SEP. JUDIC.


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação de indenização por danos morais e materiais, tendo em vista atraso de embarque e extravio de
Conversão consensual de separação em divórcio
Indicação de bens à penhora (01)
Ação declaratória incidental de falsidade de documento
Réplica de ação de reintegração de posse
Interposição de agravo retido de decisão interlocutória que julgou pela necessidade de depósito d
Execução pelo devedor
Interposição de embargos de terceiro, ante penhora de imóvel não pertencente ao executado
Pedido de remoção de curador, face ao descumprimento do compromisso de curatela assumido em juízo
Ação para recebimento de benefício previdenciário
Impugnação à contestação em ação de busca e apreensão, na qual a autora afirma desconhecer a devo
Contestação pelo expropriado, em razão da indenização oferecida pelo poder público em desapropria