Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Pedido de julgamento antecipado da lide em ação de busca e apreensão decorrente de alienação fiduciária

Petição - Civil e processo civil - Pedido de julgamento antecipado da lide em ação de busca e apreensão decorrente de alienação fiduciária


 Total de: 15.244 modelos.

 
Pedido de julgamento antecipado da lide em ação de busca e apreensão decorrente de alienação fiduciária.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

AUTOS Nº .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA

em face de

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

Em que pese os argumentos trazidos pelo Ilustre patrono do Sr. ....., está devidamente comprovado nos autos o Registro do Veículo, bem como a alienação fiduciária em garantia, que tem efeito "erga omnes".

Conforme Vossa Excelência pode observar, a Autora tomou todas as cautelas e medidas para proceder da forma correta, e assim o fez.

Não pode contudo, ser prejudicada e lesada pela negligência dos demais envolvidos.

DO DIREITO

A jurisprudência, em tais casos é pacífica, senão vejamos:

Dec.lei 911/69, art. 1º, parágrafo 10. Alienação fiduciária de veículo automotor. Terceiro de boa-fé. Para que a alienação fiduciária tenha validade contra terceiros, de boa-fé, impõem-se que tal conste também, do certificado expedido pela repartição de trânsito. Lei 728/65, art. 66, parágrafo 10, na redação do Dec.lei 911/69. Precedentes do STJ: Resp-1.774. Recurso Especial conhecido pelo dissídio mas improvido. (STJ - Recurso Especial 13.958 - São Paulo - Rel.: Min. Nilson Naves - DJU de 16/12/91)

Dec.lei 911/69, art. 1º, parágrafo 10. Alienação fiduciária em garantia. Aquisição de veículo automotor por terceiro de boa-fé. A alienação fiduciária de veículo automotor não é eficaz perante terceiro de boa-fé, se não constar do Certificado de Registro previsto no art.52 do CNT. Precedentes do STJ. Recurso especial conhecido pela alínea "c"do permissivo constitucional, mas improvido. (STJ - Recurso Especial 3.262 - Rio Grande do Sul - Rel. Min. Barros Monteiro - DJU de 03/12/90).

Dec.lei 911/69, art.1º. parágrafo 10. Civil.Alienação fiduciária de veículo automotor. Validade contra terceiro de boa-fé. Necessidade de que conste do certificado do registro previsto no artigo 52 do CNT. Precedente. Agravo deprovido. Não encontra ressonância na jurisprudência da Quarta Turma o entendimento de que, para valer contra terceiro de boa-fé, basta que o contrato de alienação fiduciária, de veículo automotor, seja inscrito no Cartório de Títulos e Documentos, adotada a orientação de ser indispensável constar do certificado do registro, previsto no art. 52 do CNT. (STJ- Agravo Regimental no AI 22.669 - Bahia - Rel. : Min. Sálvio de Figueiredo - DJU de 30/11/92).

DOS PEDIDOS

Assim sendo, tendo em vista o veículo apreendido e o Requerido devidamente citado, sem contudo contestar a presente, requer nos moldes do art. 330, I, do CPC seja proferida sentença, nos termos do pedido exordial, julgando procedente a presente ação e consolidando nas mãos da autora a posse plena e exclusiva do bem apreendido.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil