Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Embargos declaração viola os princípios da anterioridade da indelegabilidade de competência tributária

Petição - Civil e processo civil - Embargos declaração viola os princípios da anterioridade da indelegabilidade de competência tributária


 Total de: 15.244 modelos.

 
Embargos declaração viola os princípios da anterioridade (art. 150, iii, b, cf/88), da indelegabilidade de competência tributária (art. 48, i e 150, i da cf/88)

 

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA _______ - ESTADO DO ___.

AUTOS N.º ___ .

______, devidamente qualificado, por seu procurador e advogado que a presente subscreve, vem, respeitosamente, nos autos de AÇÃO DE REPARAÇÃO DE DANOS supra, que promove em face de ___________, com fundamento no artigo 535, inciso II, do Código de Processo Civil, interpor os presentes

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

à r. sentença de fls. 161/164, consoante razões de fato e de direito à seguir aduzidas:

1. Consoante infere-se dos presentes autos, vislumbrando tratar-se de relação de consumo, esse d. juízo entendeu por bem acolher a preliminar de prescrição aventada pela adversa (art. 27, CDC).

Em decorrência, nos termos do artigo desse d. juízo
inNa r. sentença ora embargada, houve decisão pela improcedência do pedido, extinguindo-se o feito com julgamento do mérito, nos termos do artigo 267, inciso I, da Lei Adjetiva.

Consoante infere-se dos presentes autos, acolhendo preliminar aventada pela adversa - prescrição (art. 27, CDC) -, nos termos do artigo desse d. juízo
O decisum, ainda condenou a Embargante ao pagamento dos Honorários advocatícios, fixados em R$ 5.000,00 (cinco mil reais), devendo ser corrigido pelo INPC até a data do efetivo pagamento.

2. Destarte, tem-se que a r. sentença silenciou sobre pontos relevantes do recurso, motivando se interponham os presentes embargos, inclusive para fins de prequestionamento dos temas, qual se comete como ônus da parte.

3. Inicialmente, o julgado revela-se omisso no que tange ao fato de que a aplicação da Taxa Selic, ao caso concreto, é inconstitucional, posto que, ao ser aplicada em matéria tributária, viola os princípios da anterioridade (art. 150, III, b, CF/88), da indelegabilidade de competência tributária (art. 48, I e 150, I da CF/88) e da segurança jurídica (análise sistemática dos inúmeros incisos do art. 5.º da CF/88), além de violar crassamente o princípio da legalidade (art. 150, I, CF/88).

Por outro lado, omisso quanto ao fato de que de acordo com o artigo 161, do Código Tributário Nacional, os créditos tributários recolhidos com atraso ou inadimplidos estão sujeitos a juros de mora, e não juros remuneratórios como são os juros representados pela Taxa SELIC, também, residindo aí a imperatividade da substituição da taxa SELIC pelos juros de 1% a.m., previsto no inciso § 1º, do artigo 161, do Código Tributário Nacional.

Verifica-se, ainda, omissão quanto a ofensa ao princípio da indelegabilidade da competência tributária, estatuído nos artigos 48, inciso I e 150, inciso I da CF/88. Isso porque: "No caso da exigência da Taxa SELIC, o Banco Central do Brasil é o responsável pelo seu controle e divulgação. No entanto, esse órgão não possui competência tributária. De outro lado, nenhuma das pessoas políticas competentes para a instituição e/ou majoração de tributos está legislando, de forma correta e completa, sobre esse encargo financeiro. As leis editadas pelas pessoas políticas dotadas de competência tributária limitam-se a impor a aplicação da Taxa SELIC. Sob esse ponto de vista, nota-se que, na prática, está havendo delegação de competência tributária ao Banco Central".

Não diferente, silenciou, o julgado, no tocante ao fato de que a lei supostamente instituidora da SELIC, também é inconstitucional, por desatendimento ao princípio da legalidade, estatuído no art. 5.º, II e 37 da Constituição Federal de 1988.

Assim, tem por precário o julgado, impondo o suprimento das omissões e obscuridades.

4. Nesse passo, a esse título, diga-se que as omissões verificadas importam em falta de exaustão da prestação jurisdicional, direito que se dá a nível constitucional, e permanecendo, data venia, será causa de infrigência aos artigos 5°, incs. LIV e LV e 93, IX, da CF/88, 458, II e III do CPC, sendo certo que a motivação do decisum, como garantia da parte, apenas se dará se forem apreciadas e decididas as questões relevantes submetidas no processo, especialmente em conta de que, do modo como laconicamente tomada, serve como impedimento à parte de buscar eventual recurso à Superior Instância.

5. PELO EXPOSTO, e pelo que será certamente suprido no notório saber de Vossa Excelência, requer-se o recebimento, conhecimento e provimento dos presentes embargos, para o fim de serem supridas amplamente as omissões apontadas, declarando-se e decidindo-se expressamente a matéria objeto do recurso, inclusive com vistas ao seu prequestionamento, para os fins de direito.

Nestes termos,
Pede deferimento.

_____, __ de ____de __.


____________
OAB/PR Nº _____


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Interdito proibitório em face de estorvo na construção de muro divisório
Assistência judiciária - Impugnação
Contestação à ação indenizatória por expurgos inflacionários em caderneta de poupança
Pedido de nulidade de negócio jurídico em face de transferência de bem ao credor pignoratício
Pedido de julgamento do processo
Pedido de indenização por acidente de trabalho
Contestação de ação de reintegração de posse de imóvel urbano
Requerimento de citação de diretor de instituição bancária em ação cautelar de exibição de docume
Pedido de nulidade de contrato de franquia, ante a falta de informações do negócio
Realização de nova perícia
Pedido para recebimento de embargos de terceiro e suspensão da execução
Ação de execução de título extrajudicial de contrato de locação