Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Contra-razões de apelação de ação de interdito proibitório

Petição - Civil e processo civil - Contra-razões de apelação de ação de interdito proibitório


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE INTERDITO PROIBITÓRIO - CONTRA-RAZÕES DE APELAÇÃO

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA M.M. ___ª VARA CÍVEL.

COMARCA DE _____________ - ___.

Processo nº

Contra-Razões de Apelação

_____________ e _____________, brasileiros, casados entre si, ele motorista, ela professora, ambos residentes e domiciliados a Rua _____________, ____, bairro _____________, CEP _____________, _____________, ___, por seu procurador ao fim assinado, o qual tem endereço profissional a Rua _____________, ____, s. ____, CEP _____________, _____________, ___, Fone/Fax _____________, nos autos da AÇÃO DE INTERDITO PROIBITÓRIO, feito que tomou o nº _____________, movido por CONSTRUTORA _____________ LTDA., qualificada nos autos, em atenção ao R. Despacho de fls. ___ (NE _______), vem apresentar as inclusas contra-razões, cuja juntada requer.

N. Termos,

P. E. Deferimento.

_____________, ___ de _____________ de 20__.

P.P. _____________

OAB/

CONTRA-RAZÕES DE APELAÇÃO

Contra-razões de apelação oferecidas pelos Apelados _____________ E S/M, na Ação de Interdito Proibitório, processo nº _____________, que lhe move a Apelante CONSTRUTORA _____________ LTDA.

Egrégio Tribunal:

A sentença de fls. ___ dos autos, complementada pela decisão de fls. ___, proferida pelo M.M. Juiz de Direito da ___ª Vara Cível da Comarca de _____________ - ___, nos autos do processo nº _____________, não merece as reformas pretendidas pela Apelante, conforme adiante se demonstra:

1. A Apelante moveu a presente ação visando assegurar-se na posse de imóvel de propriedade dos Apelados, tendo em vista notificação recebida para que desocupasse voluntariamente referido imóvel.

2. A origem da posse, no entender da Apelante, estaria em suposta "promessa de dação em pagamento".

3. Contestaram os Apelados, afirmando que a posse se deu em função de empréstimo gratuito (comodato).

4. As partes haviam ajustado contrato de empreitada para construção de uma casa em terreno de propriedade dos Apelados, diverso daquele objeto da presente ação.

5. Os Apelados foram notificados pelo proprietário do imóvel onde residiam para que o desocupassem (doc. de fls. ___).

6. Por esse motivo, necessitavam concluir a casa que estava sendo construída pela Apelante, mesmo que parcialmente, de modo a que pudessem residir no local.

7. Além disso, havia discordância entre as partes com relação a valores que a Apelante buscava cobrar dos Apelados.

8. Assim, amigavelmente, os Apelados procuraram a Apelante para que esta prestasse contas acerca da execução do contrato de empreitada.

9. Do mesmo modo, pediram que a construtora retirasse da obra materiais que lá depositará.

10. Tais materiais acabaram sendo retirados pelos próprios Apelados, eis que a Apelante não o fez, e foram transportados para o terreno objeto da presente ação.

11. Também não foram as contas prestadas extrajudicialmente, surgindo a necessidade de ação judicial para compelir a Apelante a cumprir com essa obrigação.

12. Desse modo, frustradas as tentativas de composição amigável, e já tendo a lide sido instaurada, não havia motivo para que o terreno dos Autores continuasse a servir de depósito para os materiais da Apelante.

13. Além disso, a construtora já havia erigido no local um galpão, providenciado ligação de água e luz, e permitido que funcionários seus ali residissem.

14. É verdade que houve tratativas - antes dos Apelados perceberem que a Apelante cobrava por serviços não executados – para que eventual dívida fosse saldada através da dação em pagamento.

15. Todavia, ao confrontarem a planilha apresentada pela Apelante com os orçamentos, os Apelados verificaram o excesso de cobrança, e a dação, assim, não se concretizou.

16. Tais fatos estão provados, com adiante se demonstra em detalhes.

Necessidade dos Requeridos em concluírem a obra

17. A fls. ___, encontra-se a notificação recebida pelos Requeridos para que desocupassem o apartamento onde moravam.

18. A fls. ___, o rep. da Construtora afirmou, ao ser questionado a respeito da retirada dos materiais:

"é verdade eles queriam ocupar a casa mesmo sem condições de habite-se, porque eles não tinham condições, eles tinham que sair da casa onde eles estavam agora eu tou lembrando, eles estavam morando na casa de uns amigos deles e esse amigo que tinha um filho que ia casar pediu a casa, e então eles não tinham onde ir e não queriam alugar uma outra casa porque era caro e a situação era difícil então eles se sujeitaram a morar naquela situação daquela garagem que estava coberto pelo menos, então eles pediram para limpar e aí eles concluíram mesmo provisoriamente com portas, com janelas, com toda a dificuldade mas foram para lá é verdade"

Existência do depósito de materiais

19. Questionado sobre a existência de materiais depositados no piso que corresponderia à garagem, o rep. da Construtora respondeu:

Fls. 248, v. "[...] teve materiais até os últimos dias, sempre teve material [...]".

Fls. 248, v. "materiais de obra, madeira, ferro, tudo que é de obra, areia".

Fls. 249 "[...] é que como essa obra se arrastou por muitos anos a gente transformou aquilo também em um depósito, então muitas vezes algum material de uma outra obra a gente largava ali [...]".

20. As testemunhas, de forma unânime, indicaram a existência de materiais depositados na garagem, coincidindo a descrição com aquela do rep. da Construtora:

Fls. 253: A testemunha refere que "[...] existia bastante material de construção", e que inclusive um indigente morou no local.

Fls. 254: "lá tinha os palanque...de fazê andaime, tinha umas tábua, tinha aquela chapa de compensado...e alguns ferro tinha por ali."

Fls. 255: "algumas tábuas...folhas de compensado...coisa assim".

Fls. 256: "na época existia muita madeira, compensados...até...pra gente fazê o orçamento ele teve de arreda um pouco do material que tava lá [...] bastante tábua e coisas [...]".

Transporte dos materiais

21. A fls. ___ o representante da Construtora admitiu que os materiais foram transportados pelo Sr. _____________ (Apelado) para o terreno da rua _____________.

22. As testemunhas afirmam que nunca viram nenhum funcionário da Construtora retirando materiais e que quando chegaram no local para trabalhar o local já estava limpo.

23. Também disseram que não seria possível concluir-se a garagem sem a retirada desses materiais, tendo uma delas, inclusive, dito que até para a realização do orçamento tiveram que "arredar" os artefatos.

Não concretização da dação em pagamento

24. A fls. ___, o rep. da Construtora confirma que os Requeridos solicitaram prestação de contas extrajudicialmente e que, quando negada a prestação, recusaram-se a dar em pagamento o terreno:

"aí começou a interferência da família com ele e começaram a pressionar para ele ver afinal de contas antes de assinar a escritura ver como é que estavam os dinheiros, quanto que é realmente que ele estava devendo para nós, isso foi sempre feito na confiança um do outro."

"porque não assinaram, não quiseram mais, porque inclusive faltava uma negativa da prefeitura e essa negativa, tinha que pagar uma negativa para a prefeitura até o dia tal e, eu não me lembro bem, e aí quando foi negado a escritura não foi feito, não foi feito aquela."

25. Como se percebe, os Requeridos somente permitiram a ocupação do terreno porque não tiveram outra alternativa.

26. Ou levavam os materiais para lá, ou não poderiam concluir a garagem e ali residir.

27. Não tendo as contas sido prestadas, e como os Requeridos já imaginavam que houvesse cobrança em excesso, recusaram-se a dar o terreno em pagamento.

28. O pedido possessório feito na inicial (fls. ____) é de manter-se a posse da Construtora assegurada até o trânsito em julgado da ação de prestação de contas.

29. Ora, uma coisa não tem relação com a outra.

30. A ação de prestação de contas foi julgada procedente, e essa decisão transitou em julgado, aguardando-se agora o retorno dos autos à origem para que se proceda à segunda fase da ação.

31. A perícia já demonstrou a existência de cobrança indevida.

32. Mesmo que, ao final da prestação de contas, apure-se saldo em favor da Construtora, o pagamento poderá ser feito em dinheiro.

33. Não pode o presente processo servir para assegurar a posse do terreno a Construtora a título de "garantia", como os mesmos intencionam.

Isto Posto, requerem seja mantida a R. Sentença nos termos em que prolatada, negando-se provimento ao recurso da Apelante.

N. Termos,

P. E. Deferimento.

_____________, ___ de _____________ de 20__.

P.P. _____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil