Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de usucapião ordinário, tendo em vista a existência de posse mansa e pacífica de imóvel pelo lapso temporal necessário

Petição - Civil e processo civil - Ação de usucapião ordinário, tendo em vista a existência de posse mansa e pacífica de imóvel pelo lapso temporal necessário


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação de usucapião ordinário, tendo em vista a existência de posse mansa e pacífica de imóvel pelo lapso temporal necessário.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ..... e ....., brasileiro (a), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., casados entre si, residentes e domiciliados na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vêm mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO DE USUCAPIÃO ORDINÁRIO

em face de

eventuais interessados no imóvel, residentes em local incerto e não sabido, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

Que os requerentes exercem posse há mais de 15 anos, somada a posse de seus antecessores, sempre mansa e pacificamente, sem qualquer contestação, sobre o seguinte imóvel: Terreno com .... m2, ou seja, .... ha, na localidade de .... - Município de ...., com as seguintes características e confrontações: Frente com a faixa de domínio da .... - rumo .... com .... m, de quem olha o imóvel da ...., do lado direito confronta com terras de .... com rumo .... com ....m, do lado esquerdo confronta com o terreno da .... de ..... rumo .... com .... m, nos fundos confronta com terras de .... com o rumo .... com ....m, fecha o perímetro. Tudo de acordo com o mapa e memorial descritivo firmado pelo agrimensor ...., inscrito no CREA sob nº ...., conforme documentos inclusos.

Que o imóvel acima foi adquirido por compra que fizeram de .... e sua mulher .... e de .... e sua mulher ....., através de Escritura Pública de Cessão de Direitos Possessórios lavrada em data de .... de .... de ...., pelo Tabelionato de Notas do Distrito de .... (doc. ....), cujos cedentes conforme declarado no instrumento público, já vinham exercendo a posse mansa e pacífica há mais de .... anos.

Que os requerentes residem no imóvel, sendo respeitados como seus legítimos donos.

DO DIREITO

Prevê o artigo 1238 do Código Civil, que aquele que possuir como seu, mansa e pacificamente, imóvel por determinado lapso de tempo, poderá requerer a sua domínio através de sentença a ser registrada no Cartório Imobiliário, podendo acrescentar o tempo de posse de seu antecessor, para tal, ao que dispõe o artigo 1243 do referido diploma legal, o que ocorre na presente situação.

Que conforme certidão anexa, expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis, o imóvel usucapiendo não se encontra registrado em nome de qualquer pessoa.

DOS PEDIDOS

Isto posto, com base no que dispõem os artigos 1238, 1243 e seguintes do Código Civil, vêm propor a presente USUCAPIÃO ORDINÁRIO, requerendo na forma do artigo 942, do CPC, a citação pessoal dos confinantes a saber: .... e sua mulher e .... e sua mulher, por ofício o Município de ...., na pessoa de seu representante legal, ou quem os tenha sucedido na posse ou propriedade dos imóveis vizinhos. Por edital, os possíveis interessados ausentes, incertos ou desconhecidos, para virem acompanhar todos os atos do processo e, querendo, contestar a presente Ação no prazo legal (art. 232 - IV do CPC).

Requer ainda, na forma do artigo 943 do CPC, sejam cientificados os representantes da Fazenda Pública, do Estado e do Município, bem como intimado o MP para participar de todos os atos processuais, ao que dispõe o artigo 944 do CPC.

Requer, por fim, seja julgada procedente a presente Ação, expedindo-se mandado para transcrição da sentença ao Cartório Imobiliário desta Comarca, conforme dispõe o artigo 945 do CPC.

Dá-se à causa o valor de R$ ......

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Pedido de ressarcimento de despesas cumulado com danos morais
Razões de apelação de honorários de curador especial
Ação ordinária de dissolução de união estável cumulada com alimentos e partilha de bens (01)
Ação de reconhecimento e dissolução de união estável cominada com a partilha de bens
Cobrança de valores decorrentes do inadimplemento de contrato de locação de terminal telefônico
Pedido de extinção de pagamento de prestação alimentícia a ex-cônjuge, em face de novo matrimônio
Mandado de segurança para DETRAN
Ação de indenização por danos morais, em decorrência de publicação de entrevista injuriosa e difa
Ação ordinária de declaração de exoneração de encargos de fiança
Manifestação sobre o laudo
Contestação, por parte de instituição financeira, ante o pedido de suspensão de praça (02)
Embargos à execução por carta