Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de guarda e responsabilidade de menor

Petição - Civil e processo civil - Ação de guarda e responsabilidade de menor


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE GUARDA E RESPONSABILIDADE DE MENOR - GERAL

Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da Vara ____ª da Comarca de _________ - UF

Objeto: Pedido de concessão de guarda e responsabilidade de menor.

____________, brasileira, separada judicialmente, 42 anos de idade, advogada inscrita na OAB-UF sob nº ____________, portadora de Cédula de Identidade nº ____________ - SSP-UF e inscrita no CIC-MF sob nº ____________, residente e domiciliada na Rua _______, nº ____, ap. ____, Bairro _________, nesta cidade, em causa própria, vem, mui respeitosamente perante Vossa Excelência, requerer, nos termos do artigo 33 e seguintes, da Lei nº 8.069/90, a

GUARDA de ____________, brasileiro, estudante, nascido em ____ de ____. de ______, portador de Cédula de Identidade nº ____________ - SSP-UF, expedida em ___ de _________ de ______, atualmente com 16 anos de idade, estudante do 1º ano do 2º Grau, filho de ____________ e de ____________, Certidão de Nascimento em anexo, doc. 01, em função das razões que passa a expor:

1.- ____________ é filho do irmão mais novo da requerente. Os pais de ____________ são divorciados, autos do processo nº ____________, que tramitou junto à ____ª Vara de Família desta Comarca, com sentença transitada em ___ de _________ de _______

Após o divórcio ambos reconstruíram suas vidas casando-se novamente. Ele reside em _________. Ela, em _________ e com o novo casamento tem mais dois filhos pequenos.

2.- Desde o nascimento (e principalmente após a separação judicial) e até há poucos anos atrás, ____________ ficou aos cuidados dos avós paternos, pais da requerente, e sob o amparo financeiro desta, já que os pais também o são, conforme demonstra o contrato do Plano de Saúde ____________, que a requerente paga para os pais e para ____________, doc. 02.

3.- Ocorre que os avós, ambos em idade avançada, não mais conseguem manter o neto (o qual não conta com a ajuda dos pais, pessoas que lutam com dificuldades). O único rendimento dos avós é a reduzida aposentadoria do varão.

O avô passou a enfrentar problemas de saúde, merecendo tratamento constante, conforme demonstra o atestado em anexo, doc. 03, a baixa hospitalar, doc. 04. A requerente assumiu, então, além dos pais, a guarda, o sustento e a responsabilidade do sobrinho, conforme comprova o documento em anexo, doc. 05.). A requerente não possui filhos.

4.- _________ reside com a requerente, sendo ela quem custeia seus estudos (curso de inglês, computação, etc... docs. 06, 07 e 08).

Provam a assertiva acerca de residir com a requerente, a correspondência recebida por _______ (nome da criança/adolescente), do curso de inglês que freqüenta regularmente, onde consta o endereço da requerente, docs. 09 e 10. Outra prova é a Carteira Colegial de compra de passagens escolares, doc. 11, bem como as assinaturas nos boletins escolares.

5.- Deseja, a requerente, regularizar a situação do adolescente ( do qual tem a guarda e responsabilidade somente de fato), por meio de Termo de Guarda e Responsabilidade. Assim, poderá registrá-lo como seu dependente efetivo, para todos os fins e direitos, inclusive previdenciários, junto ao ____________ (Nome do Plano de Saúde), da qual é segurada, em função de ocupar cargo de _________, junto ao Departamento de ________, do Município de ____________, tudo nos termos do §3º do artigo 33 do Estatuto da Criança e do Adolescente - Carteira de Segurada em anexo, doc. 12.

6.- ____________ está em fase de crescimento, precisa de acompanhamento médico, odontológico, farmacêutico, dentre outros, encargos que podem ser suportados pelo plano de saúde a que a requerente é filiada. Ademais, precisa de alguém que esteja presente, acessível a tudo o que precisa e, principalmente que possa representá-lo nas situações em que se faz necessária a presença de um responsável. A requerente o representa de fato, mas em certas ocasiões da vida civil essa circunstância não a autoriza a representá-lo, já que não tem documentos comprobatórios da situação, razão pela qual se faz necessária e urgente a obtenção do termo de guarda e responsabilidade, de pronto.

7.- É de ser ressaltado que os pais não se opõem à tomada de tal providência, conforme retratam os Termos de Autorização que seguem em anexo, docs. 13 e 14, uma vez que viria somente convalidar uma situação já consolidada e, nem se opõem a uma futura adoção do requerido pela requerente. De igual sorte, o adolescente também concorda com a regularização de sua guarda e responsabilidade.

8.- ____________ (nome da criança/adolescente) não possui bens.

Diante do exposto, requer seja:

a) deferida liminarmente a guarda de ____________, nos termos do § 1º do artigo 33 da Lei nº 8069/90, com a expedição do respectivo Termo de Guarda e Responsabilidade em favor da requerente e, a final a sua confirmação por sentença;

b) oficiado o Município ____________ - Divisão de Pessoal, junto ao Centro Administrativo Municipal, para que o registre como dependente nos assentos funcionais da requerente, que porta a matrícula nº ____________;

c) oficiado ao ____________, na Rua ____________, nº _________, Bairro ________, em ____________, para que inscreva o requerido como beneficiário da requerente, matriculada sob nº ____________, com a emissão da respectiva Carteira de Segurado Dependente;

d) concedido o benefício da assistência judiciária gratuita à requerente, tendo em vista que o eventual dispêndio de quantias a título de taxas, custas e emolumentos virá em prejuízo de seu sustento e de seus familiares.

Valor da causa: R$ ______

Nesses termos,

Pede juntada e aguarda deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

_________________
Nome da Requerente

OAB-RS _________

ROL DE DOCUMENTOS:

Doc. 01 - Certidão de Nascimento

Doc. 02 - Contrato de Plano de Saúde

Doc. 03 - Atestado médico

Doc. 04 - Baixa hospitalar do avô

Doc. 05 - Recibo de pagamento de honorários odontológicos

Doc. 06- Cédula de identidade e carnê matrícula curso inglês

Doc. 07 - Cursos de informática junto ao SENAC

Doc. 08 - Cursos de informática junto ao SENAC

Doc. 09 - Prova de residência

Doc. 10 - Correspondência constando o mesmo endereço da requerente

Doc. 11 - Caderneta Colegial 2000 - Compra de passagens escolares

Doc. 12 - Carteira de Segurada para fins Previdenciários.

Doc. 13 - Autorização do pai.

Doc. 14 - Autorização da mãe.

AUTORIZAÇÃO

Eu, ____________, brasileiro, casado, autônomo, inscrito no CIC-MF sob nº ____________ e portador de Cédula de Identidade nº ____________ SSP-UF, expedida em ____ de _________ de ______, autorizo que seja concedida a Guarda e Responsabilidade de meu filho ____________ para minha irmã ____________. Não me oponho a uma futura adoção.

____________, ___ de __________ de 20__.

______________
Assinatura do pai

AUTORIZAÇÃO

Eu, ____________, brasileira, casada, do lar, inscrito no CIC-MF sob nº ____________ e portadora de Cédula de Identidade nº ____________-SSP-UF, expedida em ____________, autorizo que seja concedida a Guarda e Responsabilidade de meu filho ____________ para minha ex-cunhada ____________. Não me oponho a uma futura adoção.

____________, ___ de __________ de 20__.

_______________
Assinatura da mãe


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação regressiva de ressarcimento de danos em acidente de veículos
Embargos de declaração em face de omissão de acórdão (02)
Impugnação de recurso administrativo de obrigação tributária
Responsabilidade por estacionamento de automóvel em supermercado
Pedido de intervenção do ministério público
Ação declaratória própria de falsidade de documento
Contra-razões de apelação, pugnando pela manutenção da sentença que declarou a inexistência de da
Pedido para recebimento de embargos de terceiro e suspensão da execução
Execução de arrematação
Contestação à ação de reintegração de posse, alegando-se o não cabimento de liminar por se tratar
Cobrança de seguro de vida em grupo em face de seguradora, devido à ocorrência de invalidez perma
Contra-razões de apelação, pugnando-se pela manutenção da sentença que condenou o apelante ao pag