Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de anulação de testamento

Petição - Civil e processo civil - Ação de anulação de testamento


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE ANULAÇÃO DE TESTAMENTO

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ____________ - UF.

____________, brasileiro, solteiro, ____________, RG nº ___________, CPF nº ____________, residente e domiciliado à Rua ____________, n° ___, bairro ____________, CEP ______-___, na cidade de ____________, UF, por seu procurador ao fim assinado, nos termos do incluso instrumento de mandato (Doc. 1), o qual recebe intimações a Rua ____________, n° ___, sala ___, bairro ____________, CEP ______-___, Fone/Fax: (__) ___-______, na cidade de ____________, UF, vem respeitosamente a presença de V. Exª. propor

AÇÃO DE ANULAÇÃO DE TESTAMENTO, contra

____________, brasileiro, solteiro, ____________, CPF nº ____________, residente e domiciliado à Rua ____________, nº ___, Bairro ____________, CEP ______-___, ____________, UF, pelos fatos e fundamentos jurídicos que a seguir passa a expor:

1 - O Requerente é herdeiro do espólio de ____________, cujo inventariante, qualificado acima, efetuou o registro do inventário em causa, que se encontra apensado ao processo nº ____________, relativo ao espólio, sob o processo nº ____________.

2 - Porém, analisando os termos do inventário em questão, constatou-se que este apresenta vícios insanáveis, e deve ser declarado nulo, pois o testador não possuía pleno discernimento quando propôs o testamento.

3 - Como se comprova através da documentação em anexo (doc. 5), os atestados médicos comprovam as alegações, detalhando os fatos relativos à saúde mental do testador à época da feitura do testamento.

4 - De acordo com o artigo 1.860, caput do Código Civil:

"Art. 1.860. Além dos incapazes, não podem testar os que, no ato de fazê-lo, não tiverem pleno discernimento.

..."

Isto posto, requer:

a) a citação do inventariante qualificado acima, para, querendo, responder aos termos da presente ação;

b) que seja declarado nulo o testamento deixado por ____________, por infringir as normas do artigo 1.860, caput, do Código Civil;

c) a intimação do digníssimo Representante do Ministério Público;

d) a juntada da presente ação aos autos do Processo nº ____________.

Requer também, a produção de todas as provas em Direito admitidas, especialmente a testemunhal.

Valor da Causa: R$ ______

____________, ___ de __________ de 20__.

____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Embargos do devedor por desistência
Pedido de revisão da tabela relativa ao Imposto de Renda
Pedido de extinção de pagamento de prestação alimentícia a ex-cônjuge, em face de novo matrimônio
Procedimento especiail de jurisdição voluntária
Pedido de interdição em face de doença mental, com nomeação de curador
Ação declaratória de insolvência do devedor
Interposição de recurso especial sob alegação de violação à lei federal
Ação de anulação de negócio jurídico por dependência
Pedido de declaração da revelia
Pedido de declaração de nulidade de doação de bem único, sob alegação de vício de consentimento
Pedido de alvará judicial para levantamento de valores do PIS
Apresentação de contestação à ação de busca e apreensão convertida em depósito