Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Contratos Imobiliário Locação de imóvel comercial (05)

Contratos - Imobiliário - Locação de imóvel comercial (05)


 Total de: 15.244 modelos.

 
Contrato de locação de imóvel comercial.

 

CONTRATO DE LOCAÇÃO DE IMÓVEL COMERCIAL

LOCADOR(ES)

01 - Nome / Qualificação completa:
..................., brasileira, viúva, do lar, inscrita no CPF sob n.º ............., na qualidade de usufrutuária, e ainda, ................., brasileira, separada judicialmente, do comércio, inscrita no CPF sob n.º .............., todos residentes e domiciliados na rua ............... n.º ........., apto ......, em ................. - ........

LOCATÁRIA

02 - Razão Social: ...........
03 - Inscrição CNPJ/MF - Matriz: ........
04 - Endereço Matriz: rua ........ n.º .......
05 - Cidade: ................... 06 - Estado: ......
07 - Endereço Filial: rua ........... n.º .....
08 - Cidade: ............ 09 - Estado: .....


CONDIÇÕES

10 - Prazo: ..............................

11 - Valor do Aluguel Mensal: vide cláusula 3.

12 - Dados da Conta Corrente para Depósito do aluguel
Banco: ............ Agência: ............ C/n.º ...............

DESCRIÇÃO DO IMÓVEL

13 - TERRENO situado nesta cidade, no bairro do ............., na Av. ................................... n.º ........, com área superficial de ..............m, com as seguintes medidas e confrontações: de frente para a Av. ............................. o imóvel tem a extensão de ......... metros, no lado direito de quem da Av. ...................................., olha o imóvel confronta com o lote de propriedade de .......................... na extensão de ..........m, do lado esquerdo de quem da Av. ....................................... olha o imóvel, confronta com a rua ..................................... na extensão de ....... m, com a Indicação Fiscal: ......................., contendo um posto de gasolina, imóvel esse objeto de matrícula n.º ................, do Cartório de Registro de Imóveis da ........ Circunscrição Imobiliária de ...................

1. OBJETO E DESTINAÇÃO

1.1. O LOCADOR dá em locação à ..............................., o imóvel situado no endereço indicado no campo 13, com todas as benfeitorias e instalações em condições de conservação, funcionamento e segurança.

1.2. Considerando que a ..................... é detentora de direitos de MARCA, NOME COMERCIAL e COMBINAÇÃO DE CORES de notória, reconhecida tradição e reputação comercial que a distingue de suas concorrentes no mercado e que, estes sinais distintivos também são conhecidos pelo público consumidor que visualmente identifica o local como ponto de comercialização de produtos da MARCA .................., ajustam as partes que o imóvel, objeto da presente locação destinar-se-á ao funcionamento do Posto de Serviços ................... que comercializa os produtos MARCA ..................., podendo, ainda, serem exploradas outras atividades complementares, tais como loja de conveniência, unidade de troca de óleo, unidade de lavagem de veículo e quaisquer outras destinadas a fornecer bens e serviços ao público consumidor.

1.3. O LOCADOR reconhece que a ..................... mantém e desenvolve, nos Postos de Serviços .................. fundo de comércio próprio e que, por sua notoriedade e tradição, contribuirá para o enraizamento e desenvolvimento do comércio local.

2 . VIGÊNCIA CONTRATUAL

2.1. O prazo inicial deste contrato é o mencionado no campo 10, que se inicia na data de sua assinatura, podendo ser prorrogado automaticamente por iguais prazos, salvo se qualquer das partes contratantes, com antecedência de um ano em relação ao término do prazo inicial e/ou de suas eventuais prorrogações, manifestar, por escrito, sua intenção de não prorrogar o prazo.

2.2. Após o término do prazo determinado, a presente locação vigorará por prazo indeterminado, podendo qualquer das partes comunicar à outra, por escrito, o término da sua vigência, com a antecedência mínima de ............... dias, ficando assegurado à ................., o direito de desconfigurar o "layout" próprio de Posto de Serviços ........................, nos termos do estabelecido na cláusula 5.7 deste contrato.

3. ALUGUEL E ENCARGOS CONTRATUAIS

3.1. O aluguel mensal do imóvel locado está estabelecido em R$ ....... (............), que a ...... se obriga a pagar ao LOCADOR até o dia ...... (.........0 do mês subsequente ao vencido, no endereço mencionado no campo 01 ou em banco credenciado pelo mesmo.

3.2. O valor em real fixado no campo 11 será reajustado anualmente pela variação acumulada do Índice Geral de Preços - IGP-M, calculado pela Fundação Getúlio Vargas, ficando automaticamente incorporada ao sistema de reajuste deste contrato, independentemente da assinatura de aditivo contratual ou de posterior concordância das partes, toda e qualquer alteração superveniente editada pelas autoridades governamentais que venha a reduzir ou permitir a redução da atual periodicidade de reajuste; nesta última hipótese fica desde já adotada a menor periodicidade permitida em lei.

3.3. Caberá à ..................... o pagamento de todos os impostos, taxas e contribuições que recaiam ou venham a recair sobre o imóvel locado. Para tal fim, o LOCADOR efetuará os pagamentos nos prazos estabelecidos pelo FISCO e exibirá os respectivos comprovantes à ........................, para fins de reembolso.

3.4. Todo e qualquer débito em atraso será atualizado monetariamente, incidindo juros de ......% ao mês, sobre o principal corrigido, ambos contados dia-a-dia e demais encargos moratórios, além da multa de ......% sobre o total devido.

3.5. Tendo em vista a destinação específica da presente locação, que se presta ao estabelecimento de empresa destinada a exploração da venda a varejo de produtos combustíveis, atividade comercial essa defesa à .........................., necessário se fará a sublocação do imóvel, já devidamente equipado para a finalidade de revenda de combustíveis, e amplamente caracterizado pelos elementos visuais identificadores dos pontos de venda dos produtos da MARCA .....................

3.5.1. Por entender as peculiaridades da presente contratação, o LOCADOR anui e concorda, desde já, que vindo o imóvel a ficar desocupado em virtude de abandono ou despejo de eventual sublocatário, ou ainda caso esse mesmo sublocatário venha a inadimplir para com os pagamentos devidos a título de aluguel pela relação sublocatícia; sobre o aluguel devido pela ......................... incidirá desconto da ordem de .......% (.................. por cento), desconto esse que somente se observará enquanto perdurar uma das situações acima expostas, até o limite máximo de ......... (......................) dias, após o que faculta-se a ..................... até mesmo a resilição do presente ajuste, com a devolução do imóvel.

4. DIREITO DE PREFERÊNCIA E VIGÊNCIA NA HIPÓTESE DE VENDA

4.1. Se o LOCADOR desejar vender o imóvel, deverá oferecê-lo, primeiramente, à ........................, nos termos da lei.

4.2. Ficam expressamente previstos a obediência e o respeito por eventuais compradores ao presente contrato, suas prorrogações e renovações. Assim sendo, o presente contrato será levado a registro na respectiva matrícula, nos termos e para os efeitos legais. Assim, na hipótese de a ..................... não exercer seu direito de preferência e se o imóvel vier a ser alienado a terceiros, o presente contrato deverá ser cumprido e respeitado pelo eventual adquirente em todas as suas cláusulas e condições, ficando, assim, instituída a cláusula de vigência contra terceiros, nos termos do artigo 8º da Lei º 8.245/91.

4.3. O LOCADOR se compromete a assinar todo e qualquer documento, inclusive retificações do presente contrato, que venham a ser exigidas pelo Cartório de Registro de Imóveis competente.

4.4. O LOCADOR assume desde já o compromisso inconteste de promover todos os atos necessários a possibilitar o registro da presente locação junto à matrícula imobiliária n.º ....................... do C.R.I. da ....... Circunscrição, notadamente pelo registro da partilha do imóvel, no prazo máximo de ...... (.....................) dias contados da celebração do presente instrumento, sob pena de suspensão dos pagamentos de alugueres até que o façam.

4.4.1. Enquanto o presente contrato de locação não estiver registrado no Cartório de Registro de Imóveis, fica o LOCADOR contratualmente obrigado a, como condição prévia e essencial para possível venda, fazer constar no respectivo instrumento que vier a celebrar, a condição de que os terceiros adquirentes se comprometam a respeitar integralmente o presente contrato.

5. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1. A .......................... entra na posse do imóvel locado nesta data. Durante toda a vigência da presente locação, o LOCADOR tomará todas as providências a fim de manter a ................. na posse, de forma mansa e pacífica.

5.2. O LOCADOR, durante toda a vigência contratual, obriga-se a não praticar e a não permitir a prática de qualquer ato que importe na modificação ou retirada da MARCA, NOME COMERCIAL e COMBINAÇÕES DE CORES da ....................., ou ainda, que acarrete a desocupação ou descontinuidade do funcionamento do Posto de Serviços ...................... e atividades afins.

5.3. A ....................., poderá, a qualquer tempo, sublocar o imóvel objeto deste instrumento, no todo ou em parte, juntamente com as benfeitorias que nele vierem a ser realizadas, bem como ceder ou transferir o presente contrato, independentemente de qualquer autorização do LOCADOR.

5.4. O LOCADOR por instrumento, outorga à ..................... plenos poderes para representá-lo perante os órgãos públicos competentes, na assinatura de plantas, requerimentos e outros documentos, destinados à aprovação de projetos de construção, ampliação ou modificação, podendo praticar todos os atos e medidas necessárias, inclusive para o afastamento de eventual interdição.

5.5. O LOCADOR, desde já, autoriza a ..................... a realizar as benfeitorias necessárias, úteis e voluptuárias para implantação ou desenvolvimento de suas atividades comerciais.
5.5.1. Somente quando finda a relação locatícia, as benfeitorias realizadas pela ...................... ficarão incorporadas ao imóvel, excluindo-se os equipamentos que poderão ser retirados, desde que sem gerar despesas ao LOCADOR.

5.6. A desapropriação total do imóvel acarretará a dissolução do presente contrato, sem que assista, entre as partes, direito à indenização, facultado à ................., assim como ao LOCADOR, o direito de pleitear junto ao Poder Expropriante a indenização que cada qual julgar devida.

5.6.1. Na hipótese de sinistro ou desapropriação parcial que impeça o exercício do comércio no imóvel locado, poderá ser este contrato rescindido, sem indenização de parte a parte, se assim preferir a ................

5.7. Findo ou rescindido o presente contrato, a ....................... poderá:

5.7.1. Desfazer a identificação visual do Posto de Serviços ......... retirando sua MARCA, NOME COMERCIAL e COMBINAÇÕES DE CORES;

5.7.2. Desconfigurar o "layout" próprio dos Postos de Serviços ........, retirando do local toda e qualquer característica e/ou elementos de imagem que identifique ou o assemelhe aos Postos de Serviços .................., tais como totens, indicadores de produtos, luminosos, skylight (cobertura translúcida na área de abastecimento) e outros.

5.8. A configuração de qualquer infração contratual e aplicação da penalidade cabível será sempre precedida de notificação extrajudicial, a qual não atendida, permitirá a sanção correspondente.

5.8.1. Fica estipulada a multa equivalente a ........ aluguéis de maior valor pagos pela ........................... ao LOCADOR durante a vigência contratual (atualizado até a data da infração), no caso de infração de qualquer cláusula deste contrato, além das perdas e danos que se apurarem.

5.9. O presente contrato obriga as partes contratantes, seus herdeiros ou sucessores , a qualquer título.

5.10. Correrão por conta da ................... as despesas com a regularização do presente contrato.

5.1.1. Fica eleito o foro da cidade indicada o campo ......, com renúncia a qualquer outro.

E, por estarem assim justas e contratadas, as partes assinam o presente em ....... (.........) vias de igual teor, juntamente com as testemunhas abaixo.

E, por estarem firmados

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

____________________
LOCADORES

____________________
LOCATÁRIA

____________________
TESTEMUNHAS(1)
CPF:

____________________
TESTEMUNHAS(2)
CPF:


Veja mais modelos de documentos de: Contratos - Imobiliário