Carta relativa à solicitação de reembolso de despesas
de plano de saúde, em caso de urgência ou emergência.
CARTA PARA REEMBOLSO DE DESPESAS
(Local, data)
A (nome da empresa)
A/C (endereçar ao SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente, ou à diretoria da
empresa)
Prezados Senhores,
Em (inserir a data de aquisição e/ou adaptação do plano ou seguro-saúde),
contratei junto a essa empresa a prestação de serviços de assistência à saúde,
na modalidade/categoria (inserir a categoria do plano/seguro, modalidade
individual/familiar), que incluía na sua rede credenciada o (nome do hospital).
Em (inserir a data), fui obrigado a buscar atendimento de urgência/emergência
junto a(o) (inserir o nome do hospital/clínica que prestou o atendimento). A
gravidade da situação e a necessidade de atendimento imediato, uma vez que
(descrever o fato que gerou a necessidade do atendimento, por exemplo: uma vez
que sofri uma parada cardíaca), impossibilitaram-me de utilizar os serviços
próprios ou credenciados dessa empresa.
Consequentemente, conforme os documentos anexos (você deve enviar junto com a
carta cópia da documentação que comprove o atendimento e os seus gastos), que
também comprovam os fatos, fui obrigado(a) a desembolsar a quantia de R$
(inserir o valor) para poder receber o referido atendimento.
Ocorre que a Lei 9656/98, em seu artigo 12, inciso VI, prevê, justamente para
casos como o meu, que seja feito o reembolso das despesas efetuadas, no prazo
máximo de 30 (trinta) dias após a apresentação da documentação adequada.
Diante do exposto, solicito de V. Sas. o reembolso do valor pago (R$...), por
ser direito a mim conferido pela própria Lei.
Certo de seu pronto atendimento em respeito aos meus direitos de consumidor,
agradeço antecipadamente. Informo que caso não seja atendida minha solicitação
no prazo de 30 (trinta) dias, serão adotadas as medidas cabíveis.
Atenciosamente,
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Nome e assinatura.