Volatilidade
1-) Grau médio de variação das cotações de um título ou fundo de investimento, em um determinado período de tempo. Alta volatilidade significa que o valor da cota apresenta forte variação.
2-) Sensibilidade da cotação de uma ação ou de um portfólio às variações das cotações da bolsa. É a intensidade e freqüência de variação de preços de um ativo financeiro ou de índices de uma Bolsa de Valores.
3-) A tendência de um investimento experimentar oscilação de preços (para cima e para baixo).
4-) É uma medida de quanto espera-se que um ativo vá oscilar durante um determinado período de tempo. A volatilidade não é igual ao beta de um ativo.
5-) Indica o grau médio de variação da cotação de um título ou determinado mercado de subir ou cair intensamente em um curto período de tempo. A relação da volatilidade de uma ação em relação à volatilidade do mercado acionário como um todo pode ser medida através do seu coeficiente beta. Quando se afirma que uma aplicação é extremamente volátil, entende-se que esta aplicação está sujeita a fortes oscilações, o que pode ser decorrência das perspectivas para a companhia, falta de liquidez (bastante comum entre algumas ações no Brasil), ou outras razões.
|