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Carreira / Emprego - Educação empresarial à distância 

Data: 13/04/2010

 
 

Nas organizações modernas o trabalho e a aprendizagem estão diretamente relacionados. Em tais empresas a educação corporativa é estratégica para a formação do capital intelectual, pois estimula princípios, estabelece diretrizes e, ainda, media a troca de conhecimentos entre pessoas, unidades, fornecedores, clientes e parceiros.

Houve um tempo em que a vida de um profissional era dividida em dois períodos: o da escola e o do trabalho. Hoje os trabalhadores precisam construir seu conhecimento por toda a vida, o que leva trabalho e aprendizagem a se sobreporem.

O conhecimento é uma vantagem competitiva e a educação corporativa precisa abranger as habilidades técnicas e humanas, através de ensino permanente, holístico e gerador de empresas e de pessoas comprometidas, capazes de entender a realidade, desenvolvê-la e alterá-la continuamente em busca do sucesso. O principal foco da educação corporativa é vincular o desenvolvimento das pessoas com as estratégias de negócios.

A adoção de sistemas educacionais estratégicos e competitivos pode ter impacto positivo nos resultados do negócio, o que incentiva o crescente interesse pelo tema, tanto na academia quanto no mundo corporativo. No Brasil, observa-se o movimento, sem precedentes, de qualificação e educação de trabalhadores para elevação de desempenho das empresas, por meio da interação entre organizações públicas, particulares e academias.

Ao investir em desenvolvimento continuado, a empresa reduz as diferenças entre as competências essenciais ao seu posicionamento estratégico. Com isso, a organização amplia sua competitividade, difunde sua cultura e retém talentos. Desse modo, foram criadas as universidades corporativas, que devem ser centros de resultados para disseminarem as melhores práticas da organização.

E a tecnologia tirou a educação da sala de aula, pois as empresas buscam constantemente formas para treinar seus funcionários com maior economia, aproveitando-se sempre de novos recursos. Assim surgiu o ensino à distância, um processo de ensino-aprendizagem no qual alunos e professores estão separados temporal e/ou espacialmente, mas interligados por algum meio, como a Internet.

O ensino à distância desenvolvido em ambiente virtual também é conhecido como e-learning. É importante que haja múltiplas interações entre aluno e professor, com assessoria e acompanhamento constante, propostas de desafios e o pleno entendimento do que se está fazendo.

Mas antes da empresa aplicar efetivamente uma tecnologia de aprendizagem, ela precisa desenvolver um plano que esquematize os diversos recursos disponíveis para acelerar a aprendizagem dos funcionários. E, no momento de executar o plano, é importante focar que tipos de aprendizagem a corporação deseja fomentar e qual a combinação de tecnologia que proporcionará a solução ideal.

O ensino à distância pode - e muitas vezes deve - ser balanceado com o treinamento presencial de acordo com o programa a ser oferecido. As tecnologias de ensino à distância geraram um profundo impacto na aplicação do desenvolvimento organizacional e da Gestão do Conhecimento.

O e-learning, por exemplo, permite que a empresa prolongue seu alcance. Com o advento da Internet e da Intranet foi possível a incorporação do estudo ao trabalho, para que os funcionários aprendam enquanto interagem com os membros de suas equipes, clientes, fornecedores e com a organização como um todo.

Existe ainda a vantagem da redução de custos em treinamento, além da uniformidade e da agilidade no fluxo de informação, da flexibilidade no tempo e no ritmo do aprendizado. E o aluno desenvolve disciplina e autonomia. O e-learning exige, contudo, uma equipe multidisciplinar capacitada.

Mas se devem buscar alternativas para superação dos aspectos vulneráveis do ensino à distância como, por exemplo, a dificuldade da maioria das pessoas em administrar seu tempo ao se prepararem para estudarem por conta própria. Assim, a tecnologia precisa ser usada de forma racional, não por modismo.

E a visão do mercado sobre a qualidade do ensino à distância tem se tornado cada vez mais positiva. Em artigo na revista Exame, Jack Welch e Suzy Welch dizem que há alguns anos hesitariam em contratar alguém que tivesse feito um curso à distância, mas que hoje, se a pessoa for inteligente e talentosa, o fato de ela ter feito um curso à distância demonstrará apenas que ela tem disciplina e perseverança.



 
Referência: RH.com.br
Autor: Bruno Gomes
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