Você provavelmente já ouviu falar no termo startup em algum momento de sua
vida quando leu sobre empreendedorismo ou tecnologia. Se não, startup é um
termo, em inglês, que se refere a empresas que surgem e se desenvolvem de forma
rápida, trabalhando com alguma inovação. Existem inúmeras no Brasil, e mais
ainda nos Estados Unidos, nascendo e morrendo todos os dias.
Com base nisso, é importante pensar um pouco na equipe que dirige esse tipo
de empresa, aspecto determinante para o sucesso de uma startup. Afinal, ela nada
mais é, em sua origem, do que algumas pessoas com ideias e com domínio de alguma
tecnologia querendo criar um espaço no mercado e se perpetuar. Google, Twitter e
os brasileiros Samba Tech, boo-box e Polvora! são alguns exemplos.
Pensando nisso, será que você tem agido corretamente na procura por bons
profissionais para sua startup? Seguindo o assunto do último artigo que escrevi
aqui no Dinheirama, “A arte de somar e multiplicar”, você não sabe
tudo e nem deve procurar fazer tudo em sua empresa. Quando você delega e divide
responsabilidades, a integração do grupo é maior e a sensação de que todos estão
trabalhando por um mesmo objetivo fica mais clara. Sem contar o principal motivo
dessa ação, que é a velocidade e a agilidade que a sua empresa ganha para
entregar resultados e gerar receita.
Explicarei passo a passo como, em minha opinião, deve se dar o recrutamento
de profissionais para uma startup, independentemente do segmento de atuação.
Siga a ordem e reflita comigo.
Passo 1 – Do que você precisa?
A primeira atitude a se tomar é descobrir do que você realmente precisa
e definir a vaga e o perfil do profissional que você deseja baseado na cultura e
nos objetivos que sua empresa tem. Valores são importantes já que provavelmente
vocês se verão por várias horas daqui pra frente e o sucesso da empresa
dependerá do trabalho integrado e amistoso da equipe.
Passo 2 – Divulgue
Definidas as características pessoais e profissionais necessárias para
a tal função, sua tarefa agora é divulgar para os quatro ventos a vaga
disponível em sua empresa. Mas, ai chega um ponto em que você tem de decidir se
o trabalho remoto é uma alternativa boa para vocês. A cultura da sua empresa e
dos colaboradores permite que vocês trabalhem de casa, do hotel ou da praia?
Divulgue na internet, nas redes sociais e é claro entre seus amigos -
geralmente, é deles que vêm as melhores indicações. Use também serviços como o
do portal de vagas Mais Startup para anunciar os processos de seleção de sua
empresa.
Passo 3 – Conte uma história, entreviste, pergunte e “investigue”
No momento da entrevista é fundamental que você conte uma história,
verdadeira, que venda seus sonhos e seus objetivos enquanto empresário. Ganhe a
atenção e o pensamento do entrevistado. Sua função nesse momento é fazê-lo se
apaixonar pela sua ideia e pelo que tem em mãos (ou no papel, caso ainda esteja
no começo). Paixão pela ideia é determinante nesse estágio da empresa.
Não contrate um corpo que trabalhe 8 horas por dia. Contrate uma mente que
sonhe com a sua empresa e com os resultados que ela pode dar por pelo menos 18
horas do dia. Não se contente com menos. Se ele se estiver amando o que faz, ele
vai querer dormir pouco e fazer muito. E, claro, obtenha referências (quando
possível) e procure conhecer os trabalhos já realizados pelo profissional.
Durante a entrevista, não seja sisudo. Crie um bate-papo. É importante que a
pessoa que vai trabalhar com você seja interessante. E pergunte. Pergunte sobre
o que achar importante para a vaga. Mesmo assim, é impossível saber tudo e
eliminar todas as dúvidas sobre os candidatos. Lembre-se de criar um roteiro
base para a entrevista, com as perguntas que deseja fazer. Mas não se prenda a
ele, deixe fluir.
O “investigue”, última tarefa do passo 3, se refere a procurar informações
sobre os entrevistados que gerarem interesse. Você tem de fazer o dever de casa
após as entrevistas. Procure no Google, Orkut, Facebook, Twitter, Flickr etc.
algo que lhe proporcione saber mais do seu entrevistado. Você tem esse direito,
use-o.
Passo 4 – Seja sincero
É recomendável que você faça, o que vou dizer agora durante a
entrevista, mas preferi separar esse aspecto do passo 3, justamente para que
você perceba a importância dele e cumpra-o em seu processo de recrutamento. Até
agora você viu que você tem de vender a ideia, como um contador de histórias, e
conquistar o profissional pelo coração.
Mas, é fundamental que você diga a verdade a ele: você está no começo, o
caminho é difícil e talvez sua empresa não exista mais daqui alguns meses. Essa
é a dura e rápida realidade das startups e é bom que você se acostume e pense
dessa forma. Se ele topar “subir no barco” e trabalhar com você, é porque ou ele
é louco (aos olhos dos executivos tradicionais) ou porque acreditou na ideia e é
capaz de impulsioná-la com seu trabalho.
Passo 5 – Dê sinal de vida
O último passo após a escolha - ou enquanto escolhe - o profissional
para a sua empresa é dar sinal de vida. Mande um e-mail agradecendo-lhe pela
atenção, pela disposição etc. Isto faz parte de um valor moral conhecido como
respeito. Valorize aqueles que, de certa forma, investiram tempo em se
candidatar e em imaginar um dia trabalhar ao seu lado, querendo atingir o topo
com você.
Enfim, acho que o artigo rendeu bem. Este é o guia que criei para ajudar quem
nunca havia pensado que um dia seria preciso recrutar um profissional, ainda
mais para a sua startup. Se você concorda ou discorda do que aqui foi escrito,
sinta-se à vontade para deixar a sua opinião no espaço de comentários e
alimentar a discussão. Ficarei aguardando o seu comentário para iniciarmos o
debate.