As férias já terminaram, mas os cuidados com a manutenção dos veículos não
devem ser deixados de lado por conta disso. Ao contrário, com tantas chuvas
caindo na capital paulista e em outras regiões do País, a atenção com a checagem
dos itens essenciais dos veículos deve ser ainda maior. Um dos itens que mais
interfere na segurança da viagem é o pneu, que deve estar com a manutenção em
dia para que transtornos no meio do caminho não apareçam.
Embora seja um equipamento básico, muitos motoristas ainda têm dúvidas sobre
as melhores formas de mantê-lo em ordem. A Pro Teste – Associação dos
Consumidores listou algumas delas. Veja as dicas de manutenção do órgão.
Alinhamento e balanceamento
Todo mundo sabe que o alinhamento e o balanceamento são necessários para que
tudo ocorra bem nas estradas, mas ainda restam dúvidas de quando fazê-los. Para
não errar, cuide para que os pneus sejam alinhados e balanceados a cada 5 mil
quilômetros de uso.
E, mesmo que eles não tenham rodado tanto, é preciso fazer os dois serviços a
cada troca de pneu. Para fazer o alinhamento, atente para o volante: quando o
carro tende para os lados quando o motorista larga o volante, é hora de alinhar.
O mesmo ocorre quando o veículo desvia e puxa para o lado, quando os freios
são acionados. O volante “duro” também indica a necessidade de alinhamento.
Outras situações que indicam que está na hora de passar na oficina é quando os
pneus estiverem apresentando desgaste excessivo da banda de rodagem do pneu, que
fica em forma de “escama”. A trepidação das rodas dianteiras e a vibração do
couro também indicam a necessidade de fazer o alinhamento.
No caso do balanceamento, ao primeiro sinal de vibração ou desgaste irregular
da banda de rodagem, ele deve ser feito. Além disso, o balanceamento também deve
ser feito em caso de reparo no pneu ou na câmara de ar.
Calibragem
Fique atento, porque a calibragem correta dos pneus está no manual do
proprietário. As verificações de pressão, que devem incluir o pneu de reserva,
devem ser feitas uma vez por semana. A pressão deve ser checada quando os pneus
estiverem frios - após ter rodado no máximo três quilômetros.
Quando for trocar o equipamento, o manual do proprietário também deve ser
consultado, já que nele você encontra as especificações estabelecidas pelo
fabricante do veículo.