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Carro / Veículo - Para não errar, veja como manter a manutenção dos pneus em dia 

Data: 18/02/2010

 
 

As férias já terminaram, mas os cuidados com a manutenção dos veículos não devem ser deixados de lado por conta disso. Ao contrário, com tantas chuvas caindo na capital paulista e em outras regiões do País, a atenção com a checagem dos itens essenciais dos veículos deve ser ainda maior. Um dos itens que mais interfere na segurança da viagem é o pneu, que deve estar com a manutenção em dia para que transtornos no meio do caminho não apareçam.

Embora seja um equipamento básico, muitos motoristas ainda têm dúvidas sobre as melhores formas de mantê-lo em ordem. A Pro Teste – Associação dos Consumidores listou algumas delas. Veja as dicas de manutenção do órgão.

Alinhamento e balanceamento 
Todo mundo sabe que o alinhamento e o balanceamento são necessários para que tudo ocorra bem nas estradas, mas ainda restam dúvidas de quando fazê-los. Para não errar, cuide para que os pneus sejam alinhados e balanceados a cada 5 mil quilômetros de uso.

E, mesmo que eles não tenham rodado tanto, é preciso fazer os dois serviços a cada troca de pneu. Para fazer o alinhamento, atente para o volante: quando o carro tende para os lados quando o motorista larga o volante, é hora de alinhar.

O mesmo ocorre quando o veículo desvia e puxa para o lado, quando os freios são acionados. O volante “duro” também indica a necessidade de alinhamento. Outras situações que indicam que está na hora de passar na oficina é quando os pneus estiverem apresentando desgaste excessivo da banda de rodagem do pneu, que fica em forma de “escama”. A trepidação das rodas dianteiras e a vibração do couro também indicam a necessidade de fazer o alinhamento.

No caso do balanceamento, ao primeiro sinal de vibração ou desgaste irregular da banda de rodagem, ele deve ser feito. Além disso, o balanceamento também deve ser feito em caso de reparo no pneu ou na câmara de ar.

Calibragem
Fique atento, porque a calibragem correta dos pneus está no manual do proprietário. As verificações de pressão, que devem incluir o pneu de reserva, devem ser feitas uma vez por semana. A pressão deve ser checada quando os pneus estiverem frios - após ter rodado no máximo três quilômetros.

Quando for trocar o equipamento, o manual do proprietário também deve ser consultado, já que nele você encontra as especificações estabelecidas pelo fabricante do veículo.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Camila F. de Mendonça
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