Negócios / Empreendedorismo - Como construir uma marca de valor
Ter uma marca sólida e respeitável é o objetivo da maioria das organizações,
independente do porte ou segmentoEm um cenário no qual os consumidores
possuem muito mais possibilidades de escolha, as empresas podem ser embaladas
por modismos ou mudanças repentinas. No entanto, implementar um projeto de
branding exige estratégia e planejamento, além do envolvimento de todos os
profissionais da organização.
A marca deve estar inserida no pensamento estratégico da empresa e em todas
formas de relacionamento da organização com os seus diferentes públicos, a
começar pelos próprios indivíduos que fazem parte desta organização. Muitas
vezes é preciso implementar transformações que visam, exatamente, gerar aumento
de performance e trabalhar a própria percepção de valor da marca.
O grande segredo é entender a relação da marca com o público. Para isso, o
primeiro passo é compreender o que chamamos de "inspiração da marca". Ou seja,
precisamos conhecer sua razão de ser, o seu propósito, identificar os seus
valores e que tipo de relação é estabelecida com o público.
A partir desta análise, é possível definir o que chamamos de "Proposta de Valor
da Marca". Neste caso, o objetivo é mostrar como a marca deseja ser percebida
por seus públicos e qual é o posicionamento que quer assumir no mercado. Somente
com a avaliação do cenário atual é da definição da proposta de valor é que
podemos iniciar os próximos passos.
Na arquitetura da marca, avaliamos como o portfólio deve ser organizado para
proporcionar maior atratividade e sinergia. Para cada produto, há um público
específico que deve ser atraído pela proposta de valor da marca. Por meio da
"Experiência da Marca", precisamos planejar como potencializar a geração de
valor em todos os momentos em que a marca se relaciona com os seus diferentes
públicos.
Somente após toda esta análise e planejamento é que podemos iniciar a gestão da
marca. E para que seja eficaz, a gestão deve envolver todas as pessoas da
organização. É preciso definir como engajar e capacitar os profissionais de
acordo com os princípios e as estratégias definidas para a construção de uma
marca de valor.
Seguindo todas estas etapas, podemos afirmar que um projeto de branding é muito
mais que a simples revisão de uma logomarca ou da avaliação de percepção de
valor do consumidor. Um projeto de branding é essencial para ganhar market share,
melhorar o relacionamento com o público, aumentar a percepção de valor da marca
e, consequentemente, a otimização dos investimentos de comunicação e marketing.
Ou seja, investir em branding é ganho de eficiência e de qualidade na gestão da
organização.
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