Consultores de carreira dizem que, para crescer no mundo corporativo, os
profissionais devem se destacar, por meio de talento e esforço, mas sem chamar a
atenção. Isso porque, dependendo da forma como se destacam, correm o risco de
serem "boicotados" por seus pares e superiores.
Dizem que nem sempre, no mundo corporativo, as pessoas são transparentes e
sinceras. Esta é uma máxima. Em áreas que carecem de bons empregos e salários, a
competitividade é inegável. "É uma questão delicada", afirma o especialista em
Recrutamento da Robert Half, Fabiano Kawano.
"Muitas vezes, os profissionais fazem de tudo para crescer e não dá certo",
admite. Então, qual o truque para crescer? Será que é possível se destacar sem
aparecer?
O que fazer
Já ouviu falar que a melhor forma de lidar com um inimigo é sendo seu amigo? É
verdade que no mercado de trabalho não existem propriamente inimigos. Há quem
cometa injustiças de forma inconsciente. Outros sabem o que estão fazendo, mas o
ser humano é mesmo falho. O fato é que quem almeja salários e cargos melhores
deve se esforçar para entender as preocupações reais da empresa, da diretoria,
do chefe e dos colegas de trabalho.
"Faça a lição de casa. Tente entender cada frase dita na reunião, as
dificuldades de seus pares e superiores e, sozinho, procure soluções", recomenda
Kawano. "A melhor forma de exposição que existe está na proatividade. Entregue
mais. É importante ainda ajudar não somente seus gestores, mas também os
responsáveis por outras áreas".
Mas todo cuidado é pouco. Ajudar gestores de outros departamentos da empresa é
um gesto pequeno que pode causar problemas de grandes proporções, já que o
profissional estará "aparecendo". "Por isso, é importante não fazer isso de
maneira formal. Prefira fazê-lo em meio às conversas no café da empresa, por
exemplo". O importante é deixar claro que está do lado da empresa.
Como ser político
Quanto aos colegas de trabalho, quando o gestor fizer uma pergunta ou pedir para
que seja desenvolvido um projeto, é interessante promover um brainstorming com
os membros da equipe. Mas, para não tumultuar, o especialista em Recrutamento da
Robert Half sugere conversar com cada um separadamente, e não organizar uma
reunião geral.
Feito isso, apresente as soluções geradas pelo brainstorming de forma
condensada, como se fosse um projeto de todos. "Com isso, o profissional começa
a ser visto por seus pares como o porta-voz do grupo. Para os gestores, ele
mostra a capacidade de liderança".
Outra dica para minar a competitividade com os pares é: seja uma pessoa
disponível. Em outras palavras, se o colega está passando por apuros, ajude-o.
Ele tem dificuldade para realizar determinada tarefa? Ensine. Mas faça isso sem
tomar os méritos para si ou ficar se gabando.
Como se comunicar
É vital ainda sempre ouvir o próximo, entendendo suas necessidades. "Tente ouvir
mais do que falar", aconselha Kawano. Algo deu errado? "Nunca aponte o dedo para
ninguém", ressalta o especialista.
Caso discorde de algo que seu gestor tenha dito, no lugar de dizer que não
concorda, questione-o, faça perguntas, induzindo-o à reflexão, sem esquecer de
que o modo como se comunica costuma fazer mais diferença do que o conteúdo do
discurso em si. "Entre 70% e 80% da comunicação depende do tom da voz", explica
Kawano, ao completar: "Jamais bata de frente".