No mercado de trabalho, estar sempre ocupado ou ficar falando isso o tempo
todo é status, já que mostra que o profissional é competente, importante e
dedicado ao trabalho. Embora em determinados casos isso corresponda à realidade,
dizer que está sempre ocupado pode prejudicar sua imagem perante outros colegas
e até mesmo o chefe.
Isso porque a atitude pode demonstrar um individualismo da pessoa. "É negativo
quando o funcionário nunca está disponível para ajudar. Agindo dessa maneira,
ele pode demonstrar falta de disposição para o trabalho em equipe,
companheirismo e senso de urgência", afirma o gerente de planejamento de
Carreira da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Marshal Raffa.
Relacionamentos no trabalho
Segundo Raffa, estar muito ocupado pode ser considerado positivo quando o
assunto exige prioridade e é urgente, mas também pode indicar que o funcionário
não sabe se organizar e que não tem jogo de cintura.
"Estar sempre ocupado pode manchar a imagem do funcionário. Os chefes irão vê-lo
como uma pessoa individualista, sem senso de equipe, sem visão do todo. Às
vezes, é preciso dizer não, mas sem frequência", complementa.
Mas não é só com os chefes que a imagem pode ficar prejudicada. O relacionamento
com os colegas de trabalho também pode ser abalado com esse tipo de atitude.
"Com certeza os colegas sabem com quem podem contar quando precisam de ajuda.
Afinal, suas atitudes no dia-a-dia o definem como pessoa e como profissional,
comprometendo seu relacionamento interpessoal".
A dica de Raffa é analisar a situação quando alguém questioná-lo se está ou não
ocupado. "Deve-se ponderar quem está perguntando, qual o prazo e importância de
sua atividade atual e o que será pedido. Se não puder deixar de fazer o que já
está sendo realizado, a pessoa pode negociar prazos, dividir as tarefas e
estabelecer prioridades", ressalta.