Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Investimentos / Fundos - Imóvel na praia é uma boa opção de investimento? 

Data: 14/01/2009

 
 

Em tempos de crise, as pessoas que possuem uma renda extra não sabem exatamente onde investir. Será que os imóveis em cidades litorâneas podem ser considerados bons investimentos?

De acordo com o professor de finanças da Trevisan Escola de Negócios, Alcides Leite, os imóveis na praia são considerados um investimento por serem uma maneira de aplicar os recursos extras. Porém, trata-se de um investimento complicado em decorrência do retorno pequeno e, em alguns casos, insuficientes.

"É preciso ter cautela na hora de investir em imóveis, uma vez que é um dos piores investimentos em rentabilidade mas, em contrapartida, é um dos mais seguros", ressalta Leite.

Para o diretor da Unidade de Negócios da Lopes, Carlos Kapudjian, no entanto, o imóvel na praia é um bom investimento, sobretudo diante da incerteza do mercado financeiro, além de representar um patrimônio para a família.

Despesas
Um dos aspectos mais importantes antes de investir em imóveis é lembrar dos custos contínuos desse tipo de empreendimento.

"O investidor precisa se programar para as despesas contínuas, como IPTU, condomínio, energia elétrica, água e telefone. Além da possibilidade de não vender ou não alugar tão facilmente", afirma o professor.

Outras despesas que não podem ser deixadas de lado são os gastos referentes à manutenção do imóvel, como, por exemplo, as reformas, que sempre ficam por conta do proprietário.

Alugar?
Segundo Leite, alugar o imóvel pode ser uma forma de ter um bom retorno e, também, auxiliar a cobrir todas as despesas essenciais do imóvel.

"Alugar o imóvel na praia pode ser uma alternativa para cobrir todas as despesas. Entretanto, a locação como forma de investimento é bem difícil, já que para ter um bom retorno, o investidor iria precisar de um índice de locação bem alto durante o ano inteiro, o que geralmente só ocorre em períodos de alta temporada".

Se o imóvel estiver bem localizado, ou seja, próximo à praia e ao comércio, as chances de ele ser alugado com uma boa frequência são maiores.

"Imóveis na praia trazem, em média, uma rentabilidade com o aluguel entre 0,6% e 0,7% e podem chegar até 1,2% ou 1,4%, por mês", destaca Kapudjian.

Residencial x Comercial
Para o professor de finanças, os imóveis comerciais possuem uma rotatividade maior de locação em comparação aos imóveis residenciais.

Kapudjian destaca também que os investidores preferem o imóvel comercial porque eles são menos deteriorados pelos clientes e apresentam um risco menor de inadimplência.

O professor de finanças adverte que, para investir em imóveis, a pessoa precisa ter um valor que não vai causar impacto no seu orçamento. Fazer um financiamento com o objetivo de investir em imóveis não é aconselhável.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Equipe InfoMoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :