Ao longo do tempo chefes, gerentes e diretores eram reconhecidos como
líderes, simplesmente por possuírem posições privilegiadas dentro das
organizações. Mas atualmente isso já está saindo de moda. Na liderança
servidora, os subordinados acreditam no líder, assumem um relacionamento de
confiança e são comprometidos com a empresa, obtendo maiores e melhores
resultados; diferentemente dos funcionários vigiados e mandados pela liderança
autoritária.
Existem múltiplos conteúdos escritos sobre estilos de liderança e você já
deve ter lido pelo menos um deles. Diversos escritores renomados ou não se
dedicaram e dedicam até hoje a pesquisar e escrever sobre o tema.
Dentre os estilos de liderança estudados, a liderança servidora se destaca
pelos seus resultados eficazes. O líder servidor "abre os olhos" de seus
liderados. Ele tem o brilhantismo natural da paixão pela causa e contagiam os
outros com sua coragem e entusiasmo.
A liderança servidora tem a essência de um garçom, que tem a missão de servir
os clientes em restaurantes, festas, eventos e Buffet. O garçom dedica-se à arte
do servir bem; busca a satisfação do cliente. O líder servidor tem a missão de
servir seus colaboradores ou subordinados dentro da organização; ele conquista o
direito de liderar o grupo naturalmente sem necessidades de conflitos, disputas
ou pressões.
Muitos líderes colocados nas empresas são acobertados pela hierarquia e se
colocam como superiores, impondo suas ideias, opiniões e pensamentos a
seguidores, subordinados e dependentes. Nesse modelo não existe comunicação ou
diálogo. Esta liderança não possui perfil ideal de um bom líder e acaba
frustrando e "queimando" talentos.
Para que isso não ocorra, as pessoas podem desenvolver as características do
líder servidor. Jesus Cristo - considerado por milhões de pessoas o maior líder
do mundo, pelo seu amor à humanidade, pelas suas atitudes, poder de influenciar,
trabalho em equipe e principalmente o estilo de liderança servidora - disse:
"Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar, deve
servir."
O líder garçom se entrega inteiramente a uma causa e trabalha duramente para
levar suas ideias ou mensagens em benefício do maior número de pessoas. Jesus
confiou em 12 homens - seus discípulos - e em três anos os conheceu, os ensinou
e se humilhou. Cristo se fez como igual e após a sua partida, os discípulos
continuaram a sua missão. Missão esta que permanece acesa até hoje no coração da
humanidade.
Jack Welch destacou que "o mundo pertencerá a líderes resolutos e movidos
pela emoção (...), a quem não apenas possui grandes reservas de energia, mas
também for capaz de energizar seus liderados".
O grande guru da administração, Peter Drucker, disse: "A única definição de
líder é alguém que possui seguidores. Algumas pessoas são pensadoras. Outras,
profetas. Os dois papéis são importantes e muito necessários. Mas, sem
seguidores, não podem existir líderes".
O garçom serve sem olhar crença ou raça, sem observar se a pessoa tem ou não
poder aquisitivo; ele deve encantar o consumidor com o seu bom atendimento,
compromisso e dedicação. Ele está muitas vezes em uma posição de humilhação, mas
permanece firme em suas atividades. Mesmo passando por adversidades, o seu
cartão de visitas - o sorriso - permanece consigo.
Você pode me indagar qual a relação do líder servidor com o profissional
garçom? Acredito que sejam as características do garçom e da liderança servidora
de bem servir, humilhar-se, dedicar-se, relacionar-se de igual para igual para
sobreviver o dia-a-dia e alcançar êxito, sucesso e objetivos.
James C. Hunter autor de "O Monge e o Executivo" acredita que liderar não é
ser "chefe". Liderar é servir. Embora "servir" tenha conotação de fraqueza para
alguns, a liderança servidora pode ter um impacto positivo em nosso desempenho
como pais, treinadores, cônjuges, professores, pastores ou gerentes. Afinal,
todos querem se tornar os líderes que as pessoas precisam e merecem.
Pense nisso e desenvolva a sua liderança servidora. Ao encontrar um garçom
tome nota.