Fiquei muito feliz ao verificar o quanto foi aceito a primeira parte do
artigo "Sua equipe está andando em círculos?". Recebi muitos comentários e cases
sobre o assunto.
Um comentário muito importante foi o do colega de profissão, especialista em
liderança e vendas, Raul Candeloro, onde ele comenta sobre a importância do
quarto princípio, desenvolver uma acuidade sensorial, em o líder saber se está
realmente indo na direção planejada. Por isso, dedico um pouco mais de tempo
para falarmos sobre esse assunto.
Como vimos antes não é difícil encontrarmos equipes inteiras, juntamente com
seus líderes, andando em círculos por em primeiro lugar não ter um objetivo
muito claro em mente. Alguns até têm um bom planejamento estratégico, mas falham
ao agir. Outros agem, agem muito rápido, mas suas ações infelizmente o afastam
de suas metas.
É importante o líder sempre estar bem atento para as respostas de suas
decisões e suas ações. Na maioria das vezes parecemos estar agindo muito bem. Em
curto prazo tudo está certo. Mas as consequências não confirmam isso.
Encontramos líderes empolgados e obcecados por atingir metas que não dedicam
tempo para fazer uma avaliação semanal ou até mesmo mensal para verificar se
tudo está como planejado, não há controle algum, deixam assim de rastrearem os
pontos fracos de seus liderados. E assim aumentam as chances de fracassos. Por
não desenvolverem um sensor de cuidado falham ou, quando detectam uma falha,
deixam para resolvê-la depois.
Podemos ilustrar isso como uma viagem.
Você esta na rodoviária de Curitiba pronto para embarcar em um ônibus rumo a São
Paulo. É a primeira vez que você viaja de ônibus, você se atrapalha e entra no
ônibus errado em direção a Florianópolis. Quando você está viajando mais ou
menos umas três horas, percebe que está indo para o lado errado. Ótimo. Você
percebeu que está indo para o lado errado. Você quer ir para São Paulo e não
para Florianópolis. E agora, o que você faz?
Você espera o ônibus chegar ao fim de sua viajem para, então, retornar em
direção ao seu destino inicial, aumentando assim o tempo de viajem, não
cumprindo com sua agenda e programação já feita?
Ou você diz: - Para o ônibus que eu quero descer!
Amigo líder, você não pode estar tão preocupado com a viagem e se esquecer de
encher o tanque de seu carro.
Você pode agora estar se perguntando: como desenvolver esse sensor de
cuidado? Isso depende de sua meta inicial. Cada meta requer um tipo de cuidado e
avaliação diferente. Mas existem algumas perguntas para um líder se fazer
diariamente. Perguntas que com certeza irão fazer a diferença na caminhada em
direção de seus objetivos:
O que estou aprendendo?
Hoje eu e minha equipe chegamos mais perto de nossa meta?
E se houver um erro, uma falha? Como eu posso evitar que isso aconteça
novamente?
Lembre-se desenvolver uma acuidade sensorial é saber se sua equipe está
aproximando-se ou se afastando de suas metas. Agora, se estiver afastando, "para
o ônibus que eu quero descer". Não deixe chegar o final do mês ou do trimestre
para olhar os relatórios e dizer: não foi desta vez.
O que você acha de começarmos agora? Responda-me: suas atitudes e as de sua
equipe estão o aproximando ou o afastando de suas metas? Desejo a você tudo de
bom e muito mais.